Sociedade do conhecimento

A lógica econômica do conhecimento é diferente da que rege a produção física. O produto físico entregue por uma pessoa deixa de lhe pertencer, enquanto um conhecimento passado a outra pessoa continua com ela, e pode estimular na outra pessoa visões que irão gerar mais conhecimentos e inovações. O conhecimento faz parte do que chamamos em economia de bens «não rivais». Em termos gerais, portanto, a sociedade do conhecimento acomoda-se mal da apropriação privada: envolve um produto que, quando socializado, se multiplica. (Dowbor,L. Economia Global e Gestão v.15 Lisboa abr. 2010)

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O cerne do conceito se dobra sobre o partilhamento da informação. O que antes necessitava de um meio físico para a propagação agora não mais existe própriamente dito. Não necessitamos mais de um CD nem um aparelho reprodutor dessa mídia para ouvir uma música, muitas vezes nem mais de um livro para absorvermos os conceitos nele existentes. Agora o que realmente é importante é também intangível e um tanto incontrolável: necessitamos de alocação de bites e uma rede de compartilhamento. 

 

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