Programação

  • Programa de cronograma

    Disciplina:Diferenças, Construção Social e constituição subjetiva.

    Natureza: Interdepartamental obrigatória. Período: 5o ANO: 2015

    Docentes Responsáveis: Prof.Dra Leila Tardivo; Prof. Dr. Luis Galeão e Prof. Dra Miriam Debieux Rosa (coord.);

    Objetivos:

    a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças;

    b) apontar focos de tensão e conflito na articulação entre indivíduo e sociedade;

    c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos;

    d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.

    Atividades Discentes: leitura e participação nas aulas expositivas e dialogadas;

    Critérios de avaliação da aprendizagem: presença, provas individuais, participação em debate e trabalhos em grupo.

    Avaliação:

    1.Provas individuais - nota mínima para aprovação em cada unidade: 5,00 ( Nota: a nota do trabalho e da atividade de debate só serão consideradas se o aluno obtiver a nota da prova maior do que cinco)

    2. Trabalhos em grupo - máximo 6 alunos por grupo. Apresentação em painéis (para toda a classe e para os docentes).

    3. Atividade de debate sobre tema escolhido por docentes e classe sobre diferenças.

    Normas de recuperação: trabalhos ou prova, decididos pelos professores.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E CRONOGRAMA:

    1a. : 26/2 Apresentação da disciplina: Diferenças, Construção Social e constituição subjetiva.

    2a. 5/3- Direito à Cidade

    David Harvey. O direito à cidade. Lutas Sociais. São Paulo: PUCSP - NEILS. No. 29 Jul/Dez 2012

    [http://www4.pucsp.br/neils/downloads/neils-revista-29-port/david-harvey.pdf]

    3a. 12/3 Patologia Social e Diferença:

    Honneth Axel, Patologías de lo social: la tradicion y la actualidad de la filosofia social. In Honneth Axel Crítica Del Agravio Moral: patologias de la sociedade contemporânea. Fundo de Cultura Economica: Univesidad Autonoma Metroplitana: Buenos Aires, 2009

    4a. 19/03 Reconhecimento e Redistribuição:

    a) Honneth Axel, La Dinamica Social Del Desprecio. Para determinar la posicion de una Teoria Critica de la Sociedad. In Honneth Axel Crítica Del Agravio Moral: patologias de la sociedade contemporânea. Fundo de Cultura Economica: Univesidad Autonoma Metroplitana: Buenos Aires, 2009

    b) Freser, Nancy. Reconhecimento sem Ética? In Sousa Jessé e Mattos Patrícia. Teoria Crítica no Século XXI. São Paulo: Annablume, 2007

    5a. 26/03: A relação indivíduo e sociedade

    Textos: Calligaris, C. O indivíduo e a sociedade. In: Fleig, M.Psicanálise e sintoma social.:

    Unisinos, 1993.

    Experiência e linguagem: a psicanálise e as estratégias de resistência. ROSA, M. D. ; Maria Cristina Poli. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 21, p. 05-12, 2009.

    Rosa, M. D. (2012/2011) PSICANÁLISE IMPLICADA: VICISSITUDES DAS PRÁTICAS CLÍNICO-POLÍTICAS. In:Psicanálise: invenção e intervenção, Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, n. 41/42, p. 29-40 - issn 1516-9162

    2/4 - Feriado

    6a.9/4-

    A questão das deficiências e o deficiente na sociedade-

    NOGUEIRA JR, T. B. . Deficiência, Incapacidade e Desvantagem: conceitos básicos. In: Assumpção Jr, Francisco Baptista; Tardivo, Leila S. de La Plata Cury. (Org.). Psicologia do Excepcional - Deficiência Física, Mental e Sensorial. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2008, p. 1-4.

    Amaral, L. A. Deficiência (em companhia de Hércules). Robe Editorial, São Paulo, 1995.Capítulo 3, p. 56 - 69

    Fèdida, P. A Negação da Deficiência, In: Gelep, E. Giani, A. et al - A Negação da Deficiência - A instituição da diversidade, Socius, Rio de Janeiro, 1984

    7a.16/4 Mal estar, Diferenças e Violências.

    Textos: Freud, S. O mal estar na civilização.(itens 5, 6 e 7) E.S. P., 1924 Rio de Janeiro: Imago, 1987; e Psicologia de grupo e análise do eu (diferenças e identificação); O estranho..

    8a.- 23/4 Migração, transmissão e desejo.(Prof. Dr. Miriam Debieux Rosa)

    Textos:

    Rosa, M. D. Imigração forçada: a dimensão sócio-política do sofrimento e a transmissão da história. In: Rosa, Miriam Debieux; Carignato, Taeco Toma; Alencar; Sandra Luzia(org.) Política e desejo: Desafios e Perspectivas no Campo da Imigração e do Refúgio. São Paulo: Editora Max Limonad, p 83-98, 2013

    Migrantes, imigrantes e refugiados: a clínica do traumático. Miriam Debieux Rosa Revista de Cultura e Extensão USP, 2012.

    9a.- 30/4 O Psicólogo e a Pessoa com Deficiência- Prevenção, Intervenção e Interdisciplinaridade

    Textos

    Tardivo, L. S. P. C. A deficiência e o psicólogo: desafios e possibilidades. In: Assumpção Jr, Francisco Baptista; Tardivo, Leila S. de La Plata Cury. (Org.). Psicologia do Excepcional - Deficiência Física, Mental e Sensorial. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2008, p. 102-108.

    Amaral, L. A - Intervenção "extra-muros” : resgatar e prevenir . In: Becker, E. et al Deficiência e Alternativas de Intervenção. São Paulo, Casa do Psicólogo, cap. 6 , p. 31 -52

    1/5 - Feriado

    10a.. 7/5A questão indígena

    Tardivo, L.S.P.C. - O adolescente e sofrimento emocional nos dias de hoje: reflexões psicológicas - Vetor: São Paulo, 2007. (capítulo 4)

    Bonfim, T . E - : Saúde mental e sofrimento psíquico de indígenas Guarani-Mbyá de São Paulo: um relato de experiência . Tese (Doutorado) Instituto de Psicologia da USP, 2011,

    11a.- 14/5 - Avaliação Individual/ PROVA

    12a.- 21/5Preparação do Debate e Tribuna

    13a.-28/5Debate entre os alunos e tribuna

    4/6 _ Feriado

    14a.- 11/6- Debate entre os alunos e tribuna

    15a. 18/6 - Apresentação de Trabalhos

    16.a - 25/6 -Apresentação dos trabalhos e entrega 

  • Tópico 2

  • Tópico 3

    Aula 3

    Patologías de lo social: la tradicion y la actualidad de la filosofia social.    

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10