Programação

  • 1. Informações básicas

    Bem-vindxs à página da disciplina de Mecânica Quântica I. Os objetivos dessa disciplina são desenvolver os fundamentos da Mecânica Quântica com ênfase no formalismo, suas consequências e aplicações. É uma disciplina obrigatória para o Bacharelado, na sequência da disciplina de Física Quântica. De acordo com o Júpiter, o programa da disciplina consiste de:

    1. Estrutura Geral da Mecânica Quântica.
    2. Método dos operadores e sistemas de 2 níveis. Aplicação ao oscilador harmônico.
    3. A equação de Schroedinger em 3 dimensões.
    4. Campo central. Momento Angular. Átomo do Hidrogênio.
    5. Spin. Partículas idênticas. Princípio de Pauli.
    6. Teoria de Perturbação de 1ª ordem independente do tempo e suas aplicações.


    2. Aulas

    As aulas são de segunda às 8:00 e quartas às 10:00 presenciais

    3. Avaliações 

    A avaliação será feita através de listas de exercícios que devem ser entregues exclusivamente através do formulário que será disponibilizado nessa página da disciplina. Não serão aceitas entregas feitas por email, whatsapp ou qualquer outro mecanismo. As listas deverão ser feitas à mão (pode fazer em papel e escanear ou pode usar software de escrita eletrônica). Não serão aceitas listas datilografadas (Word, Latex, etc.)

    Para ser aprovado na disciplina é necessário obter a média final superior ou igual à 5,0 e frequência superior ou igual à 70%. A frequência será computada como sendo a razão entre o número de listas entregues com nota maior que zero e o número total de listas. 

    Alunos com média inferior à 5,0 mas superior ou igual à 3,0; com frequência maior ou igual à 70%; poderão fazer uma recuperação, a ser combinada no final do semestre. Neste caso, a nota final será computada como a média simples entre a media do semestre e a nota da recuperação.

    3.1. Cálculo da média final

    Serão disponibilizadas 4 listas de exercício ao longo do semestre. Cada lista terá um número variável de questões. Após a entrega serão sorteadas 4 questões para correção e, com base nelas, será atribuída uma nota para a lista.

    Será descartada a pior nota dentre as listas e a média será computada a partir das notas restantes. Deste modo, das 4 listas disponíveis, apenas 3 delas serão consideradas na composição da média. 

    3.2. Datas de entrega das listas

    As listas deverão ser entregues até as seguintes datas:

    • Lista 1 - 30/09
    • Lista 2 - 23/10
    • Lista 3 - 1/12
    • Lista 4 - 18/12


    4. Monitoria e dúvidas

    O auxílio aos estudantes da disciplina será feito através de monitorias, que terão os horários definidos assim que possível mas também através de um grupo de WhatsApp cujos interessados podem se inscrever usando o link https://chat.whatsapp.com/IFlkQlKpuIvAxGCYA9YDAQ


    5. Bibliografia

    Há vários livros textos de Quântica. Pretendo seguir uma sequência mais ou menos como apresentada no Griffths, mas com um aprofundamento maior. Vou recomendar alguns livros textos, cujos PDF's estão nesse link. Copie-os logo, não sei se vão reclamar de disponibilizar aqui

    1. Griffiths, Mecânica Quântica
    2. Liboff, Introductory Quantum Mechanics
    3. Sakurai, Modern Quantum Mechanics
    4. Cohen-Tannoudji, Quantum Mechanics
    5. Gasiorowicz, Quantum Physics