Programação
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Laboratório de Mecânica (2013)
Caros estudantes
As notas e frequências de todas as turmas já estão disponíveis no Júpiter, para consulta. Por favor, verifiquem se estão corretas - devemos validá-las na sexta-feira.
Boas férias
Vito e Medina
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Guias de laboratório, com as atividades e orientações para preparação das sínteses e relatórios.
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Equipe, horários, datas das provas e relatórios, programa e critério de aprovação.
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Apresentação da disciplina: proposta, objetivos, critério de aprovação.
Uso do Moodle e testes prévios aos experimentos.
Início da experiência sobre eventos aleatórios.
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Questões sobre a inserção da disciplina no Curso de Licenciatura
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Realização do experimento com muitos eventos.
Conclusão da discussão da teoria: desvio padrão vs. desvio-padrão da média.
ENTREGA DA SÍNTESE: até 21/3
Não se esqueçam da monitoria: Marcos das 13 às 15 e Vinicus das 20 às 22, toda sexta-feira, na sala 204 da Ala Central.
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Síntese do experimento sobre eventos aleatórios.
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Parte experimental do pêndulo físico
Medida do período do pêndulo de diferentes maneiras e verificação da influência no resultado final do tempo de resposta na cronometragem e sua flutuação estatística. Antes de você chegar na aula, você deve ter respondido o Teste sobre o experimento Pêndulo Físico, que segue abaixo.
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Esta aula será na sala de computadores (sala 210 da Ala Central) e será destinada a fazer a redução dos dados obtidos no experimento de medida do período do pêndulo, conduzido na aula anterior. Você precisa ter respondido o questionário abaixo, referente ao texto sobre o método dos mínimos quadrados que você recebeu durante a aula anterior, ATÉ O INÍCIO desta aula,
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Neste arquivo, estão 3 planilhas: uma com os dados brutos e reduzidos, outra com as estimativas de tempo de resposta e período pelo método dos mínimos quadrados e a terceira, com o gráfico e os cálculos dos resíduos do ajuste.
Você precisa trazer para a classe do dia 22 (turmas 2,3 e 4) ou para a classe do dia 1/4 (turma 1) uma planilha com SEUS dados BRUTOS como estão na planilha "dados". Durante essa aula, faremos a redução dos dados e a análise dos resultados. Assim, não se preocupe se você não conseguir entender o que está feito nas outras duas planilhas, porque construi-las é o objetivo de uma parte dessa aula (a outra parte consiste em comparar o momento de inércia calculado do período com o calculado das dimensões do anel).
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Conjunto mais completo das planilhas, que incluem o cálculo da razão I/M e sua incerteza. Esta versão corrige o erro que fiz em classe no cálculo do momento de inércia a partir dos raios interno e externo.
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Nesta semana, iniciaremos o experimento de pesquisa dos parâmetros que influenciam o período de um pêndulo simples, tomando os dados referentes aos itens 1 e 2 do guia de laboratório.
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Nesta semana, daremos continuidade ao experimento de pesquisa dos parâmetros que influenciam o período de um pêndulo simples, tomando os dados referentes aos itens 3 e 4 do guia de laboratório. Temos também o questionário abaixo para responder, sobre o texto do Anexo VII, distribuido em sala.
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Nesta aula, iremos à sala de micros (210 da Ala Central) para analisar os dados que tomamos nas duas aulas anteriores. Por favor, tragam seus dados digitados em uma planilha, assim poderão ver como estão seus resultados e discuti-los conosco.
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Esta planilha calcula os parâmetros ajustados às funções SEM levar em conta o erro na variável independente. Além disso, falta o gráfico dos dados de período em função da massa.
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Estas planilhas completam a anterior: agora, os parâmetros foram ajustados aos dados considerando erros na variável independente. Além disso, está o gráfico de período versus massa e a função da amplitude em função da amplitude foi desenhado.
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Esta experiência será realizada em apenas uma aula. Note a mudança do calendário, que precisamso fazer porque não dispunhamos do equipamento necessário para a experiência planejada originalmente para essa data, que ficou para dias e 27/5.
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Nesta aula, estudaremos o comportamento de um corpo sob ação de uma força central, ou seja, que aponta sempre para um mesmo ponto, como, por exemplo, a força do Sol sobre a Terra. Este experimento cabe inteiro em uma aula.
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Nesta aula, tomaremos os dados e, na próxima semana, faremos a análise do experimento e determinaremos os resultados.
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Esta aula será na sala de micros (210 da Ala Central), onde vamos analisar os dados que tomamos na aula passada. Traga seus dados digitados em uma planilha, a fim de aproveitar bem a aula.
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Vamos realizar o experimento de colisão entre dois puques na mesa de ar. Não deixe de responder o teste prévio, que está logo abaixo, antes do início da aula!
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Prova sobre os métodos de análise de dados usados na elaboração das sínteses e relatórios entregues ao longo do semestre.
LOCAL DA PROVA
A turma 3 (Diurno, sexta-feira) fará a prova na sala 208 da Ala 2. Não esqueçam de trazer calculadora e régua. As duas turmas do noturno farão a prova na sala 206 da Ala 2.
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Estas aula destina-se a realizar o experimento sobre o pêndulo de torção, e a síntese ou relatório correspondente serve para repor uma nota de um trabalho que você não tenha conseguido entregar, de modo que ele não é obrigatório. Estamos também convidando os estudantes que tenham ido mal no primeiro relatório a fazer este experimento. Caso você esteja com boas notas e entregou o segundo relatório bem feito, provavelmente será melhor dedicar-se às outras disciplinas.
Este experimento será realizado em duas aulas, a primeira no Laboratório didático, em que tomaremos todos os dados, e a segunda na sala de micros, em que analisaremos esses dados.
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Nesta aula, que será na sala 210 da Ala Central, faremos a análise dos dados obtidos na aula anterior. Por favor, traga seus dados digitados em uma planilha, para que você possa começar a análise dos seus dados.
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Nesta planilha foram efetuados todos os cálculos necessários ao relatório do pêndulo de torção, mas os elementos gráficos e os números muitas vezes não estão formatados adequadamente para a entrega como um relatório.
Não esqueça de trazer consigo os dados digitados em uma planilha, a fim de aproveitar melhor a aula em que detalharemos os passos de análise.
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