Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Oliveira, Renato Oliveira, Ricardo Pires

Turma:

2º EJA Noturno

Atividade:

Calor específico - As Brisas

Plano de Aula:

Vamos trabalhar sobre absorção de calor por diferentes materiais, neste caso, água e areia.

Entregaremos o roteiro com um pequeno texto introdutório sobre as brisas marítimas, que podem ser facilmente observadas quando estamos à beira-mar.

A ideia é que os alunos percebam que há diferença entre a absorção e a liberação de calor e da importancia disso no nosso dia a dia.

Desejamos que os alunos sejam mais observadores durante a realização do experimento realizando as anotações e depois respondendo as questões e discutam conosco ao final da aula.

Roteiro: Documento Word Calor Especifico - As brisas.doc

Nome:

Alexander Coelho, Clístenes Mariano, Welton Valente, Welgton, Thiago Garcia, Thiago Jesus

Turma:

Segundo Ano do Ensino Médio - EJA

Atividade:

Termoscópio de Galileu - Continuação

Plano de Aula:

Objetivos:

 A partir da observação de alguns fenômenos que envolvam calor, expor as ideias principais da Teoria Cinético- Molecular

 Pré-requisitos:

- Conhecer as Leis de Newton

- Saber que a matéria é composta por átomos.

 

Dinâmica da aula:

 

Iremos continuar a sequëncia de experimentos que tematizam a teoria cinético - molecular.

Apresentação:

 

Iremos começar retomando o experimento anterior (latinha que se amassa - vide aula anterior).Em seguida, distribuiremos as fichas com a atividade e dizemos que essa atividade nos permitirá saber melhor como o termômetro funciona, e o que é o calor.

 

Organização:

 

Os alunos deverão ser separados em 6 grupos de no máximo 4 pessoas. Cada aluno deve possuir o roteiro do experimento, e deve registrar suas observações e hipóteses tal como solicitado pelo roteiro.

 

Comanda:

 

Roteiro do experimento (anexo) .

 

Possíveis dificuldades:

 -       Dificuldade para imaginar espaço vazio entre os átomos.

-       Dificuldade para conceber o movimento dos átomos em cada estado físico.

 

Respostas esperadas:

 

Espera-se que os alunos consigam, depois da observação do termoscópio e da exposição do professor, reconhecer qual agente amassa a lata no experimento demostrado pelo professor.

 

Fechamento e síntese:

 

            O professor pede que os alunos leiam suas respostas da questão 8 e discute as respostas.

Roteiro: Documento Word Termoscópio.doc

Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiago Augusto Cardoso

Turma:

2o. e 3o. ano

Atividade:

Ajudar os alunos a escolherem um experimento e se prepararem para a apresentação na feira cultural e científica que ocorrerá em 2 semanas

Plano de Aula:

O objetivo desta aula como já acordado com a professora parceira Guará é de ajudarmos os alunos a escolherem um dos roteiros por nós elaborados e que já apresentamos durante o ano para que eles próprios apresentem na feira cultural e científica para os demais alunos do Adolfo Gordo.

Decidimos que dividiremos a sala de aula em 4 ou 5 grupos e estes devem escolher entre os 8 experimentos que nós novamente levaremos e apresentaremos para eles onde pretendemos que cada grupo escolha um dos experimentos.

Nosso objetivo é relembrá-los de cada experimento e o conceito que foi abordado com ele. Daremos todo o suporte e levaremos os materiais, porém caberá aos alunos nestas duas semanas entrarem em contato conosco por e-mail e estudarem os roteiros que já estão de posse dos alunos. Estaremos auxiliando em quaisquer dúvidas que surgirem.

Roteiro:

Nome:

Daniela Benites e Marcos Bonaldi

Turma:

3o EJA

Atividade:

Mapeando as linhas de campo

Plano de Aula:

 Mapeando as linhas de campo

Objetivos

Dar aos alunos uma introdução ao Eletromagnetismo, dado que o curso para o EJA se limita à Eletricidade.

A ideia deste experimento é, além de introduzir os conceitos básicos de  campo magnético, fazer com que o alunos  perceba a existência das linhas de campo e sua organização com relação aos polos do ímã.

 

Pré-requisitos 

Para este experimento, não é necessário que os alunos tenham nenhum conhecimento prévio profundamente sistematizado.

Espera-se que o conhecimento  seja construído ao longo da atividade, no entanto as concepções prévias dos alunos serão consideradas.

 

 

Procedimentos

  • Breve explicação acerca atividade a ser desenvolvida;
  • Divisão da turma em grupos;
  • Execução das atividades do roteiro;
  • Fechamento da aula,  com explicações acerca do campo magnético e linhas de campo.

Roteiro: Documento Word Mapeando as linhas de campo.doc