Programação
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Caríssimos participantes,
A equipe de docentes e preceptores está muito feliz em receber a primeira turma da disciplina Educação Interprofissional em Saúde: Abordagem da Dor, em 2021. Foram muitos encontros e experiências exitosas que ajudaram a construir esse projeto de trabalho, que agora passa a figurar como uma disciplina interunidades, oferecida aos cursos da área da Saúde.
Este ambiente Moodle é um espaço interativo. A organização foi pensada para que todos possam encontrar facilmente as informações e materiais referentes às aulas síncronas e assíncronas da Disciplina, os links para as aulas síncronas e demais avisos, cronograma, propostas de exercícios práticos, postagem de atividades, mensagens...
Caso tenham alguma dúvida, dificuldade ou sugestão, o canal do fórum ficará disponível para comunicação. Assim, ajudam a equipe a aperfeiçoar o ambiente e proporcionar a melhor experiência possível de aprendizado compartilhado.
A disciplina inicia dia 18 de outubro e finaliza 08 de dezembro de 2021. Nossa grande sala é
https://meet.google.com/vxh-domw-csf
Sejam todos muito bem vindos!
Amanda, Ana Carolina, Ana Claudia, Camila. Carina, Eucenir, Flávia, Hazem, Karine, Ligia, Lilia, Marcelo, Maria, Marina, Marina, Raquel, Valéria
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ATIVIDADE SÍNCRONA
18h30 Apresentação da disciplina - todossala: https://meet.google.com/vxh-domw-csf
Aula inauguralApresentação da Disciplina
● Cuidado Interprofissional, Colaborativo (20 min) - Prof. Marina Peduzzi
● Prevalência e Manejo da dor na APS (20 min) - Prof. Ana Carolina Schmitt e Prof. Raquel Casarotto
● Trabalho em pequenos grupos (8 estudantes, salas pequenas)
grupo A - https://meet.google.com/sbq-hsmk-vyg
grupo B - https://meet.google.com/aym-rakk-ogv
grupo C - https://meet.google.com/oqx-vhsj-edi
grupo D - https://meet.google.com/dmo-ojxj-hwx
grupo E - https://meet.google.com/otd-tcrs-dyz
grupo F - https://meet.google.com/ojp-wrgi-ktt
grupo G - https://meet.google.com/eau-qjru-zrq
grupo H - https://meet.google.com/nmx-yqek-cwc
grupo I - https://meet.google.com/doq-qock-hnp● Síntese - Quem somos nós (Padlet)
Tarefa: questões reflexivas para a próxima aulaProfessores de referência - Profa. Marina Salvetti; Profa. Ana Carolina Schmitt; Profa. Raquel Casarotto
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Nesta pasta vocês encontrarão textos complementares para leitura (antes ou após as aulas)
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Cada grupo de estudantes trará uma contribuição para esta atividade, que será feita nas salas pequenas. Todos serão convidados a responder duas perguntas:
Quem somos?
Como interagimos no cuidado da dor?As respostas formarão um mural que poderá ser acessado por todos. Os grupos, de A a I foram distribuídos para contemplar a maior diversidade de profissões em cada grupo. No final da atividade, voltem ao Moodle e insiram suas respostas no Padlet.
Sala do grupo A - https://meet.google.com/sbq-hsmk-vyg
Sala do grupo B - https://meet.google.com/aym-rakk-ogv
Integrantes do grupo A: Agatha Giovanna Soares da Silva; Ana Luiza Garbin Dias; Bianka Cabrera Rampazo; Bruna Fernanda Alves da Silva; Caroline de Jesus Cabral; Jheniffer Gonzaga Ferreira; Kalita Taynara Dirchsen; Paula Pinto MonezziIntegrantes do grupo B: Ana Vitoria Bandeira Petilo de Carvalho; Andreia Thiemi Fukuchi; Andressa Santana da Silva; Ha Lim Kim; Isabelle Sciarretta Tsalamatas; Jose Antonio de Sousa Batista; Julia Piccolomini Pissolato; Teresa Mercedes Garcia de Paula Souza
Sala do grupo C - https://meet.google.com/oqx-vhsj-edi
Integrantes do grupo C: Beatriz Eri Yazaki; Bianca Batista de Siqueira; Caroline da Silva; Hebeka Haruna Shioya Martins; Joyce Allana Sousa Silva; Larissa Maria Peres; Leticia Santos da Cruz; Vitória Ribeiro Gomes de Souza
Sala do grupo D - https://meet.google.com/dmo-ojxj-hwx
Integrantes do grupo D: Ana Paula da Silva Azevedo; Bianca Jacinta da Silva; Camila Massari Castro; Guilherme Gomes da Conceição; Isabela Brescansim Lopes; Maria Eduarda Godinho Freire; Niura Franco Silva Dias; Sabrina Cruz Sousa
Sala do grupo E - https://meet.google.com/otd-tcrs-dyz
Integrantes do grupo E: Andreza da Silva Alves; Gabriella Pinheiro; Hellen Caroline Pinheiro do Nascimento; Juliana Bicudo Cremonini; Sarah Moraes Silva; Thais Borges Nascimento; Vitoria Oliveira de Souza; Yasmin da Silva Figueiredo
Sala do grupo F - https://meet.google.com/ojp-wrgi-ktt
Integrantes do grupo F: Ana Clara Cintra Santana; Beatriz Palopoli Manzini; Bruna Leao Freitas; Caroline Lei Preti; Flavia Roberta Evaristo Veloso; Iasmin Cordeiro de Oliveira; Karen Alves Paz; Thaís Gomes de Oliveira Machado
Sala do grupo G - https://meet.google.com/eau-qjru-zrq
Integrantes do Grupo G: Amanda Januario Lira; Bruno Labegalini Zucato; Giovanna Luisa de Oliveira Claboxar; Leticia Campos Guarnieri; Letícia Teixeira; Luana Correia Croda Catharino; Lucas Miguel Parra Belmiro; Munique Lopes Bacanieski Pereira
Sala do grupo H - https://meet.google.com/nmx-yqek-cwc
Integrantes do Grupo H: Elizabete Fagundes Guimaraes; Isabela Gonçalves Camusso; Luana Maria Carrilho Segantini; Luiz Eduardo Constantino Rodrigues; Mariana Akemi Alves Kuriyama; Marina Rosa Dias de Miranda; Mileni Aparecida dos Santos; Sofia Schalka
Sala do grupo I - https://meet.google.com/doq-qock-hnp
Integrantes do grupo I: Eduardo Nogueira Mota; Karen Adrianne Avelar de Moura; Marina Espindola Diogenes; Melissa Santomero Damim; Monize Galdino do Nascimento; Rute Claro de Morais Bomfim; Thaís Helena de Barros Neves Cavalcanti; Thiago Mota Vieira
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ATIVIDADE ASSÍNCRONA
● Cuidado Centrado na Pessoa (20 min) - Prof. Mariana E. Sato
● Epidemiologia e Fisiologia da dor (30 min) - Prof. Hazem Adel Ashmawi
● Teorias sobre dor (20 min) - Prof. Marina Salvetti
● Tarefa: Leitura e síntese do aprendizado
● Dúvidas para a próxima aula (Fórum de dúvidas)
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Texto para leitura complementar
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A aula gravada está disponível.
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Textos e vídeos complementares da aula 2 - pastas com arquivos para download e links para acessso na página do Moodle
Os textos e vídeos que estão nas pastas dessa seção estão disponíveis para download.
Para ver os vídeos ou ler os textos na página do Moodle, o acesso pode ser feito através dos links individuais.
Os vídeos são arquivos grandes, então preferencialmente serão acessados da página do curso, diretamente. Essa área fica reservada para backup, caso alguém não consiga visualizar os arquivos a partir dos links disponibilizados no espaço da aula 2.
Para a construção do mural será preciso criar uma conta gratuita no site da ferramenta Padlet (https://pt-br.padlet.com/
auth/signup ), assim as postagens serão identificadas. -
Neste Fórum os estudantes podem colocar suas dúvidas e os professores irão responder neste espaço.
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ATIVIDADE SÍNCRONA
Profa. Ana Carolina Basso Schmitt, Profa. Ana Claudia Germani e Profa. Valéria Leonello- Discussão sobre os vídeos/dúvidas (30 min) Todos na sala da Disciplina
https://meet.google.com/vxh-domw-csf
● Dinâmica: Reconhecimento de papéis e responsabilidades para colaboração interprofissional - no jamboard: https://jamboard.google.com/d/15r1ZRJVPPMoitZNJmh6ZNI_rfPE1UiStNUO96ZEwaew/viewer?f=1
A
Medicina e Odontologia
B
Fisioterapia e Terapia ocupacional
C
Educação física e saúde
D
Saúde Pública e Enfermagem
E
Farmácia e nutrição
F
Fonoaudiologia e gerontologia
G
Psicologia e obstetrícia
H
Gestão políticas públicas
grupo A - https://meet.google.com/sbq-hsmk-vyg
grupo B - https://meet.google.com/aym-rakk-ogv
grupo C - https://meet.google.com/oqx-vhsj-edi
grupo D - https://meet.google.com/dmo-ojxj-hwx
grupo E - https://meet.google.com/otd-tcrs-dyz
grupo F - https://meet.google.com/ojp-wrgi-ktt
grupo G - https://meet.google.com/eau-qjru-zrq
grupo H - https://meet.google.com/nmx-yqek-cwc
grupo I - https://meet.google.com/doq-qock-hnp● Apresentação dos vídeos dos profissionais para o cuidado e manejo da dor
● Para pensar e perguntar: O paciente contando sobre o cuidado da equipe e manejo da sua dor:
· converse com pessoas conhecidas de sua rede (familiar, amigos, até pacientes)
Pergunte:
o Qual o itinerário de cuidado?
o Quais serviços a pessoa buscou?
o De quais profissionais de saúde a pessoa recebeu assistência?
o Como ela descreveria o cuidado por cada profissional?
o Como foi o plano de cuidado?
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Neste Fórum os estudantes podem colocar suas dúvidas e os professores irão responder neste espaço.
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ATIVIDADE ASSÍNCRONA
Vídeos gravados e atividades
● Avaliação da dor (20 min) - Prof. Marina Salvetti
● Dor aguda - características principais (30 min) - Prof. Mariana Bucci Sanches
● Dor crônica – características principais (30 min) - Prof. Raquel Casarotto
● Tarefa: Leitura e síntese do aprendizado
Dúvidas para a próxima aula (Moodle) -
ATIVIDADE SÍNCRONA (e ficará gravada)
Todos na sala da Disciplina
https://meet.google.com/vxh-domw-csf
Aula e contato com casos
● Manejo farmacológico da dor (1h) - Prof. Karine Del Paz e Prof. Eloísa Espada
Apresentação e Contato com os casos – 1ª aproximação-
Cada caso clínico deverá ser analisado por três equipes interprofissionais. Cada equipe deverá propor um Plano de Cuidados Interprofissional. No dia das apresentações teremos 3 salas. Cada sala terá a apresentação e discussão dos três casos (cada equipe apresenta 1 caso).
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Material complementar do Caso Clínico 1 (Inventário Breve de Dor e Pictograma de Fadiga) 🙂
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Material Complementar do Caso Clínico 2 (Inventário Breve de dor e pictograma de fadiga) 🙂
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Material Complementar do Caso Clínico 3 (Inventário Breve de dor e Pictograma de fadiga) 🙂
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ATIVIDADE SÍNCRONA
Todos na sala da Disciplina
https://meet.google.com/vxh-domw-csf
Orientações sobre os Casos Clínicos e Plano de Cuidados Interprofissional
Aula e Interação com a equipe
● Corpo e a dor (30 min) - Prof. Camila Souza
- Roda de conversa - Manejo interprofissional da dor em um serviço de APS - Equipe UBS São Jorge
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ATIVIDADE ASSÍNCRONA
Preparo do plano de cuidados interprofissional
Dúvidas via Moodle (Fórum) -
ATIVIDADE ASSÍNCRONA
Preparo do plano de cuidados interprofissional
Dúvidas via Moodle (Fórum)-
Neste Fórum os estudantes podem colocar suas dúvidas e os professores irão responder neste espaço.
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ATIVIDADE SÍNCRONA
- Dinâmica manejo funcional e psicossocial da dor (Tribunal) - Prof. Camila e Prof. Flávia Rupolo Berach
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Nesta pasta vocês encontrarão as provas que podem ser utilizadas para construir os argumentos para o tribunal da funcionalidade realizado na aula de hoje! Boa sorte! 🍀
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ATIVIDADE ASSÍNCRONA
Preparo do plano de cuidados interprofissional
● Dúvidas via Moodle (Fórum)
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Neste Fórum os estudantes podem colocar suas dúvidas e os professores irão responder neste espaço.
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ATIVIDADE SÍNCRONA
Apresentação e discussão
● Plano de Cuidados Interprofissional centrado no paciente caso 1, 2 e 3 - Professores, preceptores e profissionais
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ATIVIDADE SÍNCRONA
Avaliação final e encerramento
● Avaliação da disciplina, aplicação de escalas e avaliação dos estudantes
- Encerramento