Brain Power x Man Power

Brain Power x Man Power é a transformação conceitual derivada do fato de não mais, em muitas empresas, necessitar-se de “força de trabalho” (manpower), como por exemplo, trabalhos manuais e operacionais, mas sim de força mental/cerebral (brainpower), de ideias, informações e conhecimento.

SILVA, Jovino Moreira. O ciberespaço como desafio para uma nova administração: Uma abordagem sobre INFOPRENEURING. Disponível em: http://www.angrad.org.br/artigos-de-divulgacao/o-ciberespaco-como-desafio-para-uma-nova-administracao-uma-abordagem-sobre-infopreneuring/638.

Partindo da teoria Autopoiética, considera-se a empresa como um sistema social, orgânico e gerador de conhecimento e informação, e não, unicamente, como um sistema negocial e econômico. Assim, os indivíduos nas organizações não devem ser utilizados para manusear produtos ou equipamentos, mas para criar pensamentos, informações e conhecimentos.

Apesar de concordar com essa projeção do Brainpower sobre o Manpower, acredito que as empresas (principalmente brasileiras) ainda estão longe de demandar somente ideias e conhecimento. Os diretores e donos de empresas ainda consideram o lucro e capital como um sistema econômico único e muitas vezes não valorizam e consideram a organização como um sistema vivo o que causa essa projeção de certa maneira distante da nossa realidade.

» Banco de Conceitos