Aperçu des sections
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Aqui você deve anexar:
1) o material que desenvolveu para o sarau (pode ser adicionado só uma vez por um dos membros da equipe)
2) seus comentários sobre o sarau (exceto aqueles que entregaram em papel)
3) uma auto-avaliação sobre sua participação na disciplina e seu aprendizado
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Escreva um comentário de pelo menos 3 páginas, com suas considerações sobre 3 textos diferentes entre os textos estudados por nós, sendo que os três devem ser relativos a teorias diferentes (Movimento, Calor, Luz ou Eletromagnetismo).
Procure mostrar os conceitos, ideias ou imagens que trouxeram sentido para sua compreensão da física.
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SARAU do tempo - espaço -experimento – imaginação 28/junho e 5/julho
FOCO DO SARAU: a imaginação, seja desenvolvida em modelos de ar, calor, luz, campos eletromagnéticos, éter, seja na ideia do tempo e movimento, espaço e finitude
Inscreva-se para (veja abaixo mais sugestões):
1 – painel da linha do tempo, ilustrado, com mapas, figuras, frases
2 – mesa de experimentos referidos nos textos lidos
3 – dramatização dos modelos imaginados de calor, luz, campos eletromagnéticos através da arte dramática, gráfica, .....o que sua imaginação quiser.
DETALHAMENTO
1 – painel da linha do tempo, ilustrado, com mapas, figuras, frases
Desenho da planta do painel, com escala e proposta de estrutura
Construção do painel
Levantamento e preparação de material para ilustração
Organização do material no painel
2 – mesa de experimentos referidos nos textos lidos
Levantamento dos experimentos referidos nos textos
Levantamento no Lab de Demonstrações Ernst Hamburger dos experimentos – com Cláudio Furukawa
Organização para apresentação
3 – dramatização dos modelos imaginados de calor, luz, campos eletromagnéticos através da arte dramática, gráfica, .....o que sua imaginação quiser.
Veja os exemplos no arquivo anexo! -
Acompanhe o registro de presença e envie correção, se necessário.
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Tópicos de História da Física Clássica
2022
Qual a ideia deste curso?
- leitura de textos de alguns dos filósofos da natureza que participaram da construção da física clássica, desde a antiguidade até o século XIX, com foco nos diferentes elementos que contribuíram para essa construção: observação, filosofia, imaginação, modelo, experimentação, medida, matemática
- breve revisão prévia da teoria física atual* que tem conexão com os textos escolhidos
- breve apresentação do contexto histórico e pessoal no momento da elaboração dos textos
- debate dos textos
- construção coletiva de uma “linha do tempo” da construção da teoria que vamos investigar
- participação ativa dos estudantes, que deverão engajar-se em todos os itens acima.
*Princípios de conservação de energia e de momento linear. Gás ideal. 1ª e 2ª lei da termodinâmica. Modelos para a luz e para o calor. Experimentos e campos do eletromagnetismo. Equações de Maxwell. Equação de onda para a luz.
Avaliação: contínua, ao longo dos encontros (70%), e finalização (30%).
Nesse curso, vamos olhar para uma forma possível, particular, de refletir sobre essa questão, a partir da leitura de pequenos textos de alguns filósofos da natureza, que os escreveram em diferentes momentos da construção da teoria atual. Não se trata de um estudo histórico, no sentido de uma investigação sistemática de como conceitos, equações, experimentos e instrumentos foram concebidos e se desenvolveram, envolvendo diversos autores, em tempos diferentes, em uma determinada teoria. Trata-se da tentativa de criar um caminho, de dar significado à construção da teoria, a partir de um diálogo imaginado com alguns dos pensadores que, em seu tempo, observaram, imaginaram princípios e modelos, mediram (nem sempre) e utilizaram a matemática para representar suas medidas, imaginaram mais um pouco, escreveram equações, mediram, ..... .
É quase como um romance histórico. Em geral, conhecemos alguns fatos ou momentos da história, muitas vezes desconectados entre si, e o escritor alinhava esses fatos através de um enredo que envolve alguns personagens, inspirados talvez em pessoas reais, nos envolve com o enredo e nos leva a conectar os diversos momentos e fatos históricos e até a aprender sobre fatos que desconhecíamos.
Espero que tenhamos boas conversas!
Vera Bohomoletz Henriques
verahenriques@usp.br
11 982572895
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No estudo básico do movimento, denominado Mecânica, costumamos trabalhar com princípios de conservação: conservação de energia, conservação de momento linear e conservação de momento angular.
Vamos dar uma "espiada" no desenvolvimento inicial desta teoria, em pequenos trechos de textos escritos por
Aristóteles
Descartes
Euler
Galileu
Leibniz.
Todos os textos encontram-se logo abaixo. -
Para aula 2, em 29/março 2022.
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Para aula 2, em 29/março 2022.
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Para aula 3, em5/abril 2022.
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Para aula 3, em 5/abril 2022.
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Para aula 3 em 5/abril 2022
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Para aula 4, em 19/abril 2022.
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Para aula 4, em 19/abril 2022.
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A leitura dos textos mais antigos ganha significado se tentamos traduzir para a linguagem atual as afirmações do texto. Como nosso intuito é entrar buscar o contato dos pensadores originais com a teoria atual, a leitura pura e simples não basta. É necessário algum esforço para estabelecer essa ponte, fazendo desenhos ou colocando em equações.
Seguem algumas sugestões para sua leitura!
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Foi no estudo do calor e a partir da investigação, teórica ou prática, de máquinas térmicas, que surgiram
- o princípio de conservação de energia, sem restrições
- o conceito de entropia e de seu contínuo crescimento.
Se na construção da teoria mecânica, o fenômeno da queda dos corpos foi uma referência contínua , no desenvolvimento da teoria do calor teve papel essencial o comportamento dos gases "permanentes", hoje chamados de gases ideais.
Vamos olhar pelas frestas das janelas pelas quais viam
Lucrécio
Black
Boyle
Mayer
Carnot
Clausius
Todos os textos encontram-se logo abaixo. -
Para aula 5, em 26/abril.
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Para aula 5, em 26 de abril.
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A leitura dos textos mais antigos ganha significado se tentamos traduzir para a linguagem atual as afirmações do texto. Como nosso intuito é entrar buscar o contato dos pensadores originais com a teoria atual, a leitura pura e simples não basta. É necessário algum esforço para estabelecer essa ponte, fazendo desenhos ou colocando em equações.
Seguem algumas sugestões para sua leitura!
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Para aula 6, em 3/maio.
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Para aula 6, em 3/maio.
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Para aula 7, em 10/maio.
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Para aula 7, em 10 de maio.
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O texto de Carnot nos auxilia a compreender a importância que os livros-texto atuais dão ao seu ciclo. Ciclo que, aliás, ele descreve apenas em palavras.
Com base nos processos cíclicos, que inclui o ciclo de Carnot, Clausius inventa o conceito de entropia. Em nosso próximo encontro, vamos focar o o conceito de irreversibilidade, tão presente também nos livros texto atuais, e que é abordado por ele de forma muito precisa e simples.
No encontro seguinte, de 17/maio, trataremos de seu conceito de entropia.
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Olás,
seria legal se vocês conseguissem ler o texto que envio agora (um pouco tardiamente). Vamos discuti-lo em aula.
Neste caso, como considero que o conceito de entropia, na forma como é ensinado, traz algumas dificuldades, preparei um texto mais completo, que inclui definições atuais e o próprio texto do Clausius, com algumas perguntas inseridas no próprio texto.
Boa leitura (se possível!) e até amanhã!
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Newton e Huygens tomam partidos distintos.
Que fenômenos poderiam ser explicados por um modelo de partículas? Como?
E que modelos podem ser explicados por um modelo de ondas? Como?
Onde falha cada um destes modelos?
As questões levantadas pelos dois filósofos da natureza permanecem?
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Com Gilbert, aprendemos que é preciso separar para depois juntar: as atrações e repulsões magnéticas, que se manifestam em nível geológico, são diferentes das que acontecem com os corpos elétricos!
Von Guericke experimenta atrações e repulsões.
Com Du Fay, que podemos identificar dois tipos de eletricidade. Seu artigo lembra alguns textos básicos de Física.
Gray apresenta uma ideia de como descobrimos (a humanidade) a corrente elétrica. Será que flui na horizontal, ou somente na vertical?
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Oersted relata que viu magnetismo na corrente elétrica.
Ampére se debruça sobre este e outros experimentos e faz comparações entre fenômenos da eletrostática e da eletrodinâmica.
Faraday busca a corrente induzida por campo magnético, inspirado nos experimentos de Ampére e surpreende-se com a transitoriedade das correntes induzidas que encontra.
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