Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Thiago Curi

Turma:

7B

Atividade:

Feira de Ciências

Plano de Aula:

Na proxima aula levarei os 5 experimentos que os alunos trabalharam em grupo para a feira de ciências. Fiz um roteiro explicando de forma simples como preparar as experiências e com perguntas essenciais que eles deverão saber responder para a feira.
Planejo esclarecer algumas dúvidas que os alunos possam ter e ajudá-los a montar os experimentos. Acho que o tempo ficará um pouco a pertado, principalmente se os alunos não colaborarem, mas se a professora Elis estiver presente como na aula anterior creio que dará tudo certo.

Roteiro: Documento Word feira de ciencias.doc

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Turma:

7º e 9º anos

Atividade:

Feira de Ciências e Aplicação de questionários

Plano de Aula:

Objetivos: Aplicar questionário sobre as aulas de laboratório e preparar os alunos para a feira de ciências.

 

Dinâmica da atividade: Iniciaremos a aula aplicando o questionário (em anexo) sobre o que os alunos acharam das aulas do laboratório e para termos um feedback de nosso trabalho. Orientaremos os alunos a não se identificarem e responderem com sinceridade às perguntas.

Acabada essa atividade, daremos prosseguimento aos assuntos pertinentes à feira de ciências. No 7º ano, tentaremos construir com eles um dado gigante para o tabuleiro humano. No 9º, daremos orientações para a pesquisa dos temas e confecção dos cartazes.

 

Respostas esperadas: Espera-se que os alunos respondam ao questionários com sinceridade e que sejam capazes de expressar suas opiniões.

Roteiro: Documento Word AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS - Sofia, Gabi e Natasha.doc

Nome:

Jean

Turma:

8A e 6A

Atividade:

Feira de Ciências

Plano de Aula:

Nesta semana levarei os materiais para os alunos começarem a montagem dos experimentos para a feira de ciencias.

Há uma quantidade reduzida de material, já que a grande parte ddele pode muito bem ser providenciada pelos alunos, devido a facilidade de encontrá-los.

Não há roteiro para essa semana já que somente acompanharei o desenvolvimennto da atividade.

Roteiro:

Nome:

Mariana Cardoso Menquinelli

Ana Carolina Oliveira de Souza

Turma:

6° e 8°

Atividade:

Feira de Ciências

Plano de Aula:

Turma: 6°

Experiência: Feira de Ciências

Plano de Aula:

Levaremos todas as experiências levantadas na última aula:

-Efeito Estufa

-Energia dos Alimentos

-Foguete de água

- Satélites e Planetas

Como muitos alunos faltaram na última aula levaremos também a experiência dosistema respiratório.

Deixaremos em uma bancada os experimentos com os roteiros e iremos ajudar os grupos principalmente questionando sobre a pesquisa e os cartazes necessários para a exposição.

 

Turma: 8°

Experiência: Feira de Ciências

Plano de Aula:

Levaremos todas as experiências levantadas na última aula:

- Periscópio

- Braço hidráulico

- Usina heólica

Pesquisamos vídeos sobre experiências com usinas termoelétricas e não achamos seguro realizar essa experiência. Assim o substituimos para a usina heólica, mas o material necessário não á no laboratório. Acreditamos, principalmente devido a falta de entusiasmo dos alunos que essas experiências não saíram tão fácil, acreditamos que os alunos vão esperar o tudo começado e fácil de montar.

Para as experiências da usina heólica e o braço hidráulico achamos melhor gravar em um DVD vídeos orientando passo a passo dos experimentos. Segue o Link para os vídeos:

Roteiro:

Nome:

Mariana De Marchi e Walter Leopoldo

Turma:
Atividade:

9A

Plano de Aula:

Atividade

Continuar com os preparativos para a feira de ciências e coletar as respostas do questionário de auto-avaliação.

Objetivos

Continuar encaminhando o trabalho dos alunos, preparando para expor os trabalhos na feira. Passar o questionário para os alunos e obter as respostas.

Dinâmica da atividade

                - Verificação do progresso dos alunos.

                - Auxílio na montagem e explicação dos experimentos.

                - 30 minutos finais de aula: entrega dos questionários.

Possíveis dificuldades

Relacionamento dos alunos com os estagiários e a professora. Pode ser que, novamente, os alunos não se interessem pela feira ou pelo questionário. 

Roteiro: