Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Ferrão Carteiro / Thiago Augusto Cardoso

Turma:

2o e 3o Ano

Relato:

Este foi nosso último encontro com os alunos do Adolfo Gordo enquanto estagiários de Práticas de Ensino. O nosso estágio nesse dia ocorreu, excepcionalmente, em uma quinta-feira das 08:00 às 12:30, pois foi o dia em que ocorreu a Feira Cultural de final de ano no colégio Adolfo Gordo e as nossas duas classes parceiras apresentaram experimentos já aplicados por nós e escolhidos por eles.

A Feira Cultural foi um evento muito bonito, atrativo e gostoso de visitar e de participar.

 

3o Ano

 

Os alunos do terceiro ano dividiram-se em quatro grupos com um experimento para cada: Montando circuitos elétricos; O campo dos ímãs; Luz, cor e matéria e Raio X.

O grupo dos circuitos elétricos montou os circuitos em série e em paralelo com lâmpadas, fios e pilhas. Surgiram algumas dúvidas quanto à passagem da corrente nos diferentes tipos de circuitos e quanto ao não funcionamento das lâmpadas quando estas foram colocadas em série. Sanamos suas dúvidas teóricas e orientamos a colocarem mais uma  pilha em série no arranjo a fim de possibilitar o acendimento de todas as lâmpadas em série.

O grupo responsável pelo experimento do campo magnético dos ímãs divertiu-se bastante brincando com a atração e repulsão entre os ímãs, e com as explicações que deram aos professores e aos outros alunos que visitaram seu experimento. Mostraram também a forma do campo magnético formado pelos ímãs através das limalhas de ferro fornecidas por nós e espalhadas sobre a folha de papel sulfite que intermediava o ímã e a limalha. Este grupo enviou-nos e-mail nas vésperas da apresentação perguntando se eles teriam que providenciar a limalha. Respondemos informando que a responsabilidade pelo fornecimento do material era nossa.

Tivemos um problema inicial com o fornecimento do material para a apresentação do grupo que apresentou o experimento “Luz, cor e matéria”. Não encontramos lá a caixa que continha os espectrômetros feitos com caixa de creme dental e nem o espectrômetro feito com tubo de PVC. Apesar disso, o grupo agiu com boa desenvoltura e explicou corretamente com segurança e alegria a teoria por trás do experimento, o que foi considerado um sucesso pelos expectadores e pelo grupo apresentador.

Consideramos que todos os grupos, do terceiro e do segundo ano, tiveram sucesso nas suas apresentações, mas o grupo responsável pelo experimento de Raio X teve um desempenho excepcional! Esse experimento não era propriamente uma atividade experimental, mas sim uma aula expositiva e uma roda de conversa que aplicamos em um dia de ausência da professora Guara. Na ocasião levamos exemplos de radiografias e fizemos uma discussão bastante proveitosa com os alunos a respeito dos raios x, sua utilização, o acidente radioativo em Goiânia nos anos 80 e também sobre a produção de radiação de altas energias e seus efeitos em tecidos biológicos. Os alunos desse grupo levaram exemplos de radiografias, colocaram-nos pendurados nas janelas, de forma que ficassem bastante visíveis e explicaram corretamente com segurança e também de forma bem dividida e articulada entre os membros do grupo. Havia fileiras de cadeiras ocupadas por olhos atentos e interessados dos outros alunos para vê-los e extremamente curiosos pelo trabalho que estavam apresentando.

2o Ano

Primeiramente atendemos os grupos do terceiro ano, pois estavam sendo visitados primeiro e dois dos quatro experimentos do segundo ano necessitavam de água gelada, a qual obteríamos com blocos de gelo levados por nós e pelos alunos.

Os meninos responsáveis pelo experimento do Equilíbrio térmico em xeque pediram ajuda na montagem dos aparatos e orientações de como poderiam aplicar a demonstração aos visitantes. Fornecemos a eles blocos de gelo para a obtenção da água fria e orientamos a respeito da utilização do ebulidor. Devido à nossa grande movimentação pela escola e à atenção que tivemos que dar a todas as montagens, não foi possível vermos a aplicação deste grupo, mas os alunos vieram ao nosso encontro no final das apresentações descrevendo as demonstrações e muito felizes com os resultados.

Os alunos responsáveis pela apresentação da Máquina térmica (ou máquina do calor) foram os primeiros a nos recepcionar quando chegamos à escola e já estavam ansiosos com a montagem do experimento. Dissemos que estava tudo correndo bem e que os auxiliaríamos na montagem e no fornecimento dos equipamentos. Apenas fornecemos o material e lembramos com eles como seria o processo de encher os bulbos de vidro com água a fim de esquentá-los e assim emitir vapor para movimentar as pás de alumínio. Observamos uma apresentação deste grupo e eles tiveram sucesso na demonstração e nas explicações. Sempre chamavam a atenção das pessoas para não ficarem na frente do bulbo que expelia vapor e água quente, pois alguns deles e um de nós, acabou se molhando.

Outra apresentação feita foi a que tratava do som: “Que som é esse?”, a qual teve participação dos integrantes até mesmo para providenciar os equipamentos necessários. Ao chegarmos na sala de aula onde ocorria a exposição os componentes já haviam montado um arranjo de garrafas de vidro com níveis crescentes de água e já estavam explicando a teoria ondulatória por trás dos efeitos observados. Fornecemos a eles também as tiras de borracha para demonstrarem os efeitos sonoros em cordas vibrantes, mas não conseguimos observar a montagem com esse aparato.

Foi muito legal a apresentação do grupo que tratou da contração térmica em latinhas de alumínio e o grande sucesso do experimento foi a falha do mesmo. Na apresentação a teoria do fenômeno foi explicada pela aluna Karina, que dominou a teoria e conseguiu materializa-la no fenômeno que deveria ser observado, porém a lata de alumínio não contraiu com o choque térmico como se era esperado apesar de os alunos esquentarem bastante previamente a latinha e colocá-la em um pote de água a aproximadamente 0o C. Foi aí que recebemos a dica do Vinicius, coordenador da escola e professor de química. O Vinicius sugeriu que, ao resfriarem a latinha, o ar estaria entrando rapidamente impedindo assim a contração da lata de alumínio. Sugeriu também que a solução seria esquentar a lata em pé e entorná-la na água fria com a boca para baixo. Os alunos seguiram essa orientação e obtiveram um resultado excelente. Diga-se que um resultado melhor do que o que obtivemos quando da nossa apresentação na sala deles.

Tiramos fotos, ajudamos nas montagens, esclarecemos dúvidas, conversamos com os alunos sobre carreiras e assistimos a várias apresentações e exposições de trabalhos. Não conseguimos assistir a tantas apresentações quanto gostaríamos porque tivemos que realizar uma grande movimentação para a montagem dos equipamentos e explicações prévias para o sucesso da exposição de cada experimento, mas foi para nós uma experiência extremamente prazerosa e enriquecedora. Foi gratificante trabalhar durante esse ano de 2013 com a professora Guara, com os alunos das nossas classes parceiras e na companhia de todos os alunos da escola e de toda a equipe da Escola Estadual Senador Adolfo Gordo.

Anexos:

Nome:

Alexander Coelho, Clístenes Mariano, Welton Valente

Turma:

Segundo ano C - EJA

Relato:

Chegamos na escola e estava acontecendo um evento de encerramento das atividades, com apresentações dos alunos da escola toda. A professora Guará, nessa ocasião, pediu para que voltássemos outro dia pra que ela pudesse responder às questões da entrevista com calma.

Anexos:

Nome:

Luis Antonio Lima Bonfim

Eduardo

Turma:

1T

Relato:

Relato da ultima atividade exercida com a turma do 1º na EJA do colégio Adolfo Gordo

Questionario.

Decidimos trabalhar com um numero reduzindo de questões, apenas três, para que os alunos pudessem aprofundar suas respostas. Imaginávamos que teríamos subsidio para uma boa analise qualitativa e talvez uma razoável analise quantitativa, com  relação as impressões obtidas pelos alunos, das atividades exercidas.

A turma estava em numero reduzido, eram oito alunos, devido ser após fechamentos das notas. De inicio, agradecemos a participação e comprometimento da turma pois, mesmo com algumas dificuldades para interpretar os dados obtidos o grupo sempre se dedicava para realizar os experimentos.

Passamos o questionário e pedimos para que tivessem total liberdade para responderem as questões, pedimos sinceridade nas argumentações. Levaram a aula toda para responderem o questionário mas infelizmente suas resposta foram em maioria evasivas.

A primeira pergunta:

“O que você achou dos experimentos aplicados...”

Em sua maioria as resposta foram superficiais,”...que foi muito bom...”, “...foi bem interessante...” mas alguns alunos apontaram a quebra da rotina, a fixação da teoria dada pelo professor através da pratica dos experimentos e um aluno mencionou a quebra da rotina matemática que o assustava.

A segunda pergunta:

“Qual foi a minha maior dificuldade...”

A maior dificuldade realmente foi a matemática, por mais que tentássemos facilitar os cálculos, entender e trabalhar com os números foi uma grande dificuldade para eles, poucos não entenderam os experimentos ou a sua execução, mas foram casos isolado, uma aluna tinha problema de concentração e entender o que estava fazendo já os demais que não entenderam, não estavam presentes nas aulas quando os temas foram trabalhados.

A terceira pergunta:

“Como relaciono a atividade na minha vida ou no mundo...”

Como na primeira as  respostas foram bem evasivas também, muito superficiais, mas alguns aluno conseguiram correlacionar os experimentos com atitudes cotidianas como dirigir, andar, levantar uma caixa, a mudança de visão sobre as grandeza físicas.

Pelo questionários, vemos uma certa dificuldade da maioria em se expressar, já em um bate papo com alguns alunos, percebemos que esse tipo de atividade é realmente importante para desenvolver e manter o interesse dos alunos nos estudos, as experimentações tanto quantos  as aulas fora das rotinas propedêuticas do ensino atual fortalecem o animo do aluno.   

Anexos:

Nome:

Wellgton Ferreira, Thiago Garcia, Thiago Jesus

Turma:

EJA - Segundo ano C

Relato:

O planejado seria ir a escola e conversar com a professora Guará sobre nossa participação nos estágios, no intuito era fazer um fechamento dos estágios na escola e ter um retorno da mesma quanto a nossa participação, no entanto ao chegarmos na escola estava ocorrendo um evento de encerramento do ano letivo e não foi possível  a conversa que queríamos ter com a professora.

Anexos: