Capital simbólico coletivo

"Se as reivindicações de unicidade, autenticidade, particularidade e especialidade
são a base da habilidade para capturar rendas de monopólio, então, em
qual melhor terreno é possível criar tais reivindicações que não seja no campo
de artefatos e práticas culturais historicamente constituídos, e de características
ambientais especiais (incluindo, é claro, os ambientes culturais e sociais construídos)?
[...] O exemplo mais óbvio é o turismo contemporâneo, mas eu penso
que seria um erro deixar o assunto fi car por aqui. Pois o que está em jogo aqui
é o poder do capital simbólico coletivo, das marcas de distinção especiais que se
agregam a algum lugar, que dão um signifi cativo poder de fogo sobre os fl uxos
do capital de modo mais geral." (PASQUINELLI, M.)

PASQUINELLI,M - Guerra civil imaterial: protótipos de conflito dentro do capitalismo cognitivo. Disponível em: http://matteopasquinelli.com/docs/Pasquinelli_Guerra_Civil_Imaterial.pdf

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