Agenda do Curso
-
Prezados alunos,
As aulas de canto coral, em 2014-1, ocorrerão na Tulha e terão a seguinte estrutura:
- 14h-14:30h: aquecimento (tutti) na sala de concertos da Tulha
- 14:30h-16h: ensaios de naipe, utilizando a Tulha e as salas da Casa dos Bambus (aguardar primeira verificação de frequência, que será feita pelo professor, no local )
- 16h-18h: tutti na Tulha (segunda verificação de frequência)
A frequência será considerada 100% desde que o aluno compareça aos naipes e ao tutti. O comparecimento só nos ensaios de naipe ou só no tutti representará 50% de frequência.
A avaliação de final de semestre será uma apresentação pública com banca constituída de mais dois professores do DM, além do professor responsável. Os critérios de avaliação serão:
- Resultado final
- Desempenho por naipe* (novo critério)
As notas conferidas pela banca serão somadas e divididas pela nota individual (por exemplo: 100% de frequência = nota individual 10,0). Além da frequência, serão considerados também a participação construtiva do aluno em sala de aula, atrasos, postura acadêmica etc.
Os alunos são convidados a reger o repertório, desde a primeira leitura. O professor responsável coloca-se à disposição para atendimentos individuais, tanto para questões vocais quanto para a regência.
Neste semestre, serão trabalhadas obras corais de Samuel Kerr, Ernst Mahle, Osvaldo Lacerda e o op. 41 de Mendelssohn. O aluno interessado em reger deverá estudar a peça escolhida e conversar com o professor responsável na primeira aula do dia 21/02.
Peço que todos os alunos de canto coral I e III inscrevam-se na plataforma Stoa (Canto Coral I, mas que servirá também para Canto Coral III) e visitem-na regularmente. Será neste link <http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=2894#section-0> que toda comunicação será feita e será nosso diário de bordo.
Peço também que imprimam o arquivo anexo que começará a ser lido na primeira aula (21/02).
Bom ano letivo!
Marcos
-
Dia 28/2, começaremos com um aquecimento tutti, depois leituras das brasileiras em naipes (Tulha e Casa dos Bambus). O Mendelssohn, por enquanto, vou ler com vocês no tutti, como na semana passada.
- Boa noite, amor: Lívia
- Boieiro do nabileque: Éber
- Cabocla do sertão: ???
- A fogueira tá queimando: ???
- O rei mandô me chamá: ???
- Boi tungão: Paula
- Capim de pranta: João Paulo
- Mendelssohn I: ???
- Mendelssohn II: ???
- Mendelssohn III: ???
- Mendelssohn IV: ???
- Mendelssohn V: ???
- Mendelssohn VI: ???
-
- Aquecimento (tuttti)
- Naipes (Tulha e Bambus)
- Leitura do Mendelssohn III
- Boa noite, amor e Boieiro do Nabileque (tutti)
- Atendimento individual para os alunos que vão reger
-
- Não haverá aula: farei parte de uma banca de doutorado na ECA de São Paulo
-
- Aquecimento (tutti)
- Naipes (Tulha e Bambus)
- Tutti (Tulha): Mendelssohn I, II, III, IV e VI
- Boa noite, amor; Boieiro; Cabocla
-
- Aquecimento (tutti)
- Naipes (Tulha e Bambus): começar com Capim de pranta e depois todas
- Tutti (Tulha): Mendelssohn I (Márcio), II, III, IV e VI + brasileiras: Boa noite (Lívia); Boieiro (Éber); Cabocla (Bárbara); Fogueira (?); O rei mandô me chamá (?); Boi tungão (Paula); Capim de pranta (João Paulo)
-
O problema da iniciação à regência é gostar muito disso. Peço a atenção dos alunos encarregados de reger os corais que pautem sua atitude na colaboração com o grupo. O regente é um facilitador da montagem da peça. Procurem ser práticos, renunciando ao máximo aos apelos de vaidade e narcisismo que a função provoca. Procurem se tornar invisíveis ali na frente, apenas fazendo parte do todo que é o coral. O importante é aproveitar ao máximo o tempo disponível, para promover a leitura completa da obra.
Ainda faltam alguns corais (vejam abaixo). Quem se habilita?
Quem precisar, estou à disposição para atendimento individual. É só vir falar comigo.
- Boa noite, amor: Lívia
- Boieiro do nabileque: Éber
- Cabocla do sertão: Bárbara
- A fogueira tá queimando: ???
- O rei mandô me chamá: ???
- Boi tungão: Paula
- Capim de pranta: João Paulo
- Mendelssohn I: Márcio
- Mendelssohn II: Flórence
- Mendelssohn III: Camila
- Mendelssohn IV: ???
- Mendelssohn V: ???
- Mendelssohn VI: ???
-
Ordem do naipe:
- A fogueira tá queimando: ???
- O rei mandô me chamá: ???
- Mendelssohn IV: ???
- Mendelssohn V: ???
- Boieiro do Nabileque: Éber
- Boa noite, amor: Lívia
- Boi tungão: Paula
- Cabocla do sertão: Bárbara
- Capim de pranta: João Paulo
- Mendelssohn I: Márcio
- Mendelssohn II: Flórence
- Mendelssohn III: Camila
- Mendelssohn VI: ???
Ordem do tutti:
- Boieiro do Nabileque: Éber
- Boa noite, amor: Lívia
- Boi tungão: Paula
- Cabocla do sertão: Bárbara
- Capim de pranta: João Paulo
- Mendelssohn I: Márcio
- Mendelssohn II: Flórence
- Mendelssohn III: Camila
-
Semana santa (não haverá aula)
-
Fará parte da avaliação semestral cada aluno ter as partituras devidamente acondicionadas em pastas (ou encadernadas) na ordem do programa da apresentação/avaliação.
Hoje não faremos ensaios de naipe, só tutti, na seguinte ordem:
- A fogueira tá queimando (Marcos ou ?)
- Mendelssohn I: Márcio
- Mendelssohn II: Flórence
- Mendelssohn III: Camila
- Boieiro do Nabileque: Éber
- Boa noite, amor: Lívia
- Boi tungão: Paula
- Cabocla do sertão: Bárbara
- Capim de pranta: João Paulo