Programação
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Usem este forum para discutirem dúvidas sobre exercícios e conteúdos das aulas. Todos tem acesso e recebem todos os questionamentos. A ideia é que seja uma atividade entre os alunos, apenas com a moderação dos docentes quando necessário.
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DATA
Professor
TÍTULO
Avaliação
Março
16
Ricardo
Aula 1 - Introdução ao curso. Água, pH e sistema tampão.
Aminoácidos.
Exercício
23
Ricardo
Software Eletroforese
Relatório 1
30
Ricardo
Laboratório LBBM
Relatório 2
Abril
6
Semana Santa (não haverá aula)
13
Ricardo
Aula 2 - Proteínas: estrutura e função (Introdução e conceitos básicos): Colágeno
Exercício
20
Ricardo
Aula 3 - Proteínas: Estrutura e função 2 (Hemoglobina)
Exercício
27
Ricardo
Aula 4 - Sentido das reações, enzimas e seus inibidores
Exercício
Maio
4
Ricardo
Aula 5 - Laboratório: Enzimas e cinética enzimática
Relatório 3
11
Ricardo
Aula 6 - Carboidratos: estrutura e função; Lipídios, Membranas e transporte através de membranas
Exercício
18
Ricardo
Prova 1
Prova
25
Daniela
Aula 7 – Estrutura dos Ácidos nucleicos e replicação do DNA
Exercício
Junho
1
Daniela
Aula 8 – Estrutura dos genes, Transcrição e processamento de RNA
Exercício
8
Corpus Christi (não haverá aula)
15
Daniela
Aula 9 - O código genético e a síntese de proteínas
Exercício
22
Ricardo
Aula 10- Nutrigenômica: polimorfismo genético e epigenética
Exercício
29
Daniela
Aula 11 - Introdução ao DNA recombinante. Transgênicos
Exercício
Julho
6
Ricardo
Prova 2
Prova
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O curso será ministrado no Instituto de Química, bloco 6 sala 613, das 19h às 23h
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Exercícios para serem resolvido durante a semana e entregues na aba de Tarefas até quinta-feira às 19h.
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O Simulador de Eletroforese é uma ferramenta criada com o objetivo de estudar o Equilíbrio Químico, promovendo a integração dos diferentes níveis representacionais: macroscópico, que pode ser visualizado no andamento e resultado das eletroforeses, microscópico (representado nas formas das espécies em nível molecular) e simbólico-matemático (expresso na proporção das espécies, determinada pela equação de Henderson-Hasselbalch).
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Simulador de eletroforese
O roteiro para utilização do software está dividido em quatro partes.Nesta atividade, vocês irão realizar as partes 1-3:
Parte I. Comportamento de ácidos fracos.
Parte II. Comportamento de um aminoácido com cadeia lateral não ionizável. Parte III. Comportamento de aminoácidos com cadeia lateral ionizável.
Parte III. Comportamento de aminoácidos com cadeia lateral ionizável.
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Resolva os exercícios do questionário para quinta-feira. A discussão pode (e deve) ser em grupo. A resposta é individual.
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A Cinética Enzimática estuda os mecanismos de reações químicas catalisadas por enzimas. Nesta prática, a enzima escolhida para este estudo é a invertase de levedura que catalisa a hidrólise da sacarose para produzir glicose e frutose:
A determinação da velocidade da reação (ou da atividade enzimática) pode ser feita através da dosagem dos açúcares redutores formados, produtos (frutose e glicose). Para isso, vamos primeiro, construir uma curva padrão. Conhecendo-se por colorimetria a quantidade (mmols) de açúcares redutores formada, por um cálculo estequiométrico simples, pode-se determinar a quantidade correspondente (mmols) de sacarose hidrolisada. Nestas experiências as velocidades da reação serão expressas em mmols de sacarose hidrolisada por minuto. A atividade enzimática é medida em unidade (U), sendo que 1 U é a quantidade de enzima necessária para a formação de 1 mmol de produto por minuto.
Assim, podemos estudar as influências das concentrações de enzima e substrato nas velocidades de uma reação enzimática, examinar as curvas obtidas experimentalmente, calcular os parâmetros cinéticos e discutir seus valores e importância.
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As metas podem ser usadas como um guia dos conceitos mais importantes para facilitar os estudos.
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Este é um tutorial sobre a estrutura de DNA que permite visualizar a molécula e estruturas em 3 dimensões em modelos dinâmicos que são rotacionados no espaço.
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Animação do experimento de Meselson e Stahl que provou a predição de Watson e Crick de que a replicação do DNA é semi-conservativa.
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Vídeo: 1min 35s
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Animação sobre a história de como Watson e Crick decifraram a estrutura do DNA
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As metas podem ser usadas como um guia dos conceitos mais importantes para facilitar os estudos.
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Vídeo, menos de 3 min
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Menos de 2 min
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Menos de 4 min
Animação que mostra o processamento alternativo sofrido pelo gene da calcitonina.
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As metas podem ser usadas como um guia dos conceitos mais importantes para facilitar os estudos.
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7 min
Vídeo que mostra o ciclo ribossomal. Interessante para visualizar em movimento as etapas discutidas na aula.
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Uma apresentação da Dra Nessa Carey no Royal Institute explicando para leigos o que é epigenética.
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Um vídeo ilustrativo de mudanças epigenéticas na cromatina
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Outro vídeo ilustrativo de mudanças epigenéticas na cromatina.
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Video mostrando a maquinaria de replicação do DNA, fatores de transcrição, que respondem à vitamina D, ativando a transcrição (RNA polimerase), histonas e modificações epigenéticas etc.
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As metas podem ser usadas como um guia dos conceitos mais importantes para facilitar os estudos.
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Nesta animação, você vai ver como "pedaços" de DNA diferentes podem ser unidos, como funciona a indução de competência para a transformação de E. coli e como essas técnicas foram usadas para a produção da insulina em laboratório.
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Animação mostrando os ciclos da PCR e como a sequência alvo de interesse começa a se acumular exponencialmente.
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