Kursthemen
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- Programa de Formação de Professores da USP: https://www4.fe.usp.br/programa-de-formacao-de-professores/apresentacao
- Projeto Político-Pedagógico das Licenciaturas: https://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/graduacao/pppdl-2022-vl-27-01-1.pdf
- Nota: a nota final será resultado do seminário (peso 1) e dos relatórios de estágio (peso 2), que devem mobilizar as questões e referências bibliográficas das aulas para tratar do que foi proposto. -
O eixo organizador das atividades da disciplina consiste na realização do estágio pelo estudante, o que envolve não só a elaboração de uma proposta e o trabalho de estágio propriamente dito, mas também um relatório, com um conteúdo reflexivo acerca do trabalho realizado, e seu registro formal numa ficha de estágio, para o encerramento de tais atividades.
- Lei do Estágio: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm
- Orientações atualizadas: https://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/orientacoes-estcurricular-2sem2022-08ago.pdf
- Estágio (conjunto de informações): https://www4.fe.usp.br/estagios/apresentacao
- Mapa de Links e Calendário Hipertextual da Seção de Estágios: https://www4.fe.usp.br/estagiolinks
Estágio por meio do NAI (Núcleo de Avaliação Institucional da FEUSP):- NAI: https://sites.usp.br/naifeusp/
- Canal: https://www.youtube.com/
channel/UCLx02j2MKVKuKrD_ OAN7l-w/videos - Apresentação: https://www.
youtube.com/watch?v=Nyy7cYKiJ- M - Apresentação ("slides"): htt
ps://sites.usp.br/naifeusp/wp- content/uploads/sites/945/ 2022/03/PPT-Estagio-2022-1.pdf - Formulário de inscrição (para os estudantes que desejarem fazer estágio junto ao Núcleo de Avaliação Institucional, NAI-FEUSP, fazer INSCRIÇÃO ATÉ 31 DE AGOSTO): https://forms.gle/
ZsY9t3YkzN2pGo8Y9 -
A proposta de estágio deve tratar de um problema próprio do ambiente escolar (fora da sala de aula) e apresentar uma abordagem metodológica para, a partir da identificação de um certo objeto de estudo, esboçar uma resposta sustentável para o referido problema. Note-se que, para fins da avaliação dos estudantes, a realização das atividades de estágio deve resultar num relatório e numa ficha.
Em termos de dimensão, espera-se que a proposta de estágio tenha até 2.000 caracteres (uma página). Em termos de conteúdo, espera-se que apresente o problema tratado, objeto e método (incluindo referências bibliográficas preliminares), de modo a permitir ao docente: ou a autorização para a realização da proposta ou a indicação de eventuais correções necessárias para a sua realização.
A proposta de deverá ser apresentada através de arquivo, em formato PDF anexado aqui pelo Moodle, sendo o arquivo nomeado com identificação do próprio nome e sobrenome do estudante - exemplo: no meu caso, ao final ficaria "EvandroLobao.pdf"
A data de fechamento do Moodle para o envio da proposta de estágio é 12 de setembro, às 23h e 59min.
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A atividade facultativa vale até 1 ponto a mais na nota final. A ideia é que cada estudante, a partir de sua proposta de estágio, elabore considerações sobre o tema que está trabalhando, tendo em vista as propostas para a educação dos principais candidatos a presidente do Brasil. Espera-se um comentário em torno de 1000 caracteres.
O texto deverá ser apresentado através de arquivo, em formato PDF anexado aqui pelo Moodle, sendo o arquivo nomeado com identificação do próprio nome e sobrenome do estudante - exemplo: no meu caso, ao final ficaria "EvandroLobao.pdf"
A data de fechamento do Moodle para o envio do comentário é 01 de outubro, às 23h e 59min.
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30/09 – Brasil Colônia, Império, República Velha e política educacional.
SAVIANI, Dermeval [2007]. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011 [ps. 25-184)].
07/10 – Da Era Vargas à República Nova (1930-1964) e política educacional.
SAVIANI, Dermeval [2007]. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011 [ps. 187-303)].
14/10 – Ditadura Militar (1964-1985) e política educacional.
SAVIANI, Dermeval [2007]. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011 [ps. 305-424)]. -
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