Programação
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Disciplina:Diferenças, Construção Social e constituição subjetiva.
Natureza: Interdepartamental obrigatória. Período: 5o ANO: 2015
Docentes Responsáveis: Prof.Dra Leila Tardivo; Prof. Dr. Luis Galeão e Prof. Dra Miriam Debieux Rosa (coord.);
Objetivos:
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças;
b) apontar focos de tensão e conflito na articulação entre indivíduo e sociedade;
c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos;
d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.
Atividades Discentes: leitura e participação nas aulas expositivas e dialogadas;
Critérios de avaliação da aprendizagem: presença, provas individuais, participação em debate e trabalhos em grupo.
Avaliação:
1.Provas individuais - nota mínima para aprovação em cada unidade: 5,00 ( Nota: a nota do trabalho e da atividade de debate só serão consideradas se o aluno obtiver a nota da prova maior do que cinco)
2. Trabalhos em grupo - máximo 6 alunos por grupo. Apresentação em painéis (para toda a classe e para os docentes).
3. Atividade de debate sobre tema escolhido por docentes e classe sobre diferenças.
Normas de recuperação: trabalhos ou prova, decididos pelos professores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E CRONOGRAMA:
1a. : 26/2 Apresentação da disciplina: Diferenças, Construção Social e constituição subjetiva.
2a. 5/3- Direito à Cidade
David Harvey. O direito à cidade. Lutas Sociais. São Paulo: PUCSP - NEILS. No. 29 Jul/Dez 2012
[http://www4.pucsp.br/neils/downloads/neils-revista-29-port/david-harvey.pdf]
3a. 12/3 Patologia Social e Diferença:
Honneth Axel, Patologías de lo social: la tradicion y la actualidad de la filosofia social. In Honneth Axel Crítica Del Agravio Moral: patologias de la sociedade contemporânea. Fundo de Cultura Economica: Univesidad Autonoma Metroplitana: Buenos Aires, 2009
4a. 19/03 Reconhecimento e Redistribuição:
a) Honneth Axel, La Dinamica Social Del Desprecio. Para determinar la posicion de una Teoria Critica de la Sociedad. In Honneth Axel Crítica Del Agravio Moral: patologias de la sociedade contemporânea. Fundo de Cultura Economica: Univesidad Autonoma Metroplitana: Buenos Aires, 2009
b) Freser, Nancy. Reconhecimento sem Ética? In Sousa Jessé e Mattos Patrícia. Teoria Crítica no Século XXI. São Paulo: Annablume, 2007
5a. 26/03: A relação indivíduo e sociedade
Textos: Calligaris, C. O indivíduo e a sociedade. In: Fleig, M.Psicanálise e sintoma social.:
Unisinos, 1993.
Experiência e linguagem: a psicanálise e as estratégias de resistência. ROSA, M. D. ; Maria Cristina Poli. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 21, p. 05-12, 2009.
Rosa, M. D. (2012/2011) PSICANÁLISE IMPLICADA: VICISSITUDES DAS PRÁTICAS CLÍNICO-POLÍTICAS. In:Psicanálise: invenção e intervenção, Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, n. 41/42, p. 29-40 - issn 1516-9162
2/4 - Feriado
6a.9/4-
A questão das deficiências e o deficiente na sociedade-
NOGUEIRA JR, T. B. . Deficiência, Incapacidade e Desvantagem: conceitos básicos. In: Assumpção Jr, Francisco Baptista; Tardivo, Leila S. de La Plata Cury. (Org.). Psicologia do Excepcional - Deficiência Física, Mental e Sensorial. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2008, p. 1-4.
Amaral, L. A. Deficiência (em companhia de Hércules). Robe Editorial, São Paulo, 1995.Capítulo 3, p. 56 - 69
Fèdida, P. A Negação da Deficiência, In: Gelep, E. Giani, A. et al - A Negação da Deficiência - A instituição da diversidade, Socius, Rio de Janeiro, 1984
7a.16/4 Mal estar, Diferenças e Violências.
Textos: Freud, S. O mal estar na civilização.(itens 5, 6 e 7) E.S. P., 1924 Rio de Janeiro: Imago, 1987; e Psicologia de grupo e análise do eu (diferenças e identificação); O estranho..
8a.- 23/4 Migração, transmissão e desejo.(Prof. Dr. Miriam Debieux Rosa)
Textos:
Rosa, M. D. Imigração forçada: a dimensão sócio-política do sofrimento e a transmissão da história. In: Rosa, Miriam Debieux; Carignato, Taeco Toma; Alencar; Sandra Luzia(org.) Política e desejo: Desafios e Perspectivas no Campo da Imigração e do Refúgio. São Paulo: Editora Max Limonad, p 83-98, 2013
Migrantes, imigrantes e refugiados: a clínica do traumático. Miriam Debieux Rosa Revista de Cultura e Extensão USP, 2012.
9a.- 30/4 O Psicólogo e a Pessoa com Deficiência- Prevenção, Intervenção e Interdisciplinaridade
Textos
Tardivo, L. S. P. C. A deficiência e o psicólogo: desafios e possibilidades. In: Assumpção Jr, Francisco Baptista; Tardivo, Leila S. de La Plata Cury. (Org.). Psicologia do Excepcional - Deficiência Física, Mental e Sensorial. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2008, p. 102-108.
Amaral, L. A - Intervenção "extra-muros” : resgatar e prevenir . In: Becker, E. et al Deficiência e Alternativas de Intervenção. São Paulo, Casa do Psicólogo, cap. 6 , p. 31 -52
1/5 - Feriado
10a.. 7/5A questão indígena
Tardivo, L.S.P.C. - O adolescente e sofrimento emocional nos dias de hoje: reflexões psicológicas - Vetor: São Paulo, 2007. (capítulo 4)
Bonfim, T . E - : Saúde mental e sofrimento psíquico de indígenas Guarani-Mbyá de São Paulo: um relato de experiência . Tese (Doutorado) Instituto de Psicologia da USP, 2011,
11a.- 14/5 - Avaliação Individual/ PROVA
12a.- 21/5Preparação do Debate e Tribuna
13a.-28/5Debate entre os alunos e tribuna
4/6 _ Feriado
14a.- 11/6- Debate entre os alunos e tribuna
15a. 18/6 - Apresentação de Trabalhos
16.a - 25/6 -Apresentação dos trabalhos e entrega
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Aula 3
Patologías de lo social: la tradicion y la actualidad de la filosofia social.
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