Consulter le glossaire à l’aide de cet index

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Tout
Tri actuellement Prénom descendant Trier par: Nom de famille | Prénom modifier à ascendant

Page:  1  2  (Suivant)
  Tout

AC

Anna Carolina Gomes Cardim Duarte de Azevedo

AC

Comunicação Alternativa

par Anna Carolina Gomes Cardim Duarte de Azevedo, mardi 19 novembre 2013, 15:45
 

É aquela que “atua como uma ferramenta para a comunicação no campo popular, sem deixar de lado a militância social, ficando implícito que jornalistas e/ou comunicadores devem estar dentro do conflito, sempre com uma clara tendência a democratizar a palavra e a  informação.” “... é um processo que abarca tudo, desde o discurso até à organização do meio de comunicação e às formas sociais em que este é utilizado.” Então, é aquela que usada como alternativa por grupos considerados marginais para que suas opiniões também possam ser ouvidas e consideradas. 

 

AC

Inclusão Digital

par Anna Carolina Gomes Cardim Duarte de Azevedo, mardi 19 novembre 2013, 15:49
 

Esse termo “remete a um conjunto de discursos e práticas cujo objetivo é levar a informatização a grupos sociais que, sem esses procedimentos, muito provavelmente não teriam condições de acesso às ferramentas informáticas.” São procedimentos que visam ensinar àqueles que não estão em contato com a realidade digital a utilização de suas ferramentas e como usá-las para serem absrovidos no mercado de trabalho. Tais processos não geram, necessariamente, maior educação, mas pelo menos maior empregabilidade.

 

AC

Rede

par Anna Carolina Gomes Cardim Duarte de Azevedo, mardi 19 novembre 2013, 15:42
 

“A teia gigantesca desfaz pontos fixos ou limites predeterminados para o tráfego de dados e imagens; não há centro nem periferia, e sim entrelaçamentos de percursos.” “...Redes distinguem-se como sistemas organizacionais com estruturas flexíveis e colaborativas baseadas em afinidades, objetivos e temáticas comuns entre os integrantes...” Ou seja, redes são estruturas nas quais os envolvidos não tem um papel definido, podendo ser hora emissor e hora recptor. Todos com poder de influenciar a transmissão e o entendimento das mensagens. Uma rede não tem tamanha definido, podendo expandir-se dependendo do interesse dos participantes. 

 

AC

Webmídias

par Anna Carolina Gomes Cardim Duarte de Azevedo, mardi 19 novembre 2013, 15:55
 

São as mídias que dependem da internet para existir, como por exemplo, as mídias sociais. Elas só existem, e tem tamanha força, porque estão inseridas no contexto ta web. São meios que tem ganhado muitos adeptos por serem muito rápidos em sua disseminação e porque são capazes de atingir muito mais pessoas do que os outros meios convencionais. Sua força vem da junção da interntet com o conceito de rede. 

 

AE

Ana Elisa Yumi Makino Ogata

AE

Arquitetura de participação

par Ana Elisa Yumi Makino Ogata, mardi 24 septembre 2013, 19:00
 

Refere-se a um sistema informático que incorpora recursos de interconexão e compartilhamento. Um exemplo muito comum é a Wikipedia, ou até mesmo este banco de conceitos, no qual cada participante pode anexar um conteúdo e torná-lo acessível a todos.

 

AE

Cauda Longa

par Ana Elisa Yumi Makino Ogata, mardi 24 septembre 2013, 18:59
 

Termo que se refere a transformação de uma visão no qual as organizações produziam para um único mercado, o mercado de massa. A "Cauda Longa" mostra que um mercado composto por pequenos grupos de indivíduos, organizações, é sim um público em potencial e, muitas vezzes, mais relevante do que a massa. 

 

AE

Folksonomia

par Ana Elisa Yumi Makino Ogata, mardi 24 septembre 2013, 18:52
 

Termo criado por Thomas Vander Wal, se refere a uma classificação que surge “de baixo para cima”, ou seja, as pessoas tem a liberdade de classificar da maneira que achar conveniente. Oposição a “taxonomia”: uma classificação imposta, de “cima para baixo”. Um bom exemplo é a questão das tags que podemos criar quando postamos algum conteúdo na internet, classificando da maneira que consideramos melhor. 

 

AE

Marketing Viral

par Ana Elisa Yumi Makino Ogata, mardi 24 septembre 2013, 18:54
 

Refere-se a um conjunto de técnicas que tentam explorar redes sociais digitais pré-existentes para produzir aumentos em nível de conhecimento da marca. São, por exemplo, processos semelhantes com o de uma epidemia, uma doença que se espalha por todo sistema; por isso o termo “viral”.

 

AB

Aline Bevilacqua

AB

Cibercrimes

par Aline Bevilacqua, mardi 19 novembre 2013, 13:27
 

[...]a discussão em torno da necessidade de medidas para regulamentar o acesso apresenta-se enfaztizando a necessidade de se evitar crimes que usam a internet como suporte comunicacional, os chamados cibercrimes. Nesse sentido, as medidas restritivas de acesso são sinalizadas como possibilidade de inibir o uso da internet para a prática de delitos.

SEGURADO, Rosemary. Entre a regulamentação e a censura do ciberespaço. Ponto-e-Vírgula, São Paulo, n. 9, p. 52-70, 2011

 

 

AB

Ciberpessimistas e Ciberotimistas

par Aline Bevilacqua, mardi 19 novembre 2013, 12:43
 

Rosemary Segurado (2011) afirma que [...] as reflexões em torno dos usos da internet ficavam polarizadas entre os chamados ciberpessimistas e ciberotimistas.

Os ciberpessimistas previam que a incorporação crescente da Internet nas atividades sociais e políticas provocariam o isolamento dos indivíduos e faria com que as relações sociais fossem profundamente impactadas ao ponto de esgarçarem o tecido social. Por outro lado, os ciberotimistas viam na Internet a panaceia para a solução de todos os problemas sociais, políticos e econômicos.

 


Page:  1  2  (Suivant)
  Tout