HIBRIDIZAÇÃO CULTURAL

Multiplicidade de identidades, surgida com o advento do período da alta modernidade ou modernidade tardia, em que os indivíduos passaram a desempenhar uma série de papéis.

---

A ausência de fronteiras e a quantidade de serviços e produtos ofertados de todas as partes e que são consumidos, assimilados e apropriados por diferentes culturas provocam o enfraquecimento das formas nacionais de identidades culturais. Assim, as identidades “globais” começam a deslocar e até a apagar as identidades nacionais.

Paralelo a isso, se tem como pano de fundo fragmentação de identidades culturais, como a  identidade nacional, que vai sendo enfraquecida pelas características da modernidade. Novas identidades híbridas tomam seu lugar. Assim, defendemos a existência de comunidades virtuais como uma maneira de gerar identidades aos indivíduos participantes

Referência Bibliográfica: CORRÊA, Cynthia H. W. Comunidades virtuais gerando identidades na sociedade em rede. Revista Ciberlegenda (Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense), n. 13 (2004).

por: Flávia Luz Oliveira

» Banco de Conceitos