COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO

   

       “O compartilhamento de informação é parte de processo de produção e, ao mesmo tempo, o seu principal produto. O compartilhamento a e colaboração possibilitam a construção de modos de organização inteligentes e solidários da produção. Conclui-se que formas colaborativas de produção são particularmente importantes para que se produzam modos autônomos de vida e trabalho.”

       “Adentramos numa sociedade pós-industrial em que grande parte da informação flui livre e instantaneamente. A informação é um tipo de mercadoria especial, pois quem a possui e a repassa continua de posse da mesma, se aproximando, parcialmente, da lógica da dádiva: a disponibilidade da informação ajuda a criar confiança e credibilidade. Nesta sociedade da informação a inteligência, a riqueza e o poder são crescentemente coletivos, nascem do compartilhamento e não da posse.”

 ----------------------------

      O compartilhamento das informações é característica essencial para o conceito de imaterialidade. Proporcionado pelas tecnologias, pessoas de qualquer parte do mundo conseguem interagir de modo a produzir conhecimento e subjetividade produtiva.

      As tecnologias digitais potencializam as novas relações sociais de produção. Os chamados softwares livres operam por uma lógica de uso que criam dinâmicas particulares de produção e regras próprias de circulação de produtos, bem como muda o comportamento em relação aos meios de comunicação. A grande inovação está na organização do trabalho em uma rede aberta e nas licenças públicas e criativas que funcionam como mecanismos de proteção e expansão da rede, onde o compartilhamento de informações é a base de seu funcionamento.

 

Autores:

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima (CIn/UFSC, clovis.mlima@uol.com.br)

Rose Marie Santini (CIn/UFSC, mariesantini@gmail.com)

Armando de Melo Lisboa (CSE/UFSC, alisboa@matrix.com.br)

 

VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

28 a 31 de outubro de 2007 - Salvador, Bahia, Brasil 

» Banco de Conceitos