Comunicação integrada

O termo Comunicação Organizacional Integrada foi criado pela Profa. Dra. Margarida Maria Kunsch e compreende todas as comunicações, administrativa, institucional, mercadológica e interna. Propondo a união de todas elas para uma comunicação eficaz e efetiva.

KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional na era digital: contexto, percusos e possibilidades. Signo y Pensamiento, v. XXVI, p. 38-51, São Paulo, 2007.

O que se nota é que as organizações, mais do que nunca, necessitam de uma comunicação viva e permanente, sob a ótica de uma política de relações públicas. Apesar da autora ter uma visão muito distante da realidade e propor medidas que ainda se encontram muito longe da nossa realidade, não podemos negar a importância das empresas usarem dos serviços integrados na área de comunicação.

Atualmente as organizações começam a reconhecer a importância de uma comunicação de qualidade para seus "clientes internos" para tanto os dirigentes destas companhias apostam em uma visão mais abrangente da comunicação implantando, graças ao auxilio do RP ou de um profissional de comunicação com uma visão macro, medidas estratégicas e adotando uma organização cada vez mais “humana”, ou seja, uma empresa que por meio de relacionamentos interpessoais composta por indivíduos com desejos, visões e anseios distintos, consegue obter uma melhor coesão e integração entre as diversas comunicações existentes em uma organização, alcançando através disto a eficácia para uma comunicação efetiva.

 

» Banco de Conceitos