Diagrama de temas
-
-
Avisos Foro
-
-
CBD0260 Carga horária: 60h (4h/aula)
Oferecimento: terça-feira.
Horário: 08:00 - 11:45 (manhã. Turma 2023101. Tipo: Teórica)
Horário: 19:30 - 22:50 (noite. Turma 2023105. Tipo: Teórica)
PLANOObjetivos: a) apresentar as características básicas da razão, do raciocínio na perspectiva da lógica; b) caracterizar a linguagem e descrever formas de argumentos dedutivos e indutivos; c) identificar parâmetros da lógica aplicados ao tratamento e recuperação da informação.Programa resumido: a) o objeto da lógica; b) estudo dos procedimentos válidos e gerais do pensamento: conceitos, juízos e raciocínios, considerados nas formas em que são enunciados; c) aplicação da lógica aos procedimentos de produção e disseminação da informação, incluindo-se aí a construção e operações na organização do conhecimento.Conteúdo programático: 1. Contexto da lógica na Biblioteconomia, na Documentação e na Ciência da Informação; 2. Razão. Pensamento intuitivo. Pensamento lógico: distinção, características e funções; 3. Lógica e lógica instrumental aplicada à Organização do Conhecimento; 4. Objeto da lógica: argumento. O argumento: tipologia e estrutura. Inferência; 5. Descoberta e justificação. Principais tipos de argumentos: dedutivos e indutivos. Dedução; 6. Argumentos dedutivos; 7. Argumentos indutivos; 8. Indução, ciência e hipótese; 9. Lógica e linguagem. Falácias. Introdução às definições; 10. Palavra, termo e conceito na Organização do conhecimento.Calendário das atividades da disciplina para o semestre:- Avaliação Individual I: 23.05- Avaliação Individual II: 04.07Notas:- Avaliação individual I: 0-10- Avaliação individual II: 0-10Média: Avaliação individual I + Avaliação individual II / 2.
Recuperação: 18.07
Link da disciplina no Júpiter: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=CBD0260
Bibliografia básica
ARISTÓTELES. Órganon. Tradução, textos adicionais e notas de Edson Bini. 3. ed. São Paulo: Edipro, 2016.
BACON, F. Novum Organum. Tradução de José Aluysio Reis de Andrade. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Os Pensadores.
BRANQUINHO, J.; MURCHO, D.; GOMES, N. G. (ed.) Enciclopédia de termos lógico-filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BUFREM, L. S.; BREDA, S. M. Presença da lógica no domínio da organização do conhecimento: aspectos interdisciplinares no currículo de ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 16, n. 1, p. 185-194, jan./mar.2011.
CARROLL, L. Logique sans peine. Paris: Hermann, 1966.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.
COPI, I. M. Introdução à Lógica. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978.
COSTA, N. C. A. da. Ensaio sobre os fundamentos da lógica. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 2008.
CUNHA, I. M. R. F. "O Falcão Maltês": a lógica em análise documentária. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 17, n. 1, p. 51-61, jan./jun.1989.
DAHLBERG, I. Teoria do conceito. Ciência da informação. Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 101-107, 1978.
HEGENBERG, L.; ARAÚJO JUNIOR, A. H. de; HEGENBERG, F. E. N. (org.). Métodos de pesquisa: de Sócrates a Marx e Popper. São Paulo: Atlas, 2012.
HEMPEL, C. G. Filosofia da Ciência Natural. Tradução de Plínio Sussekind Rocha. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
KNEALE, W.; KNEALE, M. O desenvolvimento da lógica. Tradução de M. S. Lourenço. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980.
MONTEIRO, S. D.; GIRALDES, M. J. C. Aspectos lógico-filosóficos da organização do conhecimento na esfera da Ciência da Informação. Informação & Sociedade, v. 18, n. 3, p. 13-27, set./dez. 2008.
ORRICO, E.; RIBEIRO, L. B.; DODEBEI, V. Doze homens e uma sentença: a informação e o discurso no jogo da memória. Morpheus, ano 07, n. 12, 2008. Disponível em: http://www4.unirio.br/morpheusonline/numero12-2008/evelynleilavera.htm. Acesso em: 04 fev. 2015.
PEIRCE, C. S. Ilustrações da lógica da ciência. Tradução e introdução de Renato Rodrigues Kinouchi. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008.
POE, E. A. A carta roubada. In: POE, E. A. Antologia de contos extraordinários. Seleção e tradução de Brenno Silveira. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010. p. 221-243
SAGREDO FERNÁNDEZ, F.; IZQUIERDO ARROYO, J. M. Concepción lógico-linguística de la documentación. Madrid: IBERCOM, 1983.
SALMON, W. C. Lógica. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
SHERA, J. H.; EGAN, M E. Princípios gerais para a elaboração de um sistema de classificação. In: SHERA, J. H.; EGAN, M E. Catálogo sistemático: princípios básicos e utilização. Tradução de Maria Neile Teles Landau. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1969. p. 35-87.
TÁLAMO, M. de F. G. M. A definição para a elaboração de glossários. In: SMIT, J. W. Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: CNPq/IBICT, 1987. p.87-98.
TODOROV, T. Colombo hermeneuta. In: TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016. p.19-46.
WAGNER, P. A lógica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2009.
WALTON, D. N. Lógica informal: manual de argumentação crítica. Tradução: Ana Lúcia R. Franco e Carlos A. Salum. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012. -
- Semana de recepção da ECA
-
- Início das aulas.
Primeira parte
Apresentação da disciplina. Explicação das aulas, das avaliações individuais e das atividades em sala.
Segunda parte
Aula expositiva:
- Recursos operacionais para o tratamento da informação e do conhecimento: elementos de lógica para Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.
Referências de base:
BUFREM, L. S.; BREDA, S. M. Presença da lógica no domínio da organização do conhecimento: aspectos interdisciplinares no currículo de ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.1, p.185-194, jan./mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362011000100011. Acesso em: 16 abr. 2021.
GUIMARÃES, J. A. C. O caráter instrumental da lógica no ensino de organização da informação: análise documentária em cursos de biblioteconomia. 2004. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/textos_conteudo.php?cod=582. Acesso em: 19 jan. 2020. -
- Razão e informação. Pensamento intuitivo. Pensamento lógico: distinção, características e funções. Os vários sentidos da palavra razão. Origem da palavra razão. Os princípios racionais. A atividade racional e suas modalidades: a intuição; a razão discursiva.
Atividade e discussão em sala.
Referência de base:
CHAUI, M. A razão. In: CHAUI, M. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 60-69.
Referências complementares:HARARI, Y. N. A árvore do conhecimento. In: HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. Tradução de Janaína Marcoantonio. 19. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017. p. 28-48.
PLATÃO. A república. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2007. Livro VII, 514a-517c. (Alegoria da Caverna)
-
-
- Lógica e lógica instrumental aplicada à Organização do Conhecimento. O aparecimento da lógica: a dialética platônica e a analítica aristotélica. Elementos de Lógica. Principais características.
Questões para análise em sala.
Referência de base:
CHAUI, M. Lógica. In: CHAUI, M. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003. p.104-107.
-
- Objeto da lógica: argumento. O argumento: tipologia e estrutura. Inferência e conhecimento.
Argumento. Premissas e conclusão: identificação e função. Enunciados e proposições. Argumentos logicamente incorretos e corretos.
Inferência.
Inferir (crenças e opiniões) e enunciar (“provas” e argumentos).
Atividade de sala e discussão.
Referências da base:
SALMON, W. C. O âmbito da lógica. Argumento. Inferência. Descoberta e Justificação. Argumentos dedutivos e indutivos. In: SALMON, W. C. Lógica. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. p. 1-10.
-
- Proposições. Enunciados. Quantidade, qualidade e distribuição de características/informação.
Atividade de sala e discussão.
Texto de base da aula:
COPI, I. Proposições categóricas. Proposições e classes categóricas. Quantidade, qualidade e distribuição. Quadro tradicional de oposição. In: COPI, I. Introdução à lógica. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978. p.139-149.
-
- Argumentos dedutivos. Validade. "Conhecimento da forma". Enunciados condicionais. Argumentos condicionais.
Atividades de sala e discussão.
Referência de base:
SALMON, W. C. Dedução. Validade. Enunciados condicionais. Argumentos condicionais. In: SALMON, W. C. Lógica. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. p. 11-19.
-
- Argumentos dedutivos. Enunciados categóricos. Silogismos categóricos. "Teste da forma do conhecimento".
Atividade em sala.
Texto de base da aula:
SALMON, W. C. Dedução. Enunciados categóricos. Silogismos categóricos. In: SALMON, W. C.. Lógica. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. p. 26-34.
-
- Argumentos indutivos. Indução. Processo de conhecer/nova informação.
Correção indutiva. Argumento de autoridade. Argumento contra a pessoa. Analogia. Argumentos causais.
Questões de sala e discussão.
Referência de base:
SALMON, W. C. Indução. In: SALMON, W. C. Lógica. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. p. 45-57.
-
- Avaliação Individual I - correspondente à primeira parte da disciplina
-
- Indução, ciência e hipótese. ("produção do conhecimento conceitual/definições)
Questões para discussão em sala
Referência de base:
COPI, I. M. Ciência e hipótese. In: COPI, I. M. Introdução à lógica. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978. p. 376-416.
-
-
- Atividade dirigida apenas para quem deseja complementar a nota da avaliação individual I.
- As orientações gerais foram dadas em sala (consultar os(as) colegas da turma).
- O roteiro e o texto para análise encontram-se anexos.
- Entregar a atividade até o dia 22.06, via Moodle.
-
- Lógica e linguagem. Falácias. Falácias não-formais.
Introdução às definições.
Atividade de sala e comentários.
Referência de base:
COPI, I. M. Falácias não-formais. In: COPI, I. M. Introdução à lógica. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978. p. 73-103.
-
- Introdução às definições.
Referência de base:
COPI, I. M. Definição. In: COPI, I. M. Introdução à lógica. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978. p. 104-134.
-
- Lógica e linguagem. Definições. Palavra, termo e conceito na Organização do conhecimento.
Discussão em sala.
Referência de base:
DAHLBERG, I. Teoria do conceito. Ciência da informação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 101-107, 1978.
DAHLBERG, Ingetraut. Uma teoria para o Interconcept: teoria analítica do conceito voltada para o referente. International Classification, v. 5, n. 3, p.142-145, 1978b.
-
- Avaliação Individual II - Correspondente à segunda parte da disciplina
-
-
- Prova objetiva sobre a matéria do semestre.