Capitalismo pós -moderno e os trabalhadores

O capitalismo moderno e industrial, centrado sobre a valorização de grandes massas de capital fixo material, é cada vez mais rapidamente substituído por um capitalismo pós-moderno e pós-industrial, centrado na valorização de um capital fixo dito imaterial. O trabalho de produção material, mensurável em unidades de produtos por unidade de tempo, é substituído por trabalho dito imaterial, ao qual os padrões clássicos de medida não se aplicam.
 Os trabalhadores do capitalismo pós-moderno e pós-industrial devem entrar no processo de produção com a bagagem cultural que adquirem fora do trabalho (GORZ, 2005).
O colaborador inclina-se a demonstrar que vale mais do que realiza profissionalmente e investe sua dignidade no exercício gratuito, fora do trabalho, de suas capacidades.
 
 
O capitalismo pós-moderno não dá mais tanto valor aos bens ditos materiais, ele se refere agora aos bens imateriais e ao conhecimento. Os bens imaterias e o conhecimento são palavras chaves nessa nova era do capitalismo. 
Gorz (2005) observa que a pesquisa privada quase sempre tem como objetivo principal permitir que quem a realiza possa erguer um monopólio do conhecimento que proporcione rendimento exclusivo já que o capitalismo pós-moderno está muito mais interessado na retenção do conhecimento como lucro.
 
 

» Banco de Conceitos