Programação
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Ferramenta utilizada apenas para a nota.
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Aqui está o exercício que discutiremos na primeira semana do curso.
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1. Faça um levantamento dos significados do conceito de “FÍSICA”.
Selecione ao menos 4 das seguintes fontes bibliográficas:
a) dicionário ou enciclopédia;
b) livros de física do Ensino Médio;
c) o livro de física utilizado na disciplina de Fundamentos de Mecânica ou Física Fundamental;
d) livro de Ensino Superior;
e) livro de divulgação científica;
f) revista de divulgação científica.
Copie as definições ou trechos que caracterizam o conceito de FÍSICA. Faça isso para cada uma das bibliografias consultadas indicando claramente a fonte da citação (autor, nome do livro, editora, data da publicação e a página em que se encontra a citação).
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Veja a autobiografia do Ramalho, um dos mais populares autores de livros didáticos de Física para o ensino médio. Leia o capítulo II.
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Alves, R. (1981). Pescadores e anzóis. In Filosofia das ciências: Introdução ao jogo e suas regras (pp. 75–88 do pdf). São Paulo: Brasiliense.
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1. Qual a relação entre teoria e experiência?
2. O que é metodologia para o autor?
3. O que você entendeu por metodologia?
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Bunge, M. (1973). Filosofia: Farol ou armadilha. In Filosofia da física (pp. 11–20). Lisboa: Edições 70.
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1. Qual a relação entre observação e realidade? (Axiomas I e II)
2. O que pode ser explicado com um fato experimental? (Axiomas III e IV)
3. O que é verdade em física? (Axiomas VI e VII)
4. O que são conceitos primitivos para o autor? Qual sua relação com a necessidade de definir conceitos? (Axioma VIII)
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Heisenberg, W. (1987). O papel da física moderna na evolução atual do pensamento humano. In Física e Filofosia (pp. 141–154). Brasília: UNB.
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1. Qual a relação entre desenvolvimento científico e dominação política?
2. Como poderia, segundo o autor, se evitar uma nova "grande guerra”?
3. Qual seria a função da ciência na integração de diferentes culturas?
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No dia 25 teremos a entrega do primeiro ensaio.
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1. O que é "ciência normal”?
2. O que é "paradigma”?
3. Como se dá o aprendizado da ciência em relação ao paradigma vigente?
4. Como um "paradigma” obtém sucesso?
5. O que existe além da ciência normal?
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Freire, P. (1996). A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. In Pedagogia do Oprimido (pp. 57–76). São Paulo: Paz e Terra.
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Freire, P. (1974). A dialogicidade como prática da liberdade. In Pedagogia do Oprimido (pp. 91–112). São Paulo: Paz e Terra.
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1. Comente alguma(s) experiência(s) de vida relacionando-a(s) com a educação bancária
2. Discuta como a concepção de diálogo para Freire está relacionada com a concepção de problematização tanto da relação homem-mundo no geral, quanto do educador-educando em particular.
3. O que é um "tema gerador" e como se relaciona com o conteúdo programático?
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1. Qual é o papel do professor do ponto de vista da Psicologia da Aprendizagem?
2. Qual a diferença entre a aprendizagem nas situações cotidianas e o aprendizado escolar?
3. Considerando o texto de C. Davis e Z. Oliveira (1994) especifique o papel do ensino e da aprendizagem nas concepções: inatista, ambientalista e interacionista (na visão de Piaget e Vygotsky).
4. Quais as principais diferenças entre as teorias de Piaget e Vygotsky?
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1. O que é um conceito? (NÃO precisa ser de acordo com o texto)
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Sexta-feira é dia do Funcionário Público, não haverá aula.
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1. Quais as principais componentes do modelo de mudança conceitual?
2. Segundo o autor o que é analogia? E qual o seu papel na ciência?
3. O que é conflito cognitivo? Dê um exemplo?
4. Por que o conflito cognitivo, por si só, não é suficiente para promover uma mudança conceitual?
5. Após criticar algumas estratégias de ensino-aprendizado o autor propõe a noção de "perfil conceitual” como alternativa de ensino e de análise da evolução conceitual dos indivíduos. Escreva o que você entendeu sobre "perfil conceitual”.