Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Carteiro / Thiago Augusto

Turma:

3o Ano

Relato:

 

A professora Guara havia avisado-nos que não compareceria nesse dia e perguntou se aplicaríamos sozinhos as atividades ou adiaríamos nossa visita. Respondemos que aplicaríamos sozinhos.

No terceiro ano aplicamos o experimento que tratava de espectroscopia. Distribuímos os roteiros e os aparatos, pedimos para que lessem os roteiros e começassem a desenvolver a atividade.

Passados aproximadamente 15 minutos, começamos a explicação oral sobre a atividade e como a técnica da espectroscopia é usada para determinar os elementos químicos formadores de substâncias gasosas, líquidas e sólidas. Fizemos referência ao seriado televisivo C.S.I. e como as personagens utilizavam o método explicado por nós para rastrear substâncias e ajudar a solucionar crimes.

Como a professora não estava presente, recolhemos os roteiros preenchidos para entregar a ela posteriormente. Com os roteiros em mãos, verificamos as respostas dadas pelos alunos e constatamos que, apesar de alguns erros, a nossa atividade foi proveitosa e entendida pela maioria dos alunos. Mesmo com a professora ausente a aula transcorreu sem dificuldades.

Anexos:

Nome:

Mário Carteiro / Thiago Augusto

Turma:

2o Ano

Relato:

Finalizamos a aula com o terceiro ano cinco minutos antes do final oficial previsto pelo horário deles, pois sabíamos que se chegássemos na hora marcada, os alunos do segundo ano se evadiriam devido à ausência da professora Guara.

Chegamos a tempo de impedir a evasão da sala do segundo ano, mas mesmo assim duas meninas saíram antes de começarmos a aula. Ao entrarmos na sala os alunos estavam acabando de copiar da lousa a atividade proposta pelo professor de matemática. Esperamos o término da cópia e começamos a distribuição dos roteiros.

Os alunos perguntaram se seria novamente sobre o som, então dissemos que desta vez seria sobre óptica e lentes. Encaminhamos a teoria e os procedimentos experimentais e pedimos para que encaminhassem a ação. No decorrer do experimento explicamos sobre lasers, óptica da visão e utilização das lentes.

No final recolhemos os roteiros preenchidos e isso nos permitiu verificar as respostas dadas e concluir que os alunos, em sua maioria, conseguiram compreender os conceitos que desejávamos transmitir. Apesar da ausência da professora, não tivemos nenhum problema com a sala, tanto de disciplina quanto de eficiência no trabalho desenvolvido.

Anexos:

Nome:

Alexander Brilhante Coelho, Clístenes Mariano, Welton Valente

Turma:

Segundo Ano do Ensino Médio - EJA

Relato:

Iniciamos a aula conversando a respeito das formas de enerigia que os alunos conheciam e pedindo para que os alunos pensassem em processos de conversão. Falamos brevemente de cada forma de energia e, em seguida, dissemos que irímos focar na compreensão da natureza do calor.

Sobre o calor, poucos alunos disseram saber o que era. Depois de alguns minutos, uma aluno lembrou que o calor está relacionado à existencia de partículas em movimento. Pedimos para que os alunos tentassem explicar como que estariam as partículas no estado sólido, líquido e no gasoso, como seria o movimento dessas partículas.

Em seguida, pedimos para que os alunos descrevessem e explicassem o fenömeno da guia do experimento (laitnha de refrigerande vazia aquecida e em seguida tampada amassa quando resfria).

Apareceram várias tentativas de explicação utilizando a teoria cinético-molecular. Os alunos ficaram de entregar para a professora um pequeno texto com a descrição e com a explicação.

Não houve tempo de fazer o experimento do termoscópio.

 

Anexos:

Nome:

Daniela Benites

Marcos Santos Bonaldi

Turma:

3º EJA

Relato:

Décima segunda visita (22/10) a E.E. Senador Adolfo Gordo

Experimento: Efeito Joule

 

Nossa nova rotina (aula as 20:30) favorece o preparo da aula, chegamos antes e podemos conversar, repassar e ter novas idéias. Isso acaba sendo positivo.

Entramos na sala, que está com mais alunos do que o semestre passado, formamos os já rotineiros 6 grupos que tem praticamente alunos “fixos” e outros que não estavam no semestre anterior ou que vem menos que se encaixam nos grupos já estabelecidos.

Roteiros distribuídos. Ao contrário das outras vezes, deixamos o s alunos a vontade para seguir o roteiro e fomos acompanhando as dúvidas e questões gerais. Desta vez optamos também por passagens mais simples, que unidas as respectivas conclusões dariam a resposta da pergunta geral. Essa turma, como sempre, participou bem e inclusive lembraram de experimentos do outro semestre, em que o tema era calor, conectando com o que estávamos fazendo (efeito Joule).

Roteiros respondidos, objetivos alcançados, finalizamos mais uma visita.

Anexos:

Nome:

Mario Oliveira, Renato Oliveira, Ricardo Pires

Turma:

2º Ano Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Relato:

Iniciamos a atividade separando a sala em 3 grandes grupos. Fizemos uma breve introdução teórica e distribuímos os materiais.

 

Os alunos fizeram a pesagem das bolinhas, uma de vidro e outra de metal, que possuíam a mesma massa. Também anotaram a temperatura ambiente.

 

Em seguida, colocamos todas as bolinhas em uma mesma vasilha para ferver. Após 5 minutos de fervura, devolvemos as bolinhas aos alunos, e eles efetuaram todas as medidas de temperatura de tempos em tempos, conforme solicitado no roteiro.

 

Para surpresa de todos, a liberação de calor da bolinha de vidro foi maior que a bolinha de metal, isto é, a água onde estava a bolinha de vidro esquentou mais rapidamente que a água onde estava a bolinha de metal.


Nesta aula, ainda foi exposto aos alunos uma comparação entre a temperatura dos alimentos, e o quanto diferentes legumes, por exemplo, possuem temperaturas muito diferentes, apesar de estarem cozidas numa mesma panela.

Anexos:

Nome:

Wellgton Ferreira, Thiago Garcia, Thiago Jesus

Turma:

Segundo Ano - EJA- turma C

Relato:

GRUPO: Wellgton Ferreira da Silva, Thiago Garcia, Thiago Jesus

RELATO DA 12 - AULA DE INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ADOLFO GORDO

Iniciamos a aula falando sobre as várias formas de energia existentes em nosso mundo, como a energia sonora, luminosa , elétrica, química, cinética, potencial, solar, nuclear etc. Demos uma visão geral das formas de energia e onde elas estavam presentes e falamos de como uma forma de energia pode, muitas vezes, ser convertida em outra. Apesar de falar novamente de forma genérica sobre energia, falamos novamente sobre o calor, mas, dessa vez de um ponto de vista mais microscópico. Falamos de energia do ponto de vista molecular, falamos também dos diferentes estados físicos da matéria e como o calor influi para o estado de agregação da mesma. Realizamos um experimento onde uma latinha de refrigerante era amassada depois de ser aquecida e depois resfriada. Varias explicações foram formuladas pelos alunos. Aproveitamos a oportunidade para ligar, de certa forma, a termodinâmica a mecânica, já que alguém causaria uma força que amassaria a lata, ficou então a questão sobre quem causava essa força. Foi aplicado um questionário que os alunos entregariam para a professora Guará.



Anexos: