Programação

  • 01 – Tema

    01 – Tema: Conceitos de Metadados

    Objetivo: Apresentar a definição de metadados.


  • 02 – Tema

    02 – Tema: Tipologia dos Metadados

    Objetivo: Mostrar algumas tipologias de metadados e suas aplicações para compreender a diversidade e as possibilidades de descrição de conteúdos digitais.


  • 03 – Tema

    03 – Tema: Universo metadados

    Objetivo: Demonstrar como os metadados têm se constituído no centro de numerosas iniciativas surgidas tanto no âmbito da biblioteca, museologia, arquivologia e agências de informação.


  • 04 – Tema

    04 – Tema: Linguagens de marcação: HTML / XML

    Objetivo: Explicar como a web define as linguagens empregadas para enviar os dados que circulam entre o servidor e o cliente, que especificam a codificação dos objetos digitais que constituem um documento e as maneiras de representar seus enlaces.


  • 05 – Tema

    05 – Tema: Padrão Dublin Core

    Objetivo: Analisar o padrão de metadados mais popular no ambiente da Biblioteconomia. Comentar sua estrutura e aplicação.

  • 06 – Tema

    06 – Tema: Conceito de bibliotecas digitais e repositórios institucionais

    Objetivo: Compreender as novas terminologias que redefine os espaços de organização dos ativos digitais, os serviços online de acesso e uso da informação.

    • Bibliotecas Digitais

      Atividade: Selecionar três exemplos para análise e comentários sobre as características das bibliotecas digiatis.

      Sistematize sua análise em um breve texto para compartilhar e discutir em aula. Observação: anotar como se identificam os endereços (recursos) analisados: repositórios, bibliotecas digitais ou virtuais, portais etc.

      Comentário em aula.

  • 07 – Tema

    07 – Tema: MTD-BR: Metadados para Descrição de Teses e Dissertações adotado pela BDTD

    Objetivo: Refletir sobre a implantação de repositórios institucionais nas universidades brasileiras e a adoção de padrão de metadados. Destacar ainda o ETD-MS: Metadata Standard for Electronic Theses and Dissertations.

    • ETD‐MS v1.1: an Interoperability Metadata Standard for Electronic Theses and Dissertations

    • Elementos do Padrão MTD-BR

    • Repositório Digital

      Atividade: Selecionar dois exemplos para análise das características comuns, observado alguns critérios

  • 08 e 09 – Tema

    08 e 09 – Tema: Outros formatos de metadados

    Objetivo: Refletir sobre o crescimento dos ativos digitais e outros padrões de metadados da área. Em especial apresentar os formatos: PREMIS: Preservation Metadata: Implementation Strategies; MODS:  Metadata Object Description Schema; e METS: Metadata Encoding and Transmission Standard.

  • 10 e 11 – Tema

    10 e 11 – Tema: Conceitos de Websemântica e de Interoperabilidade

    Objetivo: Entender o que é a Web Semântica e a relação com os metadados. Compreender o significado da interoperabilidade e a relação com os metadados.

  • 13, 14, 15 - Trabalho

    13, 14, 15 – Trabalho final:

    Objetivo: Desenvolver uma abordagem ou reflexão sobre a temática dos metadados ou análise de um processo da sua aplicação.

    Proposta do Trabalho: desenvolver a abordagem, reflexão ou análise no formato de um texto acadêmico ou modelo de texto para os eventos: CBBD ou SNBU. Observação: tema que for muito recorrente (repetido) nos trabalhos será avaliado insuficiente.

  • Bibliografia

    Bibliografia:

     Alves, R. C. V. Web Semântica: uma análise focada no uso de metadados. Marília, 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP.

    Codina, L.; Marcos, M. C.; Pedraza, R. Web Semántica y sistemas de información documental. Gijón: Trea, 2009.

    GRACIO, J. C. A. Metadados para a descrição de recursos da Internet: o padrão Dublin Core, aplicações e a questão da interoperabilidade. Marília, 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP.

    Keefer, A.; Gallart, N. La preservación de recursos digitales: el reto par alas bibliotecas del siglo XXI. Barcelona: Editorial UOC, 2007.

    Méndez Rodríguez, E. M. Metadatos y recuperación de información: estándares, problemas y aplicabilidad en bibliotecas digitales. Gijón: Trea, 2002.

    Mesquita, C.S.F.; Bretas, N.L.(org). Panorama da Interoperabilidade no Brasil. Brasília, DF: MP/SLTI, 2010.

    Osti, M. V. Los linguajes de la web. In.-----El hipertexto entre la utopia y la aplicación: identidade, problemática y tendências de la web. Gijón: TREA, 2004.

    ROSETTO, M. Metadados e formatos de metadados em sistemas de informação: caracterização e definição. São Paulo, 2003. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo.

    Tammaro, A. M.; Salarelli, A. A biblioteca digital. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.

    Witten, I.H.; Bainbridge,D. How to build a Digital Labrary. San Francisco: Morgan Kaufmann, c2003.

    PREMIS Preservation Metadata. http://www.loc.gov/standards/premis/

    MODS. Metadata Object Description Schema. http://www.loc.gov/standards/mods/

    METS: Metadata Encoding and Transmission Standard. http://www.loc.gov/standards/mets/