Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Luis Antonio Lima Bonfim

Eduardo

Turma:

Relato:

Essa foi nossa segunda atividade nessa turma, como na primeira a turma foi muito receptiva e produtiva. Nessa atividade tivemos a participação da Danila que além de acompanhar nossa atividade nos ajudou.

Separamos a sala em 4 grupos e dividimos os kits para cada Grupo, demos uma explicação muito rápida de como seria a atividade, a qual ser muito parecida com a anterior ( velocidade no tubo).

Deixamos que executassem as atividades do experimento  com pequenas intervenções nas anotações dos dados.

Tivemos uma participação mais intensa quando começaram a responder o questionário.

O interessante é que as respostas já estavam pré-definidas cabendo a nos apenas uma orientação na organização das ideias.

Por ser uma turma iniciante em física, sua visão dos conceitos físicos são bem impressionantes com uma rápida formulação das ideias.

Essa foi uma atividade muito proveitosa, pois percebemos que a anterior foi assimilada e esta foi executada com um pouco mais de destreza.

 

Anexos:

Nome:

Mário Carteiro / Thiago Augusto

Turma:

3o Ano

Relato:

O roteiro a ser aplicado nesta semana ao terceiro ano tratava de raio x. O estagiário Thiago chegou atrasado porque foi parado por um comando da polícia militar no caminho para a escola, então quando chegou o estagiário Mário já havia distribuído os roteiros e já começava a falar da teoria. Havia dois roteiros: um de raio x com teoria, exemplos de aplicações e questões; outro roteiro composto de um texto informativo sobre o acidente com o césio 137 ocorrido em Goiânia nos anos 80. Cada estagiário levou uma radiografia para mostrar aos alunos e explicar como é obtida a imagem.

A professora Guara teve que se ausentar já no início da aula, então nos perguntou se os planos correriam bem sem a presença dela. Dissemos que sim e assumimos a aula do terceiro ano e, posteriormente, também a aula do segundo ano. Pedimos a ela para não avisar os alunos do segundo ano sobre sua ausência a fim de podermos aplicar nossa atividade.

Tendo assumido a aula, conduzimos explicações teóricas sobre emissão de radiação, formação das imagens em radiografias, sobre outras aplicações de radiação eletromagnética e também sobre seus efeitos em tecidos biológicos, surgindo assim até uma breve explicação sobre o câncer, suas inúmeras prováveis causas e suas possíveis prevenções.

Durante as discussões e explicações abrimos tempo para que os alunos preenchessem as questões do roteiro e orientamos-nos a colocar o nome de todos do grupo em um roteiro para que a professora Guara contabilizasse suas presenças. Eles se mostraram bastante atentos às explicações e participativos nas discussões.

Anexos: Documento Word Raio X.doc

Nome:

Mário Carteiro / Thiago Augusto

Turma:

2o Ano

Relato:

Ao segundo ano seria aplicado o roteiro “Que som é esse?”, continuando a parte de acústica já introduzida na nossa atividade anterior. Mesmo sem a professora Guara presente os alunos permaneceram na sala e então conseguimos aplicar nossa atividade.

O roteiro trabalhava o conceito de som grave, agudo, intensidade e a relação dessas grandezas com o comprimento e a amplitude da onda sonora. A atividade foi conduzida com os alunos experimentando sons mais graves ou mais agudos de acordo com diferentes quantidades de água colocadas em garrafas de vidro enquanto assopravam-nas ou as tocavam com uma haste de metal. A variação na intensidade do som emitido era percebida quando assoprava-se mais forte na boca da garrafa ou batiam mais forte nesta com a haste de metal.

Levamos também um violão e uma mini harpa para exemplificar a diferença de frequências e intensidades em cordas vibrantes, sendo que, tanto em cordas quanto nos tubos, colocamos na lousa as equações matemáticas que regem tais fenômenos. Alguns alunos tocaram o violão e embora a aula estivesse bem agitada em virtude das experimentações sonoras em nenhum momento perdemos o controle da sala ou o objetivo teórico e experimental a que visávamos.

Tomando o método de afinação do violão por harmônicos, explicamos alguns conceitos de ressonância e como isso se aplicava na oscilação e possível quebra de objetos sólidos.

Anexos: Documento Word Que som é esse?.doc

Nome:

Alex Brilhante Coelho; Clistines Mariano; e Welton Ricardo Valente

Turma:

Segundo ano

Relato:

         Foi realizado com os alunos do segundo ano o experimento referente a máquina tpermica.

         Os materiais empregados foram, em suma, suporte de fixação, aletas, barbante, espiriteiras, bulbo com orifício transverso, álcool e fósforos.

         O experimento consiste em fixar a aleta no suporte, de forma que ela possa girar sobre o eixo e aquecer com a espiriteira a água no interior do bulbo, para que se transforme em vapor, o qual sai sob pressão pelo orifício e, assim, movimenta a aleta.

         Os alunos foram divididos em cinco grupos, os quais receberam planilha para responder algumas questões, principalmente sobre a transformação de energia e a implicação no quotidiano, relacionando alguns exemplos.

         A Professora Guaraciaba acompanhou os trabalhos, os quais foram profícuos, principalmente pelo interesse demonstrados pelos alunos sobre o experimento.

         Não houve qualquer incidente

         Era o que tínhamos para relatar.

 

 

Anexos:

Nome:

Daniela Benites e Marcos Bonaldi

Turma:

3o EJA

Relato:

O experimento que utilizamos nesta aula foi à continuação daquele que apresentamos na 9ª visita à escola. Como não conseguimos apresenta-lo na 10ª visita, dado que nossa caixa foi retirada equivocadamente da escola, resolvemos utiliza-lo nesta visita para que o roteiro não ficasse inacabado.

Acreditávamos que talvez os alunos tivessem alguma dificuldade em retomar o experimento, dado que já fazia um mês que havíamos feito a primeira parte. No entanto, os alunos ficaram bastante entusiasmados com a continuidade do experimento.

Assim que chegamos, pedimos que formassem os mesmos grupos da nossa última visita.

O Marcos retomou, brevemente, alguns dos conceitos básicos já estudados e desenhou na lousa o circuito que iriamos trabalhar naquela aula, enquanto eu distribuí os materiais e roteiros.

Os alunos pareceram já bastante familiarizados com o material, não tiveram dificuldades na utilização do multímetro, conseguiram adequar as escalas adequadamente para medir corrente e tensão, porém ficaram com algumas dúvidas em relação a montagem do circuito utilizando o multímetro, nos chamando a todo momento para auxilia-los.

Alguns ficaram bastante curiosos com a presença da Danila na sala, como já estão habituados com a nossa presença na escola, estranharam um pouco este “novo elemento” no grupo, e, apesar deste estranhamento, não pareceram se sentir acanhados. Muito pelo contrário, a grande maioria não se importou em tirar dúvidas com ela.

Conseguimos finalizar o roteiro com todos os grupos, todos conseguiram medir a corrente e a tensão em paralelo, e compreenderam os mecanismos de montagem do circuito.

Ao término da aula, conversamos com a professora Guará sobre o andamento dos experimentos. Ela disse que estava satisfeita e que estávamos caminhando conforme ela planejava, sugerindo que continuássemos trabalhando com experimento similares aos que temos usado nas últimas aulas.

 

 

Anexos:

Nome:

Wellgton Ferreira, Thiago Garcia, Thiago Jesus

Turma:

2° Ano - EJA

Relato:

GRUPO: Wellgton Ferreira da Silva, Thiago Garcia, Thiago Jesus

RELATO DA 11° AULA DE INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ADOLFO GORDO

Esse aula foi uma continuação do tema tratado pela professora e também pelo grupo de estagiários em aulas anteriores, ou seja, mais uma vez o tema abordado foi Energia. Dessa vez introduzimos um novo tipo de energia, o calor, para isso levamos para a escola uma máquina térmica muito simples construída com um suporte onde era fixada uma um pequeno catavento feito com lata de refrigerante. Produzimos vapor de água através do aquecimento da água contida em pequeno bulbo de vidro de onde o vapor podia escapar, esse vapor era então projetado sobre as hélices do catavento o que permitia que o mesmo girasse num arame preso ao suporte. O tema principal dessa aula foi o calor, então demos uma pequena introdução ao assunto falando de energia e do calor como agente causador de transformações, portanto do calor como energia. Tivemos apenas uma aula para aplicar a nossa atividade, e esse foi um tempo suficiente para a aplicação da mesma, não tivemos grandes problemas.

Anexos: