Psicologia Social e do Trabalho
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O objetivo fundamental deste curso é fazer com que o aluno de Psicologia entenda a diferença entre linguagem científica e linguagem natural e como são construídas, a primeira na História das Idéias e a segunda na história do indivíduo. Para tanto, serão oferecidos: a) Um esboço da construção do primeiro tipo de linguagem (a científica) na História dos Conceitos. b) Exemplos de tentativas de explicação da construção da linguagem natural. Neste item b privilegia-se o modelo piagetiano, único no âmbito da Psicologia a levar em conta a distinção entre condições necessárias e condições suficientes para a construção da linguagem natural. O modelo piagetiano está formalizado (embora não axiomatizado) e pode ser compatibilizado com o modelo de Noam Chomsky (o mais consistente oferecido pela Lingüística contemporânea), apesar das questões do inatismo \"versus\" a priori construído. Esse curso, no que diz respeito à construção da linguagem natural, trata essencialmente das condições necessárias para a aquisição da linguagem natural (que envolvem as trocas materiais e simbólicas entre o organismo, a consciência e o meio ambiente do sujeito do conhecimento); já que as condições suficientes situam-se, sobretudo, no âmbito das teorias psicodinâmicas.
a) Esclarecer os fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade que permitem considerar a psicologia social como parte integrante das ciências que investigam a permanência do estado de minoridade do ser humano na sociedade contemporânea. O propósito fundamental deste curso será articular a dialética e a história, o que permite compreender as mediações materiais produzidas pelo Capital e suas contradições com a mediação política, cultural e moral. b) Debater essas mediações em relações concretas e pertinentes para o campo de estudos da psicologia social. Essas relações serão as estabelecidas entre os indivíduos e a sociedade no trato com: o Estado, a Vizinhança (comunidades urbanas), os Arranjos Produtivos (no caso de pessoas muito vulneráveis socialmente) e os Movimentos Sociais.

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