Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Andre e Fernando

Turma:

1G

Relato:

O Objetivo desta experiência era intriduzir aos alunos alunos a unidade de medida ano-luz.

Para tanto, preparamos a primeira parte da experi~encia via-lactea, onde através de desenhos e comparações representamos nossa galaxia em escala aproximada.

Porém tivemos algumas dificuldades. A primeira foi a de que eu, André cheguei alguns minutos atrasado. A segunda foi de que, suponde ser um experimento mais simples, passamos um video de 14 minutos. Porém ao final da aula, verificamos que o tempo ficou reduzido. A terceira foi de que os roteiros nao foram enviados junto com os experimentos.

Porém mesmo assim conseguimos realizar com os alunos uma breve discussão sobre a necessidade de se utilizar o ano-luz como unidade de medida para distâncias a nível de galaxia. 

Anexos:

Nome:

Henrique Furia da silva / Eusébio Adão

Turma:

2ºC

Relato:

Iniciamos a aula destacando o título do experimento e entregando uma folha com questões relacionadas ao experimento (Periscópio).

O objetivo deste experimento era construir imagens formadas em espelhos planos, e conhecer regras para formar estas imagens.

Para a compreensão do fenomeno realizado no experimento, era fundamental que os alunos recordassem os três princípios ou leis da ótica;

1ª) a luz se propaga em linha reta; 2ª) quando dois ou mais raios de luz se cruzam, cada um segue sua trajetória, como se os outros não existissem;

3ª) A trajetória da luz independe do sentido do percurso.

Os alunos receberam os materias: 2 espelhos planos, cola quente ou fita dupla face, papel cartão. Em seguida começaram a montar o periscópio e responder o questionário.

Anexos:

Nome:

Eusébio Adão/Henrique Furia Silva/ Dhienes Rocha Moura Quirino

Turma:

3ºA, 3ºB, 3ºC e 3ºD

Relato:

O objetivo deste experimento era fazer que os alunos observassem todas as estrelas, para concluirem que as estrelas não são iguais, e entender a força gravitacional que age há todo instante entre duas particulas,

Anexos:

Nome:

Cassiano, Claudemir e Eduardo

Turma:

2 ° F, 1° I

Relato:

 2° F

O objetivo desta aula foi demonstrar um pouco da natureza da luz e alguns de seus fenômenos.

Para isso solicitamos previamente uma sala com que pudéssemos apagar a luz para que tivéssemos o efeito esperado por nossa expediência proposta e, diferente da outra vez que tivemos problemas, conseguimos uma sala bem legal para a realização do experimento.

Foi realizada a experiência em uma sala de leitura, que não conhecíamos. Aliás, nem o professor conhecia. É uma sala perfeita para a realização de experimentos.

Esse fator se mostrou favoravel. Nessa nova sala, os alunos não tinha seus "lugares" cativos, e por isso foi mais facil formar os grupos.

Na experiência proposta tivemos a participação da sala, mas muitos não estavam com interesse em participar.  Começamos com uma conversa, sobre a luz, uma discussão que pretendíamos conhecer seus conceitos.  Foi interessante.  Já durante a realização da experiência fizemos diferente do que fizemos ao longo do ano, pois realizamos uma experiência de apresentação, a qual todos poderiam visualizar e até experimentar, mas era uma única aparelhagem, eles não tiveram a curiosidade de se levantar e realizar a experiência, ficaram olhando.

O que deu errado do planejado (o que sinceramente já esperávamos) é que o roteiro ficou muito grande para uma aula. Eram três etapas, sendo duas experiências de fato. Mas como o objetivo era provocar a discussão sobre o tema logo em seguida a cada experiência, já tinha em mente que poderia deixar a última parte sobre refração para a próxima aula. Fizemos uma pequena demonstração sobre o tema que aprofundaremos na aula seguinte.

De toda forma foi uma experiência diferente que adotamos das outras aulas, pois o tema “Fonte de luz-Conceito e seus fenômenos” pedia uma introdução com discussões ao longo da experiência e um desfecho com uma conclusão sobre o trabalho realizado, diferente que nos experimentos em sala de aula que tratamos dos grupos individualmente, pois a turma era muito difícil.

Acho que, como em todas as aulas que realizamos, tiramos muitos aprendizados com nossos erros e frustrações, e a cada aula nos deparamos com situações diferentes que buscamos melhorar para ensinar melhor.

 

1° I

A aula do 1° I realizada pela Patrícia e pela Priscila foi muito interessante, diferente de todas as aulas que já realizamos ou assistimos. E deu muito certo.

Foi diferente porque não foi realizada nenhuma experiência de fato, até pela dificuldade do tema. Elas vieram com uma proposta de entender o que os alunos têm de conhecimento pré- estabelecido sobre o planeta Terra, em sua estrutura macro e onde nele vivemos.

Foi muito simples e muito legal. Dividiram em cinco grupos e cada grupo deveria desenhar o planeta Terra e as pessoas nele.

Depois eles fizeram na lousa seus desenhos e cada grupo falou sobre o que fizeram.

Vimos de tudo nos desenhos. Cada um dos grupos fizeram desenhos que não representam a realidade. Pareciam que as pessoas estavam dentro do planeta, inclusive um dos grupos desenhou o céu como parte de dentro do planeta.

Ao final eles fizeram uma discussão e, com um globo terrestre e uns bonequinhos, demonstraram e explicaram o que é o planeta e onde nele vivemos.

 

Anexos:

Nome:

Patricia e Priscila

Turma:

1º col I

Relato:
Anexos: Documento PDF relatorio10.pdf

Nome:

Bruna e Stevan

Turma:

5ª C e D

Relato:

Demos inicio a atividade de fechamento da disciplina que irá se estender até o fim do estágio pois se trata de uma experiência um tanto quanto longa para ser efetuada em apenas um dia.

Então optamos por passar dois videos e mostrar algumas fotos doque iriamos fazer nas aulas que iriam vir em seguida. O fato de termos que utilizar recursos audio visuais nessa aula gerou uma dificuldade que foi a conversa com as inspetoras e diretora pois a sala de video estava em reforma e então tivemos que utilizar uma sala que estava sendo usada para deposito de material didático, para nossa surpresa a escola tinha a disposição um data show e uma caixa de som ambos em otimo estado oque não dificultou a aula, a dificuldade maior mesmo foi o espaço fisico da sala pois os alunos tiveram que se apertar.

Tivemos uma conversa introdutária na sala de aula antes de descer para apresentar o video oque deixou os alunos com duvidas a respeito doque se tratava a atividade mas isso era esperado uma vez que queriamos despertar o interesse dos alunos.

Ficamos espandados com a organização que os alunos desceram para a sala que iriamos pasar os videos pois estavamos esperando um descontrole em ambas as turmas mas a professora Marymar acretitamos que teve uma conversa prévia que facilitou e muito o nosso trabalho. Os alunos se comportaram muito bem durante os videos e não houve disperção ou conversas.

Após os videos abrimos uma roda de conversa para definir oque iriamos desenhar ou escrever nas paredes da escola uma vez que nossa atividade exige esse consenso por parte dos alunos nessa hora percebemos que o fato dos alunos não estarem habituados com esse tipo de liberdade pois se mostraram timidos ao expressar suas idéias então a discução demorou um pouco para se desenrolar uma vez que os alunos ficavam esperando nossas sugestões, uma vez rompida essa barreira inicial os alunos se soltaram e em ambas as turmas chegaram a um consenso que foi definido entre eles sem o auxilio nosso ou da Marymar pois esse era o objetivo de gerar uma autonomia por parte dos alunos, em uma das turmas tivemos que ter uma conversa sobre alguns temas sugeridos pois eram depreciativos mas isso abriu margem para uma discução ainda maior pois retratou a imagem da escola  vista pelos alunos oque foi muito interessante pois possibilitou a eu e a Bruna tirarmos conclusões que esta escola em especifico não preza pelo bem estar de seus alunos. 

Anexos:

Nome:

Mariana, Caio, Adriana e Edson

Turma:

2G

Relato:

Foi realizada a atividade de estágio nesta quarta feira 23 de outubro referente a trajetória e reflexão da luz

     Fizemos uma demonstração com pó de giz e o laser para que os alunos pudessem observar a trajetória retilinea da luz. O experimento foi realizado na sala de baixo, assim como na aula anterior, do dia 09 de outubro. Dessa forma, pudemos apagar a luz e desenvolver a exepriencia de forma satisfatória.

O material foi distribuido e os alunos responderam a primeira questão, que perguntava o que eles observaram quando jogamos pó de giz e apontamos o laser. Eles responderam sem muitas dificuldades, até porque já haviamos explicado e demonstrado o conceito aqui colocado.

Para a segunda pergunta, distribuimos para cada grupo, 1 lanterna, 1 espelho, 1 garfo e 1 transferidor, para que eles colocassem a folha de sulfite embaixo do espelho, posicionassem o garfo e a lanterna em frente ao espelho para que eles pudessem observar a incidência e reflexão da luz. A primeira questão eles deviam traçar as linhas da sombra do garfo, a segunda, deviam medir com o transferidor o angulo formado pela sombrado garfo e a sombra refletida pelo espelho e a terceira,  deviam explicar qual a relação entre esses angulos. Essa questão, como um todo, foi mais dificil para os alunos, mas como nossa ajuda, eles conseguiram executar todos os passos. Verificamos alguns erros nas respostas mas foram devidos à reta normal que não foi corretamente traçada.

Como sempre acontece, existe a turminha que quer chamar atenção e além de deixar as coisas mais dificeis, dessa vez eles adoraram o laser e queriam, a todo custo, que deixassemos eles "brincarem" com ele. Resolvemos então, guarda-lo no bolso do estagiário Edson para que não ocorresse nenhum problema, e explicamos que esse tipo de material pode se tornar perigoso quando utilizado de forma inadequada.

    Essa atividade foi executada sem dificuldades e os alunos, de forma feral, foram bastante participativos, questionadores e aplicados.

Relato sobre o estágio da Rosângela e Diego.

     Os estagiários, Rosângela e Diego mostraram o filme "Astronomia no hemisferio Sul em Português - Cap. 1", que haviam planejado mostrar na aula anterior, mas que, por poblemas técnicos não foi possivel.... os equipamentos não estavam disponiveis para utilização na data inicialmente programada, 09 de outubro.

Um filme bastante interssante que fala, entre outras coisas, sobre as distancias entre os planetas e o sol. O filme possui uma linguagem simples e de facil entendimento. Os alunos ficaram divididos, uma parte entreteu-se bastante e outra parte, nem tanto.

O professor Giba aproveitou para explicar algumas informações, que segundo ele, ainda não havia passado à turma, como o conceito de anos luz.

Dessa forma, a aula ficou bastante agradavel contanto com uma bela cooperação e entrosamento entre estagiários, professor e alunos.

Anexos:

Nome:

Rosangela e Diego

Turma:

1º H

Relato:

Finalmente conseguimos passar o filme Astronomia no Hemisfério Sul em Português - capitulo I para os alunos do 1 H, e,  o professor aproveitou o momento para explicar aos jovens, assunto que ainda não havia abordado em aula expositiva, como exemplo: anos luz.

Resultado: Ocorreu boa interação entre professor, estagiários e alunos

 

ACOMPANHAMENTO DO GRUPO DE ESTAGIÁRIOS DO 2º G

Eles encontraram barreiras, pois, alguns alunos procuravam resistir a todo custo as atividades em grupo, sendo que alguns deles preferiram fazer trabalho de física individualmente, porém, isto não atrapalhou a execução e finalização dos exercícios propostos pelos estagiários. 

Anexos: