Capital social

O conceito de capital social não encontra um concenso entre os grandes autores sobre o assunto, temos três principais conceitos definidos. Para Putnam (1993) se refere a “características da organização social, como confiança, normas e redes, que podem melhorar a eficiência da sociedade ao facilitar ações coordenadas”. Já James Coleman define capital social como “uma variedade de diferentes [sic] entidades, com dois elementos em comum: todas consistem em algum aspecto da estrutura social, e facilitam certas ações dos atores – atores tanto individuais como corporativos – dentro da estrutura” (COLEMAN, 1988). A terceira definição de capital social enfatiza os ambientes político e social que moldam a estrutura social e permitem o desenvolvimento de normas [NORTH (1990) e OLSON (1982)].

Entendo então que capital social define que a riqueza são as conexões, o networking dos indivíduos. As ações econômicas estão incrustadas na dinâmica das redes sociais, o que significa afirmar que a nova economia deve levar em conta o papel desta forma de capital.

 

Bibliografia: Capital Social - Vários conceitos, um só problema. DOS SANTOS, Fabio. 2003. http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2403/59888.pdf.txt?sequence=2

» Banco de Conceitos