Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Helton C. Martinez

Turma:

3ºB

Atividade:

Fechamento e avaliação

Plano de Aula:

Aqui não farei a divisão costumeira do plano de aula.

Inicialmente será entregue um questionário (anexo) com a intenção de verificar a receptividade dos alunos quanto aos trabalhos desenvolvidos pelo estágio. O questionário é uma forma de verificação mais objetiva e direta.

Após o preenchimento do questionário uma conversa mais informal sobre pontos que aparecem no questionário: infraestrutura (materiais utilizados nos experimentos, espaço de laboratório), roteiros, experimentos, experimento-top, sugestões/críticas de modo geral, análise a cerca da contribuição das aulas de laboratório no aprendizado, estagiários, avaliação da atuação do aluno no laboratório e comentários.

Roteiro: Documento Word Questionário.doc

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Atividade:

Fechamento do curso e reflexão e avaliação das aulas de laboratório de Física de 2013

Plano de Aula:

Nesta aula planeja-se realizar um fechamento do curso, com o objetivo de promover um momento de reflexão de todos os participantes – alunos, estagiários e professora - sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2013 nas aulas de laboratório.

No começo da aula será entregue um questionário, para que os alunos façam uma primeira reflexão de forma objetiva e sintética.

Em seguida, pretende-se promover uma conversa, inicialmente sobre as respostas dadas no questionário, e em seguida apresentando alguns temas de discussão relacionados ao estágio, tais como:

Infraestrutura (materiais utilizados nos experimentos, espaço do laboratório);
Roteiros;
Experimentos;
Qual experimento mais gostaram?;
Os experimentos despertaram o interesse?;
O que vocês sugeririam que tivesse sido feito de forma diferente?;
As aulas de laboratório contribuíram positiva ou negativamente para o seu aprendizado em Física? Como?;
Contribuição das aulas de laboratório para o seu entendimento dos conteúdos de Física trabalhados durante o ano;
Atuação dos estagiários da USP;
Auto-avaliação - a própria participação nas aulas de laboratório;
Comentários e críticas e sugestões de melhorias;

 

Roteiro: Documento Word Aula_5_Questionário_final_sobre_disciplina - ROTEIRO.doc

Nome:

Guilherme e Luis

Turma:

1º N e 1º O

Atividade:

Questionario e ultima aula

Plano de Aula:

A pedido do professor Rafael, os questionários foram entregues a ele para que os alunos usassem outra aula dele para responde-los.

Assim, nessa aula iremos apenas recolher os questionários, e usaremos o tempo disponível para mais uma aula com conteúdo de ensino.

Em relação ao questionário, ele possui seis questões que procuram saber do aluno se ele achou que os experimentos acrescentaram algo ao aprendizado de física, se a nossa atuação foi boa, quais experimentos foram melhores, quais foram piores, e por que. Por último, perguntamos qual dos experimentos o aluno considera que foi mais importante para ele.

Esperamos que haja uma grande diversidade de respostas, que não tenha tido um experimento que tenha sido o melhor para todos, nem que tenha tido um pior para todos. Assim como nossa participação pode ter agradado mais alguns do que outros.

 

Os vídeos selecionados para essa semana são pequenos vídeos com duração entre 1 e 3 minutos. Eles procuram fazer uma explicação breve para as perguntas mais comuns das pessoas em relação a temas ligadas a cosmologia, como 'Por que o céu é escuro a noite?' ou 'Qual o tamanho e qual a idade do Universo? E como sabem isso?'

Por não ser uma aula "obrigatória" não montamos um roteiro para que os alunos respondessem, e iremos apenas discutir com os eles sobre os vídeos.

Roteiro: Documento Word Quest Professores.doc

Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°B e 1°C

Atividade:

Autoavaliação

Plano de Aula:

Aplicação das questões (autoavaliação) discutidas junto à monitora na oficina.

Roteiro: Documento Word avaliação nicão.doc

Nome:

Vera Carneiro B. Oliveira

Turma:

1a. F - Ensino Médio

Atividade:

Experimento 10 A Eclipse e o movimento dos satélites e planetas Parte II

Plano de Aula:

 

Objetivo:

 

darmos contnuidade ao experimento 10 - construção de uma elipse

no papel milimetrado.

Os alunos que fizeram em casa terão oportunidade de construirem o

gráfico em excel, conforme apostila do colega Walter - no blog da

escola - com o monitor.

Roteiro: