O termo "conhecimento" pode ser compreendido como um conjunto
obtido por meio da relação entre a informação e o contexto associado, ou seja,
engloba também a percepção do ambiente, do sistema em que foi composta e
coletada e como este sistema age, funciona. Consiste na capacidade de
interpretação e operação de uma pessoa sobre um conjunto de informações, a qual
é criada por meio das relações entre o conjunto de informações com demais
conjuntos que lhes são familiares, como impressões, valores e crenças. Essa
associação permite aos indivíduos compreender e tirar conclusões sobre a
informação que lhes está sendo passada. Ressalta-se que o conhecimento é
dinâmico e, ao exercitá-lo, este se consolida e cresce. Assim, quanto maior o
volume de conhecimentos, maior será a facilidade para ampliá-lo, crescimento
que será dependente da bagagem de informações e conhecimentos já adquiridos.
Porém, para isso é preciso comunicar, transmitir este conhecimento, para criar
condições para que os receptores o reproduzam e vivenciem [1][2]. Já diziam
Davenport e Prusak (1998): "Quando o conhecimento para de evoluir, ele se
transforma numa opinião ou num dogma" [3].
Referências:
[1] Dado, Informação e Conhecimento. Disponível em:
<http://www.esedh.pr.gov.br/arquivos/File/dado_info_conhecimento.pdf>.
Acesso em 24/03/2019.
[2] ROSINI, A.M.; PALMISANO, A. - Administração de sistemas de informação e
a gestão do conhecimento. Cengage Learning, 1998.
[3] DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. - Conhecimento Empresarial; como as
organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
237p.