Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Eusébio Adão/Dhienes Rocha Moura Quirino/Henrique Furia Silva

Turma:

3ºA , 3ºB , 3ºC e 3ºD

Relato:

Iniciamos o experimento destacando o título e entregando o questionário. Além disso, alertamos os alunos a respeito dos materiais utilizados, os alunos tinham que tomar cuidado para não quebrar alguns objetos de vidro e tomar cuidado com o lâmpada UVC, pois esta emitia radiação,

Então os alunos começaram a atritar o bastão de vidro no papel e realizavam os três processos  de eletrização básica no eletroscópo, por indução, por contato e por atrito. E também atritaram o canudo de plástico no papel. Quando atritaram o bastão de vidro no pepel, viram que as folhas metálicas dentro do eletroscópio começavam a abrir; (eletrização por indução), e atritando o canudo de plástico no papel viram que as folhas metálicas dentro do eletroscópio começava a fechar;( eletrização por indução). Os três processos de eletrização pelos dois materiais foram analizados pelos alunos e comentados no questionário. A lâmpada UVC também foi utilizada para a demonstração do processo de eletrização.

Anexos:

Nome:

Patricia e Priscila

Turma:

1º ano I

Relato:
Anexos: Documento PDF relatorio11.pdf

Nome:

Claudemir

Cassiano

Eduardo

Turma:

2ºF

Relato:

Relato do Plano de Aula 11 – Lentes e o Olho Humano

 Primeiramente iremos relatar que não foi possível realizar o experimento do plano de aula 11, pois não estavam presentes os materiais separados. Tínhamos como objetivos usá-los para desenvolver os conceitos de lentes convergente e divergente, bem como também falar do olho humano.  Perguntamos para o pessoal da direção, e ninguém sabia onde estava, pelo menos no lugar que era para estar, não estava. Enfim, tomando algumas providencias, resolvemos apresentar os conceitos do roteiro numa aula teórica. E como proposta do professor, ele havia sugerido que realizássemos o mesmo experimento na quarta-feira seguinte com o material. Achamos bacana a ideia, pois pelo que pareceu os alunos na aula estavam “curiosos” com o assunto. E entre nós estagiários, combinamos em realizar a experiência “de novo” e, faríamos uma série de perguntas gerais a respeito de todas as experiências realizadas até esta última, já que será nossa última ida para o colégio.

Neste dia havia poucos alunos, em média uns 25. No início, um de nós ficou responsável para dar uma pequena introdução teórica sobre a experiência, enquanto o outro estagiário ia procurar saber onde se encontrava a caixa dos materiais. Paramos por um momento quando soubemos que a caixa não havia sido encontrada, então foi decidido que daríamos a aula teórica, já que não era possível outra solução. Quando a aula acabou, conversamos com o professor, e dizemos o que iríamos trazer para enriquecer a aula, o professor gostou da proposta e nos deu a liberdade de realizarmos a experiência novamente na próxima quarta-feira. Após a aula terminar, fomos para a outra sala acompanhar as outras estagiárias. Elas tinham como proposta falar das fases da Lua, no inicio a sala não interagia com a proposta da atividade, ficavam brincando com as lanternas, jogando um na cara do outro. O material utilizado, e a sala escolhida para que pudesse apagar as luzes, possibilitou um ambiente novo e dinâmico para aplicar o experimento. Alguns grupos conseguiram desenvolver e analisar os casos de Lua Cheia, Nova, Crescente e Decrescente. Mas faltando uns cinco minutos para o fim da aula, eles saíram antes do sinal do colégio tocar. 

 

Na semana seguinte...

Voltamos para a escola ontem, 13/11/2013, para realizar nossa última visita à escola e fazer o experimento que na semana passada não conseguimos realizar, pois nosso material não foi encontrado na escola.
Ao chegarmos na escola percebemos uma movimentação diferente, com palco montado no pátio e cadeiras instaladas ao seu redor.  Isso já nos desanimou,  pois intuitivamente já supomos que não haveria aula.
Conversamos com a coordenadora Filó que estava muito ocupada e mal nos deu atenção, pois ela estava arrumando para os preparativos do evento, e nos disse que haveria uma comemoração na escola e não haveria as duas primeiras aulas.
Encontramos o professor Giba logo depois que nos informou que nem mesmo ele estava ciente deste evento. Também ficou chateado pois ele precisava fazer alguns fechamentos com sua turma e não dará tempo.
Conversamos com ele de uma possível futura data para realizar nossa última visita. Não há mais data. As próximas aulas que se seguem serão utilizadas para a realização de provão, Saresp e também haverá feriados.
Contudo nos ficou a frustração de um trabalho não terminado (que me parece ter sido essa sensação do professor Giba também). Nem conseguimos sequer realizar a avaliação final que pretendíamos.
Anexos:

Nome:

Adriana, Caio, Edson e Mariana

Turma:

2ºI e 1ºH

Relato:

Experimento no 2ºG

Iniciamos a experiência com uma breve explicação sobre a refração da luz e os desvios que podem ocorrer na trajetória da mesma ao utilizarmos lentes, então distribuímos o material aos alunos e nos separamos na sala, explicando a cada grupo como prosseguir na experiência, esta é uma forma adotada pelos estagiários pois percebemos que assim os alunos não fazem tanta bagunça e participam mais da atividade.

Neste experiemento utilizamos uma lanterna, um pote de sorvete com fendas por onde a luz deveria passar e na frente dessas fendas os alunos deveriam colocar um pote de vidro com água, depois lentes côncavas e convexas.

Os alunos apresentaram uma certa dificuldade na manipulação do material, então foi necessário que cada um de nós (estagiários do grupo), dessem uma maior atenção aos alunos trabalhando com cada grupo e auxiliando-os a fazer cada etapa do experimento, para que conseguissem atingir os objetivos propostos.

A maioria dos alunos queriam realmente visualizar as linhas que se formavam quando a luz passava pela lente côncava e convexa.

Mesmo com a dificuldade inicial com a manipulação do material utizado, foi muito produtiva a aula e interessante ver a curiosidade dos alunos ser despertada a ponto de ficaram até o sinal bater concentrados no experimento.

     

Relato sobre o estágio da Rosângela e Diego

Os estagiários, Rosângela e Diego utilizaram a sala e passaram um documentário sobre Energia Escura da History Channel, este assunto foi solicitado pelo professor como atividade para os alunos do 1H.

No início do documentário os alunos conversavam e aos poucos foram ficando interessados com as imagens do Universo e com as explicações sobre o assunto. Os alunos fizeram perguntas que foram respondidas pelos estagiários.

O professor acha muito importante a abordagem destes assuntos pelos estagiários.

O professor ao final da aula disse que gostou de trabalhar conosco durante o ano pois os seus alunos tiveram uma noção maior dos assuntos relacionados à física quando comparados às outras turmas da escola.

Foi muito bom ver que o professor gostou de nosso trabalho e da nossa participação em suas aulas e o quanto isto foi importante para os alunos.

 

Anexos:

Nome:

Rosangela e Diego

Turma:

1º H

Relato:

Os alunos assistiram ao vídeo e tiveram explicação detalhada sobre  matéria escura.

O professor  Giba gostou  do filme , pois, o mesmo exemplifica dados e informações atualizadas das quais ele desconhecia.

No geral a apresentação agradou e foi satisfatória.

Observação:

O Diego selecionou este filme e poderá dizer com detalhe o que o motivou na escolha do filme apresentado e, particularmente qual foi a expectativa dele com relação aos alunos e da surpresa de ouvir o professor dizer que considerou o filme excelente e atualizado. 

Anexos:

Nome:
Andre Luiz
Turma:
1G
Relato:
Fiz um descrição da teoria do big-bang que o professor já havia explicado em aulas expositivas e través de um filme. Para fortalecer a compreensão dos alunos, buscamos fomentar uma discussão com a classe toda, sobre as características e conceits desta teoria, e uma maneira de representar a expansão do universo na superfície de uma bexiga. Foi verificado que os alunos facilmente divergiam do tema proposto, trazendo assuntos desde religião até de matérias em programas jornalísticos sobre teorias criacionistas do universo, e informações sobre outros planetas e galáxias. Respeitando esse momento dos alunos, o Giba e eu tentamos fazer o link com a experiência proposta. Após essa discussão entregamos os materiais para os alunos e novamente dividimos a sala em grupos. A experiência foi realizada com sucesso, por que os alunos entenderam que essa é uma representação de como pode ter sido a origem do universo, porém não é a única explicação possível. O único aspecto a melhorar é a discussão das limitações da teoria, que não conseguimos aprofundar muito até pelo tempo.
Anexos:

Nome:

Diego E Rosangela

Turma:

1 H

Relato:

Os alunos assistiram a um documentário muito interessante e didático sobre matéria escura, chamado justamente Matéria escura, passado no canal History Chanel.

O vídeo foi escolhido pois atrai quem o está assistindo com indagações e questões abertas, além de uma riqueza de imagens que realmente chamam atenção.

E assim foi, no início os alunos estavam um tanto dispoersos, mas logo no início foram prestando atenção no vídeo e nas pausas com explicações que eu fazia. No final, todos aprenderam novos tópicos e fizeram muitas perguntas, que só pararam devido ao fim da aula e vontade de ir embora, afinal a aula é no último horário das quartas-feiras.

Fato relevante e satisfatório foi o feedback do professor Giba ao término da aula, que confessou que aprendeu algumas coisas no vídeo inclusive, como o conceito dos hipions e que ficou muito feliz com o conteúdo que o ajudamos a transmitir aos alunos.

 

Aos interessados, segue link do vídeo extraido da internet:

Anexos: