Ciberdiários

Ciberdiários, webdiários ou weblogs são práticas contemporâneas de escrita online, onde usuários comuns escrevem sobre suas vidas privadas, sobre suas áreas de interesse pessoais ou sobre outros aspectos da cultura contemporânea. O termo weblog foi criado por um americano chamado Jorn Barger em seu site pessoal “Robot Wisdom Weblog” em dezembro de 1997. Mais tarde, em 1999, um outro internauta de nome Peter Merholz, mudou o termo “weblog” para “we blog” ou apenas “blog’.

------------------------

Segundo o autor, o fenômeno das webcams e dos diários pessoais na Internet pode ser explicado pela conjunção do trinômio “tecnologia-design-estética”. Trata-se de formas de expressão individuais, construídas através de tecnologias de design de hipertextos (sites) e de emissão de imagens (câmeras).

Os ciberdiários também permitem uma tomada do pólo da emissão pelo usuário comum, gerando, assim, um excesso de informação que permite a pluralização das vozes e o contato social. Para o autor, este é justamente o caráter íntimo e necessariamante público, de uma narrativa pessoal, individual e ao mesmo tempo coletivizada.


Autor:

André Lemos

A arte da vida: diários pessoais e webcams na internet.

INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA – 1 a 5 Set 2002

» Banco de Conceitos