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Organização que aprende

par Bruna Goulart de Souza Terassovich, lundi 25 novembre 2013, 19:53
 

 

A organização “aprende com a experiência” e não repete os erros. Esse conceito faz parte da ideia de gestão de pessoas definida por Bill Gates na qual ela não se encontra em seu sentido tradicional, de conhecimento puro. O que vale é administrar as competências dos funcionários e fazer o possível para motivá-los, desenvolvê-los e mantê-los na companhia. 

• Quando alguém deixa a organização, seu conhecimento permanece.

• Quando conclui uma tarefa, a equipe divulga a documentação

ou o que foi aprendido.

• O conhecimento gerado em todas as áreas da empresa é

pesquisado, legitimado e posto à disposição de toda a organização

por meio de bancos de dados, treinamento e outros

meios de aprendizagem.

• A organização reconhece e recompensa o valor do conhecimento

gerado e compartilhado por pessoas e equipes.

• A organização avalia de modo sistemático suas necessidades

futuras de conhecimento e desenvolve planos para atendê-las.

• A organização facilita a experimentação como um meio de

aprender.

• A organização estimula sua capacidade de gerar, adquirir e

aplicar o conhecimento, aprendendo com os processos de

aprendizagem de outras organizações.

Gestão do conhecimento, da organização que aprende e de competências: a era digital. SANTOS, Armando Cuesta. 2001, Revista de administração da Universidade de São Paulo

 

FC

Organizações Apiônicas

par Felipe Curcio do Nascimento, mardi 1 octobre 2013, 02:09
 

Termo que visa ilustrar empresas que não possuem uma estrutura organizacional piramidal. O processo de tomada de decisão acarreta em um formato hexagonal de o ser. Além disso demanda de um alto fluxo de informação entre os vértices do hexágono, uma vez que possui certa propensão a deflagar um processo de depreciação da empresa de modo a acelerar o processo de falência da mesma. Pode-se entendê-lo como um equívoco na aplicação do modelo de hierarquia plana.