Comunicação Global

A internet, por ser um meio de comunicação global, fez com que os problemas sociais, políticos e econômicos de um local tivessem um âmbito internacional, assim surgindo acordos e organizações como a ONU, para atuar ao redor do globo. A mídia digital também é usada para expandir um movimento ativista, por ser rápido, barato e de grande alcance, e sem interferência de governos e corporações.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje, ao postar algo em uma mídia digital, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo é capaz de acessar seu comentário. Por isso, é praticamente impossível impor um limite geográfico no âmbito da internet, assim, surgem os hackers, que são indivíduos que conseguem um acesso não autorizado a um sistema. Eles podem usar suas habilidades para engajar um movimento social ou político - ato conhecido como hackerismo - ou para ganho próprio, criando os chamados malwares, que atacam o sistema. Os criadores desses malwares são chamados de crackers.
 
Um exemplo de hackerismo é o grupo que responde por Anonymous. Em 2012, após a prisão do criador de um site de downloads chamado MegaUpload foi preso por infrigir os direitos autorais, o grupo chegou a invadir o site do FBI (Federal Bureal of Investigation) e do DOJ (Department of Justice) em protesto à prisão e a lei que estava sendo votada, que fazia com que o download de arquivos como música e séries fosse crime.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
MACHADO, Jorge Alberto S., Ativismo em rede e conexões identitárias: novas perspectivas para os movimentos sociais, Porto Alegre, 2007.

» Banco de Conceitos