Programação

  • Atividade 01: Pergunta de pesquisa

    O roteiro abaixo deve ser inserido em uma documento no Google Docs, adicionando-me como colaborador (até a segunda-feira, 3/4). Por essa via farei comentários (na terça-feira, 4/4, que não teremos aula) para desenvolvimento da atividade, que neste momento não tem data definida para entrega.


    Construindo a proposta de TCC:


    1) Escreva a questão de pesquisa ou questão de partida do seu trabalho. Evite questões sim ou não  - quando houver indefinição, apresentar mais de uma pergunta.


    2) Analise as diversas classificações temáticas da pesquisa em Ciência da Informação apresentadas em aula e busque identificar uma temática de pesquisa na qual a questão de pesquisa se insira. Busque localizar textos associados a esta temática, fazendo uma primeira leitura para se familiarizar e identificar termos-chave que poderão servir futuramente para recuperação de bibliografia (trata-se de apenas usar a literatura para identificar termos-chave, não sendo necessário listar referências encontradas). Tente identificar ainda pesquisadores (para este fim os GTs da ANCIB podem ser de grande utilidade) que trabalham no tema, confirmando sua especialidade nos currículos Lattes.

     

    3) Então descreva em uma página seu trabalho de pesquisa, tal como você o vê atualmente. Como acha que conseguirá responder a questão de pesquisa? Quais são os obstáculos que prevê encontrar?




    Literatura de apoio:


    Metodologia da pesquisa científica [Link para respectivos PDFs abaixo]:

    1. CASARIN, H. C. S.; CASARIN, S. J. Pesquisa científica: da teoria à prática. Curitiba: InterSaberes, 2012.
    2. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005, 19a. edição.
    3. LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Artmed; UFMG, 1999.
    4. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007, 23a. edição.


    Definições e classificações temáticas da área e pesquisa em Ciência da Informação:


    Ciência da Informação:

    1. CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p. Disponível em <http://repositorio.unb.br/handle/10482/34113>.
    2. SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 1996. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235>.

    3. KOBASHI, Nair Yumiko; TALAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea. Transinformação,  Campinas ,  v. 15, n. spe, p. 7-21,  dez.  2003 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862003000500001&lng=pt&nrm=iso>.

    4. ARAUJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da ciência da informação. Ciência da Informação,  Brasília ,  v. 38, n. 3, p. 192-204,  dez.  2009 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652009000300013&lng=pt&nrm=iso>.

    5. ______. Carlos Alberto Ávila. O conceito de informação na ciência da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 20, n. 3, p. 95-105, 2010. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/9582>. Acesso em: 03 abr. 2018.

    6. ______. Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação?. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/14418>.


    Temas:

    1. PINHEIRO, L.V.R. Evolução e tendências da ciência da informação no exterior e no Brasil: quadro comparativo a partir de pesquisas históricas e empíricas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 6., 2005. Anais... Florianópolis: Enancib, 2005. p.1-12. Disponivel em: <http://ridi.ibict.br/handle/123456789/64>.
    2. ______. Ciência da informação: desdobramentos disciplinares, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. In: GÓMEZ, M.N. G. de; ORRICO, E.G.D. (Org.). Políticas de memória e informação: reflexos na organização do conhecimento. Natal: UFRN, 2006b. p.111-141. Disponível em: <http://ridi.ibict.br/handle/123456789/18>.
    3. MOMESSO, Ana Carolina. Trajetória da ciência da informação brasileira: análise a partir de seus temas de pesquisa. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-31102017-154311/>.

        Quadros comparativos:

    1. ODDONE, Nanci; GOMES, Maria Yeda F. S. de Filgueiras. Os temas de pesquisa em Ciência da Informação e suas implicações político-epistemológicas. ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CINFORM, v. 5, 2004. Disponível em: <http://www.cinform-anteriores.ufba.br/v_anais/artigos/nancioddone.html>.
    2. RIECKEN, Rinalda Francesca. Frame de temas potenciais de pesquisa em Ciência da Informação. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 43-63, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2044/2170>.

    Página web da ANCIB, listando Grupos de Trabalho e respectivas ementas:
    http://gtancib.fci.unb.br/

  • Atividade 02: Busca de literartura

    Proposição e teste de estratégias de busca associadas à pergunta de pesquisa


    À medida que a pergunta de pesquisa vai sendo definida (na interação comigo e/ou com o orientador), é importante ir adiantando/registrando atividades de busca que vão sendo realizadas.

    Este processo permite perceber novos ajustes (termos relacionados ao objeto de pesquisa, ou mesmo redirecionamento da hipótese relacionada à pergunta) na pergunta.


    1 – Definindo a estratégia de busca:

    a) Enuncie novamente sua pergunta de pesquisa;

    b) Procure decompor a pergunta de pesquisa em conceitos;

    c) A pergunta normalmente sinaliza o tipo de relação que (ou supõe-se que) existe entre os conceitos;

    d) Eleja termos que possam representar esses conceitos, e avalie a utilidade dos operadores booleanos para relacioná-los.


    2 – Utilizando a estratégia de busca em diferentes fontes de informação:

    a) Eleger fontes de informação adequadas à área, tema e pergunta de pesquisa;

    b) Definir período;

    c) Refinar a busca avaliando a quantidade de registros recuperados, mas principalmente, a partir da leitura de títulos e resumos.


    3 – Apresentando os resultados de busca:

    a) Selecionar 4 fontes de informação;

    b) Aplicar a estratégia de busca;

    c) Apresentar resultados (ver exemplo da dissertação da Carla Nascimento, no PDF abaixo).


    Estas e outras perguntas são apresentadas nas instruções da atividade 2, conforme arquivo Word a seguir!
  • Atividade 03: Elaboração do quadro teórico

    Esta etapa do trabalho exige que se concentrem na seleção e utilização de referências para fundamentação da proposta de pesquisa do TCC. As atividades visam a realização de duas partes do projeto que entregarão no final do mês de junho:

    1) JUSTIFICATIVA: seção em que farão breve revisão da literatura fundamental, buscando evidenciar a relevância do problema de pesquisa, em relação à área;

    2) CAPÍTULO TEÓRICO: uma primeira versão de um dos capítulos do TCC deverá ser acrescentada ao projeto, devendo portanto aprofundar/expandir um dos tópicos concernentes à temática que engloba o problema de pesquisa (conforme delineado na Justificativa).


    Obs.: não necessariamente deverão utilizar as referências recuperadas na busca (atividade 2), sendo a relevância para o problema de pesquisa o que deve determinar a seleção.


  • Atividade 04: Desconstruindo trabalhos científicos (identificação de metodologia)

    Trabalhos científicos prontos servem de exemplo para outros à medida que compartilhem de uma mesma abordagem temática e/ou metodológica. A atividade 4 tem o objetivo de levá-los a conhecer e selecionar bons exemplos de seção de metodologia e procedimentos metodológicos, conforme explico no vídeo a seguir:

       


    Segue abaixo um vídeo com informações sobre a caracterização do método de pesquisa:

       

  • Estrutura do projeto

    Aula da disciplina Introdução à Pesquisa em CI (2020):

       


    Este artigo do Prof. Marivalde (arquivo no link abaixo) traz informações sobre a estrutura do projeto de pesquisa:

    FRANCELIN, M. M. Objetivos, natureza e estrutura de projetos de pesquisa em Ciência da Informação. In: Encontro de Diretores e Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul, 2016, Belo Horizonte. Anais do XI Encontro de Diretores e X Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2016. v. 1. p. 501-514.


    Estrutura do projeto:


    CAPA (com identificação do aluno, da disciplina, e título provisório do TCC)

    SUMÁRIO (do projeto)

    INTRODUÇÃO

                 Problema de pesquisa (Perguntas, dentro de um tema da área, mais abrangente, mas que foi recortado)

                 Hipótese(s)

    OBJETIVOS

                 Geral

                 Específico(s)

    JUSTIFICATIVA (Fundamentação teórica da pesquisa)

    CAPÍTULO TEÓRICO (Adiantamento de um dos capítulos do TCC)

    METODOLOGIA

    CRONOGRAMA (considerar 8 meses letivos)

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    SUMÁRIO PRELIMINAR (do TCC)


  • Entrega do projeto final (10/07, que é uma 2a feira)

    O projeto deverá ser entregue via software (online) TURNITIN.

    Basta seguir o passo a passo no PDF abaixo!


    Recomendo que criem usuário no Turnitin com antecedência, para não terem problema de envio no final do prazo.


    Data de entrega: 10/07/2023


  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9