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Programação
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Objetivos:
1. Refletir sobre a importância da evidenciação do empírico em uma dimensão espacial, temporal, como eixo condutor da pesquisa de campo em arqueologia pré-histórica.
2. Refletir sobre as relações entre métodos de evidenciação do Empírico e os sistemas analíticos da cultura material pré-histórica.Justificativa:
A arqueologia é concebida como ciência social e a pré-história é analisada como a única disciplina que estuda as sociedades extintas, sem escrita, através da evidenciação e interpretação dos dados empíricos; assim sendo, a análise dos contextos é fundamental na reconstituição do passado de sociedades primitivas e desaparecidas.
Conteúdo:
1) Apresentação do curso: objetivo, proposta, métodos indutivo e hipotético-dedutivo x pesquisa empírica de campo; conceito e natureza dos propósitos da arqueologia – Problemas a serem abordados: a) A arqueologia é a ordenação dos dados empíricos? b) Restringe-se à classificação dos vestígios e das possíveis relações que mantêm entre si? c) Seus restos materiais são produtos da ação social? d) Arqueologia é informação? É conhecimento? Como elaborar o conhecimento? e) Como processar a informação?
2) Métodos indutivo e hipotético-dedutivo nas pesquisas arqueológicas;
3) Paradigma do particularismo histórico-culturalista;
4) Paradigmas do histórico-culturalismo e do processualismo;
5) Paradigma pós-processualista; 6) Arqueologia como ciência social;
7) Evidenciação e interpretação das estruturas (contextos) arqueológicas;
8) As abordagens teórico-metodológicas no estudo da documentação arqueológica;
9) Cadeias operatórias e sistemas tecnológicos;
10) Emprego de métodos físicos e químicos na análise da documentação arqueológico. -
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