Glossário em EAD
SIMULAÇÃO: Construção de um Glossario através da definição/ acepção dos termos conforme a compreensão dos alunos
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
A |
---|
AVA | ||||
---|---|---|---|---|
Ambientes virtuais de aprendizagem | ||||
C |
---|
Construtivismo | ||||
---|---|---|---|---|
Inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. Fonte: http://www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivista.php. (Acesso em 22/04/2014) | ||||
E |
---|
DR | EAD | |||
---|---|---|---|---|
"EaD é a sigla para Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes." | ||||
F |
---|
Feedback | ||||
---|---|---|---|---|
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. No meu entender, é quando você propõe um assunto e, após analise, alguém lhe da um retorno sobre aquilo, que pode ser positivo ou negativo. | ||||
M |
---|
MOODLE | ||||
---|---|---|---|---|
MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através daInternet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo. Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países. | ||||
P |
---|
PBL | ||||
---|---|---|---|---|
Problem Based Learning (Aprendizado Baseado em Problemas) Faz uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso. Fonte (consultada em 22/04/2014): http://www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/ | ||||
T |
---|
LF | Tutor | |||
---|---|---|---|---|
O tutor originou-se no século XV na universidade, por meio de orientação religiosa aos estudantes, a fim de propagar a fé e a conduta moral. Já no século XX, o tutor apresenta-se como orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, de semelhante maneira está atualmente nos cursos de educação à distância (EaD). Tutor é conceituado como guia, protetor ou defensor. No aspecto institucional em EaD, este apresenta três dimensões de análise: tempo, oportunidade e risco. O tutor em EaD exerce funções essenciais, ou seja, a informativa, pelo esclarecimento das dúvidas surgidas pelos alunos; e a orientadora, que auxilia as dificuldades e a promoção do estudo e a aprendizagem autônoma. O tutor se comunica com os alunos através de encontros programados durante o curso a EaD. (Machado LD , Machado EC. O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD. Abril/2004. Tema: Formação de Profissionais para Educação a Distância. Categoria: Educação Universitária. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-tc-a2.htm. Acessado em 23/04/2014). | ||||
W |
---|
Webminar | ||||
---|---|---|---|---|
Combinação das palavras Web da Internet e o “inar” vem de semimar em inglês, ou seminários. Webinar é Seminário on line; Seminário na rede/web; | ||||
WebQuest | ||||
---|---|---|---|---|
O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A WebQuest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. Bernie Dodge define a WebQuest em:
Fonte: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ (Acesso em: 22/04/2014) | ||||