Programação
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Este semestre, o tema da aquisição da linguagem dará mais ênfase ao modelo gerativo (chomskyano) porque muitos alunos não tiveram a oportunidade de conhecer esta importante teoria no primeiro semestre, devido à greve. Portanto, o enfoque das quatro primeiras aulas será a Competência Linguística.
AULA 1 - 7 de agosto (2ª)
Introdução geral à aquisição: modelos e fenômenos.
- Leitura:
- SANTANA, Raquel Santos, ”Aquisição”, em FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística 1.
AULA 2 - 9 de agosto (4ª)
Introdução à competência linguística.
- Leitura:
- Negrão, Scher e Viotti, “Competência linguística”, em: FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística 2.
AULA 3 - 14 de agosto (2ª)
- Leitura:
- Negrão, Scher e Viotti, “Competência linguística”, em: FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística 2.
AULA 4 - 16 de agosto (4ª)
- Leitura:
- Negrão, “A natureza da linguagem humana”, em: FIORIN, J. L. (org.), Linguística? Que é isso?São Paulo: Contexto, 2013: 75-109.
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Introdução à análise sintática ao modo gerativo.
AULA 5 - 21 de agosto (2ª)
- Leitura:
- KENEDY, "Introdução á linguística gerativa", Caps. 1 & 2
AULA 6 - 23 de agosto (4ª)
- Leitura:
- KENEDY, "Introdução á linguística gerativa", Caps. 3, 4, 5
AULA 7 - 28 de agosto (2ª)
- Leitura:
- KENEDY, "Introdução á linguística gerativa", Caps. 6, 7
AULA 8 - 30 de agosto (4ª)
- Leitura:
- KENEDY, "Introdução á linguística gerativa", Caps. 8, 9, 10
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Aula 9 - 11 de setembro (2ª)
- Leitura:
- BELINE, Ronald. "A variação linguística", em: FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística 1. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002 (5ª ed., 2ª reimpr., 2008).
Aula 10 - 13 de setembro (4ª)
- Leitura:
- CHAGAS, Paulo. "Mudança linguística", em: FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002 (2010): 141-164.
Aula 11 - 18 de setembro (2ª)
- Leitura:
- COSERIU, Eugenio, "Capítulo VII. Sincronia, diacronia e história", em: COSERIU, E., Sincronia, diacronia e história. O problema da mudança linguística. Tradução de Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeira: Presença, 1979.
Aula 12 - 20 de setembro (4ª)
- Leitura:
- GABAS JR.,Nélson, "Linguística histórica", em: MUSSALIM, F. e BENTES, A. C. (orgs.), Introdução à linguística 1: Domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2000: 77-104.
Aula 13 - 25 de setembro (2ª)
- Aula de revisão
- Leitura:
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---- 27 de setembro ---
**** Primeira prova ****
A prova será composta de quatro questões, ou seja, uma questão para cada tópico abordado durante o primeiro bimestre. Os temas cobrados serão:
- Aquisição
- Sintaxe
- Variação e Mudança Linguística
A avaliação do curso
- A avaliação no curso de Elementos de Linguística II é feita por duas provas. A média final é calculada pela suma das notas dessas provas, dividida por dois.
- Para passar o curso, sua média final tem de ser igual ao acima de 5,0.
- Quem tirar média final entre 3,0 e 4,9 terá o direito de fazer a prova de recuperação. Quem tirar média final de 2,9 para abaixo será reprovado.
- A nota da prova de recuperação será sua média final, substituindo qualquer outra nota anterior. A nota de corte para passar na recuperação é de 5,0.
A prova e a correção
- As questões cobrarão uma mistura de habilidades analíticas práticas e conhecimento de conteúdos teóricos.
- A prova será sobre 10. Cada questão da prova valerá 2,5 e, com a exceção de quando for indicado de forma diferente no enunciado, a correção considerará 0,25 por cada argumento pertinente numa resposta dissertativa, até o máximo de dez (igual a 2,5).
- Seu objetivo na prova deve ser de exibir seu conhecimento ao máximo. Você deve procurar escrever o máximo que puder, explicando os termos técnicos usados, justificando suas afirmações e exemplificando suas respostas sempre. Pense que uma resposta mínima será de dez sentenças, no caso em que cada sentença expressar pelo menos um argumento relevante, explicado, justificado e exemplificado, e que responderá ao que enunciado pedir.
- Para passar, você terá que tirar um média de 1,25 por questão.
- A prova durará noventa (90) minutos. Portanto, o tempo médio por cada resposta será de 22 minutos e 30 segundos. Se você deixar 2 min. 30 sec. para se preparar (analisando o enunciado e organizando suas ideias), você terá VINTE MINUTOS para escrever cada resposta.
- Como não haverá muito tempo para redigir sua resposta, é recomendável não escrever primeiro a lápis para depois rescrever a tinta. É preferível riscar erros ou usar fluído corretor, por ser mais rápido.
- VOCÊ DEVE EVITAR AO MÁXIMO DEIXAR UMA QUESTÃO EM BRANCO.
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Familiarizar o estudante com os principais noções do embasamento teórico da semântica formal e lexical - o impacto do pensamento estruturalista na semântica. Introduzir algumas análises e fenômenos típicos da área.
Aula 14 - 2 de outubro (2ª) - SEMÂNTICA FORMAL
- TÓPICOS: Introdução à semântica formal, denotações e referencialidade, relações semânticas no nível da palavra e no nível da sentença (descrições definidas, predicação de propriedades), condições de verdade, sentido e referência, conhecimento a priori e a posteriori, sentenças analíticas e sintéticas, o paradoxo de Electra (contextos opacos/intensionais Vs contextos extensionais).
- LEITURA:
- MÜLLER, A. L. de Paula & VIOTTI, E., "Semântica formal", em: FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística II. Princípios de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2003 (4ª edição, 3ª impressão, 2010: pp. 137-149.
- CANÇADO, Márcia. "Referência e sentido", em: ______, Manual de semântica. Noções básicas e exercícios. São Paulo: Editora Contexto, 2012: pp. 87-102.
Aula 15 - 4 de outubro (4ª) - SEMÂNTICA FORMAL.
- TÓPICOS: Acarretamento e pressuposição (hiponímia e hiperonímia proposicional), sinonímia e paráfrase, contradição, ambiguidade, dêixis e anáfora, escopo.
- LEITURA: MÜLLER & VIOTTI, 2010 [2003]: pp. 145-156.
- LEITURA: CANÇADO (2012):
- "Hiponímia, hiperonímia e acarretamento", pp. 32-36 .
- "Pressuposição", pp. 37-45.
- "Outras propriedades semânticas", pp. 47-63.
- "Os vários significados das palavras", 65-66.
- "Ambiguidade vs. Vagueza", pp. 66-69.
- "Ambiguidade de escopo", pp. 78-79.
Aula 16 - 9 de outubro (2ª) - SEMÂNTICA LEXICAL.
- TÓPICOS:
- As tradições lógico-gramatical e retórico-hermenêutico,
- Semântica referencialista e o triângulo semiótico,
- O signo linguístico saussureano e hjelmsleviano,
- LEITURAS:
- PIETROFORTE, Antônio Vicente Seraphim & LOPES, Ivã Carlos, "A semântica lexical", em FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à linguística II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003 (4ª ed., 3ª impr., 2010): pp. 111-118.
- COLLADO, Jesús-Antonio, "VIII. Forma e substância na língua", em: ______, Fundamentos de linguística geral. São Paulo: Martins Fontes, 1980 (1ª ed., Madri: Gredos, 1973): pp. 215-240.
Aula 17 - 11 de outubro (4ª) - SEMÂNTICA LEXICAL.
- TÓPICOS:
- Análise sêmica/componencial.
- Relações lexicais: sinonímia, antonímia, hiponímia/hiperonímia, homonímia, paranomásia, polissemia, metáfora.
- LEITURAS:
- PIETROFORTE & LOPES (EM: Fiorin), pp. 118-134.
- CANÇADO, M. Manual de Semântica.
- "Tipos de ambiguidade", pp. 70-76.
- "Prototipos e metáforas", pp.123-140.
- TÓPICOS: Introdução à semântica formal, denotações e referencialidade, relações semânticas no nível da palavra e no nível da sentença (descrições definidas, predicação de propriedades), condições de verdade, sentido e referência, conhecimento a priori e a posteriori, sentenças analíticas e sintéticas, o paradoxo de Electra (contextos opacos/intensionais Vs contextos extensionais).
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Introduzir os principais aspectos da pragmática de Austin, Searle e Grice e familiarizar o estudante com os principais aspectos da pragmática da enunciação.
Aula 18 - 16 de outubro (2ª) - PRAGMATICA AUSTINIANA
- TÓPICOS:
- Relações entre a estrutura da linguagem e seu uso,
- Enunciação,
- Inferências,
- Instruções de interpretação
- LEITURAS:
- FIORIN, José Luiz, "A linguagem em uso", em: FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003 (4ª ed., 3ª impr., 2010), pp. 165-175.
- CANÇADO, Márcia, "Parte IV: Fenômenos do significado e a abordagem pragmática", em: ______, Manual de Semântica. Noções básicas e exercícios. São Paulo: Contexto, 2012, pp. 143-149.
Aula 19 - 20 de outubro (4ª)
- TÓPICOS:
- Atos de fala performativos e constativas.
- Condições de verdade e condições de enunciação.
- Atos performativos explícitos e implícitos.
- A visão performativas da linguagem: os atos locionário, ilocucionário e perlocucionário.
Aula 20 - 23 de outubro (2ª) -
- TÓPICOS:
- A polidez e a teoria das faces.
- Máximas conversacionais.
- Implicaturas.
- Pressupostos e subentendidos.
- LEITURAS:
- FIORIN, José Luiz, "A linguagem em uso", em: FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003 (4ª ed., 3ª impr., 2010), pp. 175-185.
- CANÇADO, Márcia, "Parte IV: Fenômenos do significado e a abordagem pragmática", em: ______, Manual de Semântica. Noções básicas e exercícios. São Paulo: Contexto, 2012, pp. 150-160.
Aula 21 - 25 de outubro (4ª)
PRAGMATICA DA ENUNCIAÇÃO- TÓPICOS:
- A enunciação.
- As categorias discursivas
- LEITURAS:
- FIORIN, José Luiz, "Pragmática", em: Ibidem (org.), Introdução à linguística II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003 (4ª ed., 3ª impr., 2010):
- "Introdução", pp. 161-162.
- "A enunciação", pp. 162-164.
- "3. A Pessoa", pp. 164-165.
- "4. O tempo", pp. 165-174.
- "5. O espaço", pp. 174-177.
- BARROS, Diana Luz Pessoa de, "A comunicação humana", em: FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003 (4ª ed., 3ª impr., 2010).
- "3. Simplificação e "complementação": as propostas de B. Malmberg e R. Jakobson", pp. 27-41;
- "4. Modelo linear e modelo circular da comunicação: a interação verbal", pp. 42-47.
Aula 22 - 30 de outubro (2ª)
- TÓPICOS: discursivização das categorias enunciativas; exercícios.
- LEITURAS:
- FIORIN, J. L., "Pragmática":
- "6. Discursivização das categorias enunciativas", pp. 178-179.
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Aula 23 - 1º de novembro (4ª)
Leitura:
TATIT, Luiz, "A abordagem do texto", em: FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística II. Prinícipios de análise. São Paulo: Contexto, 2002 (2010): 187-209.
Aula 24 - 6 de novembro (2ª)
Leitura:
BARROS, Diana Luz Pessoa de, "Estudos do discurso", em FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística II. Prinícipios de análise. São Paulo: Contexto, 2002 (2010): 187-219.
Aula 25 - 8 de novembro (4ª)
Leitura:
BARROS, Diana Luz Pessoa de, "Estudos do discurso", em FIORIN, J. L. (org.), Introdução à linguística II. Prinícipios de análise. São Paulo: Contexto, 2002 (2010): 187-219.
Aula 26 - 13 de novembro (2ª)
Aula de revisão
Aula 27 - 15 de novembro (4ª)
Aula de revisão
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---- 22 de novembro ---
**** Segunda prova ****
A prova será composta de quatro questões, ou seja, uma questão sobre cada um dos quatro temas do segundo bimestre:
- Semântica formal e lexical
- Pragmática da enunciação e pragmática de Austin e Grice.
- Semiótica.
A avaliação do curso
- A avaliação no curso de Elementos de Linguística II é feita por duas provas. A média final é calculada pela suma das notas dessas provas, dividida por dois.
- Para passar o curso, sua média final terá de ser de 5,0 ou mais.
- Quem tirar uma média final entre 3,0 e 4,9 terá o direito de fazer a prova de recuperação que está marcada para o dia 10 de dezembro. Quem tirar média final de 2,9 para abaixo será reprovado automaticamente.
- A nota da prova de recuperação será sua média final, substituindo qualquer outra nota anterior. A nota de corte para passar na recuperação é de 5,0.
A prova e a correção
- As questões cobrarão uma mistura de habilidades analíticas práticas e conhecimento de conteúdos teóricos.
- A nota da prova é sobre 10. Cada questão da prova valerá 2,5 e, com a exceção de quando for indicado de forma diferente no enunciado, a correção considerará 0,25 por cada argumento pertinente numa resposta dissertativa, até o máximo de dez (igual a 2,5).
- Seu objetivo na prova deve ser de exibir seu conhecimento ao máximo. Você deve procurar escrever o máximo que puder, explicando os termos técnicos usados, justificando suas afirmações e exemplificando suas respostas sempre. Pense que uma resposta mínima será de dez sentenças, no caso em que cada sentença expressar pelo menos um argumento relevante, explicado, justificado e exemplificado, e que responderá ao que enunciado pedir.
- Para passar, você terá de tirar um média de 1,25 por questão.
- A prova durará noventa (90) minutos. Portanto, o tempo médio por cada resposta será de 22 minutos e 30 segundos. Se você deixar 2 min. 30 sec. para se preparar - analisando o que o enunciado está pedindo e organizando suas ideias - você terá VINTE MINUTOS para escrever cada resposta.
- Como não haverá muito tempo para redigir sua resposta, é recomendável não escrever primeiro a lápis para depois rescrever a tinta. É preferível riscar erros ou usar fluído corretor, por ser mais rápido.
- VOCÊ DEVE EVITAR AO MÁXIMO DEIXAR UMA QUESTÃO EM BRANCO.
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--- PROVA DE RECUPERAÇÃO ---
5 DE DEZEMBRO