Ajuda com Pesquisar cursos
Apresentar aos alunos do curso da Engenharia Civil os conceitos, critérios, especificações e procedimentos de monitoração de deslocamentos de estruturas com os equipamentos topográficos, geodésicos e equipamentos que se correlacionam com outras geotecnologias - o Sensoriamento Remoto -, como o Laser Scanner e o Radar Interferométrico.
Complementar o aprendizado de Geomática I e Geomática II com conhecimentos adicionais quanto a teoria e técnicas aprimoradas de manuseio de instrumentos de Mensuração.
Complementar o aprendizado de Geomática I e Geomática II com conhecimentos adicionais quanto a teoria e técnicas aprimoradas de manuseio de instrumentos de Mensuração e aplicação prática da topografia na engenharia.
Apresentar aos alunos os conceitos de visualização 3D e simulação de condução aplicada à concepção dos Projetos de Engenharia, notadamente ao Projeto Geométrico das Vias de Transporte Terrestre e Segurança Viária. A disciplina envolve ainda a apresentação das técnicas de obtenção de dados 3D - topografia convencional, GPS, tecnologia Lidar, Vants -. A visualização tridimensional do projeto, ao invés do uso exclusivo de desenhos bidimensionais - plantas e elevações - permite uma melhor identificação das intervenções da obra em sua região de entorno, análise de impactos visuais e ambientais e consequentemente de redução dos seus custos de desenvolvimento e implantação. A visualização associada à simulação de condução (driving through) via computador e simulador de direção, permite, por sua vez, a identificação de falhas de coordenação de alinhamentos vertical e horizontal, que são responsáveis por trechos da via com grande ocorrência de acidentes e necessidade de reparo após a finalização da obra.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP