Programação
-
-
Apresentação do curso - conceito de política educacional - discussão do programa e dos estágios
O eixo do curso – A EJA - principais justificativas.
Programa oficial de POEB - disponível em: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupDisciplina?sgldis=EDA0463&verdis=6
Formulario de inscrição de estágio. Data de preenchimento até 30/08.
Primeiras orientações do estágio
Trabalho sobre a escolaridade das famílias consultar anexo com texto explicativo.
_____________________________________________________________________________________________
LINKS:* Árvore genealógica: https://forms.gle/p9PLPMBbuSe31NfH6 * Inscrição estágio NAI: https://docs.google.com/forms/d/e/ 1FAIpQLScL6eJNbgGh_ Flng5HF43HRUlAGTn6tU1reiq9XitZ PtaqSCw/viewform
-
-
-
Políticas Públicas e Garantias de Direitos
Objetivo: Compreender a disciplina POEEB: “os óculos da Política”
Referências: CURY, Jamil. Direito à Educação, Direito à Igualdade, Direito à diferença.
https://www.scielo.br/j/cp/a/x6g8nsWJ4MSk6K58885J3jd/abstract/?lang=pt
MOTTA, Fernando. Administração e participação, reflexões para a educação.
In: https://www.scielo.br/j/ep/a/Z5P7stVFCMSBLBRkYRrJbJm/?lang=pt&format=pdf
-
-
-
Continuidade da discussão relativa ao direito à educação.
Leitura:
" VEIGA, Ilma Passos. INOVAÇÕES E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO:
UMA RELAÇÃO REGULATÓRIA OU EMANCIPATÓRIA? Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a02v2361Vídeo:
"Sonho com uma educação da escuta"Disponível em:
https://educacaointegral.org.br/reportagens/sonho-com-uma-educacao-da-escuta-diz-rian-santos-poeta-e-estudante-quilombola/
-
Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais. Gestão escolar/gestão do sistema/ação supervisora de planejamento ascendente - participação da comunidade.
Leitura:
KRUPPA. Sonia M. P. Sociologia da Educação Terceira Parte
Política Educacional Brasileira – avanços, limites e desafios
NACIONAL DE EDUCAÇÃO − DEMANDA E INVESTIMENTOS. In: https://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT5/GT5_Comunicacao/MagnaFranca_GT5_Integral.pdf -
A aula, a distância, visa a problematizar a necessidade de formação participativa e integrada pelos entes da federação brasileira (municípios, estados) de um Sistema Nacional Integrado e Democrático de Educação, onde a União tenha papel de articulação e de cooperação.
Vídeo antigo, mas bem explicativo em: https://campanha.org.br/o-que-fazemos/sistema-nacional-de-educacao/
Textos:
1. O Sistema Nacional de Educação, texto coletivo de 2014, produzido por: Carlos Augusto Abicalil; Carlos Roberto Jamil Cury; Luiz Fernandes Dourado e Romualdo Portela (convidados externos); Maria Beatriz Luce, Binho Marques e Flávia Nogueira (Ministério da Educação)
In : http://pne.mec.gov.br/images/pdf/sase_mec.pdf
2. FNE . O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOCUMENTO PROPOSITIVO PARA O DEBATE AMPLIADO
In: http://fne.mec.gov.br/images/doc/OSistemaNacionaldeEducacaoMinutaPreliminar.pdf
-
Saudações, pessoal.
Meu nome é Leo e terei a satisfação de estar com vocês na próxima aula, dia 29/11.
Na primeira parte da aula, montaremos a exposição de fotografias da visita à EMEF M'Boi Mirim I, então, por favor, levem suas fotos impressas.
Depois, seguiremos caminhos distintos em cada turma: à tarde, com ênfase no espaço escolar; e, à noite, na questão do território.
Por fim, vamos conversar sobre os relatórios de estágio.A ideia de trabalhar conteúdos distintos é que possam conversar nos grupos de estágio sobre os dois temas e, de alguma forma, construir uma ideia geral sobre eles. Na reunião de planejamento do NAI, achamos melhor que tentar comprimir ambos em um tempo muito pequeno de aula.
Para a turma da noite e quem mais quiser, vou deixar 3 textos do Milton Santos que passam pela questão do território para discutirmos. São textos curtos, de 5 a 6 páginas e peço que leiam um deles. Para facilitar a distribuição de quem lê qual texto, vou indicar os textos de acordo com o monitor ou a monitora de vocês.
1. SANTOS, M. O Retorno do Território. In: SANTOS, M. et al. (org.). Território: globalização e fragmentação. São Paulo, SP: Hucitec, 1994, p. 15-20. (quem estagia com Elaine ou Pedro)
Basta clicar no link abaixo para ter acesso a cada texto.
2. SANTOS, M. O papel ativo da geografia: um manifesto. Revista Território, Rio de Janeiro, n. 9, p. 103-109, 2000. (quem estagia com Marina ou Vinícius)
3. SANTOS, M. Saúde e ambiente no processo de desenvolvimento. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, n. 1, v. 8, p. 309-314, 2000. (quem estagia com Chris ou Leo)
Um abraço e até terça.