Os temas abrangendo a expressão “qualidade da informação”
são relativamente novos, sendo sua primeira abordagem realizada em 1989 no
Seminário de Nordie Council for Scientific Information and Research
Libraries (NORDINFO) [1]. Sabe-se que a qualidade da informação é essencial
para a sobrevivência e maior competitividade das organizações, devendo ser
tratada como um produto que precisa ser definido, medido, analisado e melhorado
constantemente com a finalidade de atender as necessidades e expectativas dos
consumidores [2].
Atualmente, sobretudo com a difusão dos meios
tecnológicos, a informação está presente nos mais diversos campos da atividade
humana, tais como o científico, o técnico, o comercial, o organizacional, tendo
exercido um crescente papel na vida social, cultural, política e econômica da
sociedade. No meio organizacional, a informação associa-se como um recurso
econômico intensamente utilizado para a oferta de produtos e serviços,
estabelecimento de objetivos de desempenho, definição de processos
operacionais, assim como o monitoramento do desempenho organizacional. Nesse
contexto é muito importante que a informação seja obtida e veiculada com
qualidade e de forma eficiente, pois está diretamente relacionada à tomada de
decisão, gerenciamento de processos e inovação [3].
Porém, muitas vezes a análise do tema qualidade da
informação inicialmente é impedida devido à
dificuldade de se conceituar o termo “qualidade”, o qual comumente é definido
de maneira superficial [2][3]. Como exemplo, pode-se citar a definição de
Almeida e Pain que abrange a qualidade como sendo “uma propriedade, atributo ou
condição das pessoas, capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a
natureza”. Dessa maneira, em uma escala de valores, a qualidade seria uma propriedade,
atributo ou condição que permite avaliar e, consequentemente, aprovar, aceitar ou
recusar qualquer coisa [2]. Está associada à indicação do valor relativo de
produtos e serviços, assim como à eficiência e eficácia de processos para gerar
produtos e criar serviços [2]. Segundo Towsend [3], "qualidade é aquilo que o cliente percebe quando sente que o
produto ou serviço vai de
encontro às suas necessidades e corresponde às suas expectativas".
Considerando esta definição, a qualidade consiste em um conceito fundamental
para o sucesso das organizações, sendo neste contexto uma arma estratégica e
competitiva [2].
A deficiência de informações de qualidade em uma organização pode
provocar, além de impactos no negócio, impactos sociais. Dentre os fatores que
influenciam na qualidade da informação, citam-se a utilização de
julgamentos subjetivos, múltiplas origens, sistemáticos erros na produção da
informação, além do seu armazenamento em grande quantidade [4].
Referências:[1]
SENA, A.; PIRES, E.A.N. - Qualidade da informação: uma breve abordagem sobre
a contribuição do periódico científico para ciência. Múltiplos olhares em
ciência da informação, v.2, nº 1, 2012.
[2]
CALAZANS, A.T.S. - Qualidade da
informação: conceitos e aplicações. TransInformação, v.20, p.29-45, 2008.
[3]
PAIM, I.; NEHMY, R.M.Q.; GUIMARÃES,
C.G. - Problematização do conceito "Qualidade" da Informação. Perspec.
Ci. Inf., v.1, nº. 1, p. 111-119, 1996.
[4] STRONG, D.M.;
LEE, Y.W.; WANG, R.Y. -
10 Potholes in
the road to information quality. IEEE
Computer, v. 18, nº.162, p.38-46, 1997.