Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Claudemir

Cassiano

Eduardo

Turma:

2ºF

Atividade:

Princípios básicos da Luz

Plano de Aula:

Objetivos: investigar os conceitos referentes à noção de corpo iluminado, e corpo luminoso, assim como também os fenômenos da reflexão e refração.

 

Conteúdo:

- Direção da luz

- Leis da reflexão

- Leis da refração

- Fibra óptica

Procedimento:

- Organização da sala de aula

- Apresentação dos tópicos que serão tratados na sala

- Distribuição dos materiais e questionários a serem utilizados pelos estudantes

- Explicação sobre o procedimento experimental

- Execução do experimento

- Anotações e respostas no questionário por parte dos alunos

- Espaços para dúvidas e conclusões

Roteiro: Documento do Word 2007 óptica Eduardo.docx

Nome:

Patricia e Priscila

Turma:

1 ano I, Noturno

Atividade:

Onde Vivemos na Terra?

Plano de Aula:
Roteiro: Documento PDF planejamento10.pdf

Nome:

Eusebio Adão/Henrique Furia Silva

Turma:

2ºC

Atividade:

Objetivo: construir imagens formadas em espelhos planos, e conhecer regras para formar estas imagens.

Plano de Aula:

Iniciamos a aula destacando o título do experimento (periscópio) e entregando uma folha com o questionário sobre o experimento. Em seguida entregamos os materiais para a realização do experimento e formamos grupos de 5 alunos. Os alunos tinham que conhecer 3 leis da ótica : 1ª) A luz se propaga em linha reta ; 2ª) quando dois ou mais raios de luz se cruzam, seguem sua trajetória, como se os outros não existissem; 3ª) A trajetória da luz independe do sentido do percurso. Os materiais utilizados: 2 espelhos planos, cola quente ou fita dupla face, papel cartão. Os alunos devem observar que imagens consequem ver através do periscópio que acabaram de montar e responder as questões relacionadas ao periscópio contidas no questionário.

Roteiro: Archive (ZIP) Attachments_2013_10_20.zip

Nome:

André e Fernando

Turma:

2G

Atividade:

Via Lactea

Plano de Aula:

Na aula anterior foi realizada a experiência de "dia e Noite", e nós realizamos uma discussão, buscando estabelecer com os alunos um sentido de proporção nas distãncias entre Terra para o  Sol, e Sol para o centro da Galaxia, através da pergunta: Se a distãncia entre a Terra e o Sol é a que voês fixaram na placa de  isopor, mantendo a proporção, onde estaria o Centro da Galaxia ?

 

Nessa experiência Via Lactea, nós iremos introduzir a unidade de medida ano-luz, e através do desenho em escala aproximada, ilustrar a distância do Sol ao Centro da Galxia.

 

para tanto, iremos aplicar apenas a primeira parte do roteiro, que consiste no desenho da galaxia.

Roteiro:

Nome:

Eusébio Adão/ Henrique Furia Silva/ Dhienes Rocha Moura Quirino

Turma:

3ºA , 3ºB , 3ºC  e 3ºD

Atividade:

Objetivo: Os alunos devem observar que todas as estrelas não são iguais, conhecer a força gravitacional que age há todo instante entre as particulas, conhecer a radiação estelar : Que libera energia constituida por varios tipos de radiação, conhecer a analise espectral das linhas de emissão e de absorção. Além disso os alunos devem conhecer as leis de Kirchchoff para espectros contínuos.

Plano de Aula:

Iniciamos a aula destacando o título do experimento (espectroscópio) e entregando o questionário aos alunos. Em seguida pedimos aos alunos para formar grupos de 5 alunos, após isso, começamos a entregar os materiais para a realização do experimento.

Materiais Utilizados: papel cartão com face preta e outra não preta, papel cartão branco, impressora para desenhar a molde nos cartões, tesoura e cola.

Montagem : Os alunos tinham que recortar os cartões previamente fornecidos no formato apresentado. Eles tinham que efetuar as dobras nas bases de modo que a face escura fica-se para dentro.

Efetuar as dobras no envelope de modo que a face escura fica-se para fora e recortar e dobrar o cartão branco para formar o visor.

Com este experimento os alunos passaram a conhecer a sutil radiação eletromagnética emitida pelas estrelas e as leis que regem este fenômeno físico.

Roteiro: Archive (ZIP) Attachments_2013_10_21.zip

Nome:

Rosangela e Diego

Turma:

1º H 

Atividade:

Documentário

Plano de Aula:

História da Astronomia - documentário:Astronomia no Hemisfério Sul em Português - capítulo I

este documentário foi produzido pela TV Escola como ABC da Astronomia e reeditado e encontrado no youtube com o título: Astronomia no Hemisfério Sul em Português - capítulo I

Procedimento:

- Apresentar o vídeo que conta inicialmente de forma geral a importância da Astronomia para os povos antigos.

- Acrescentar informações no intervalo dos filmes que esta dividido em 3 capítulos.

Conclusão: dispertar a curiosidade deles através do trabalho audio visual para um tema complexo e que influencia nossas vidas.

Roteiro:

Nome:

Bruna e Stevan

Turma:

5° C e E

Atividade:

Inicio do Projeto Grafite Musgo

Plano de Aula:

Proposta.

 

Decidimos que vamos fazer uma oficina de grafite com musgo, pensamos em dividir essa atividade em 4 aulas sendo:

 

1° aula) Apresentação da proposta

2° aula) Produção dos moldes

3° aula) Oficina - pintar as telas

4° aula) Apresentação dos resultados

 

Então nesta aula 5, vamos fazer a apresentação da proposta, mostrando vídeos que mostrem pra eles o que vamos trabalhar, apresentar pra eles a programação do que vamos fazer e abrir uma discussão sobre idéia de como faremos a apresentação no final ( se podemos expor no pátio para que as outras turmas vejam, por exemplo).

 

Vamos tentar com isso estimular a criatividade e trabalhar com a arte.

Indiretamente estaremos trabalhando poluição, uma vez que a pixação é tão presente no dia a dia desta cidade, vamos mostrar que dá pra fazer arte sem estragar os muros por ai.

 

O grafite com musgo é uma arte pouco difundida ainda aqui no Brasil, então será uma boa oportunidade de trazer algo novo pra eles.

 

Roteiro: