Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:

3°E

Relato:

Relato – Atividade 4: Imã: Descobrindo o campo magnético

Escola: Daniel Pontes                    Turma: 3°E

Nome: Dricia, Jéssica e Maria

Nesta aula levamos para os alunos uma atividade com um tema diferente, mudamos de assunto da termodinâmica, que estávamos trabalhando nas experiências anteriores, para o magnetismo. Como a professora não exige que nossas atividades sejam ligadas aos assuntos que ela aborda em sala de aula, durante a oficina estávamos discutindo sobre essa ideia de mudar de assunto e a nossa educadora sugeriu a atividade com os imãs e a limalha de ferro e decidimos levá-la para os alunos.

Como nas outras atividades, chegamos um pouco antes do horário da aula, arrumamos a sala com as carteiras em grupos e distribuímos os materiais. Os alunos foram chegando e logo começaram a manusear os imãs, o primeiro passo do roteiro era para que eles aproximassem os imãs e depois mudassem uma das faces para ver o que acontecia, eles colocaram os imãs em todas as posições possíveis e nos questionaram bastante sobre o que acontecia em cada movimento. Pedimos para que eles nos dissessem o que estava acontecendo e tivemos todo tipo de resposta. Uma ligação interessante que muitos fizeram foi com a gravidade, muitos deles ligam o campo magnético do imã com a gravidade, neste ponto abordamos o assunto da Terra ser um “grande imã” e achamos que as diferenças ficaram claras.

No segundo passo em que os estudantes deveriam jogar a limalha de ferro sobre o papel com os imãs embaixo, também observamos que eles fizeram todos os movimentos possíveis, com os imãs na vertical, na horizontal, um na vertical e outro na horizontal e muitas outras configurações.

No terceiro passo em que eles mergulharam o imã na limalha de ferro e formaram o campo em volta do imã percebemos que eles ficaram bastante impressionados com as figuras que se formavam quando eram aproximados dois imãs, percebemos que eles gostaram bastante deste momento e ficou claro para eles o aspecto do campo magnético ser em três dimensões.

No final fizemos uma pequena exposição sobre o campo magnético e como ele se comporta e esclarecemos as dúvidas que ainda restaram do experimento.

Anexos:

Nome:

Gilberto Cavalcante

Henrique Gallo

Turma:

2ºC - EJA

Relato:

Exibição da série: “Poeira das Estrelas” de Marcelo Gleiser.

Chegamos à escola com cerca de vinte minutos de antecedência para verificar se estava tudo certo com a reserva da sala de vídeo e para aprontá-la para exibição. Organizamos as cadeiras, testamos áudio e o vídeo.

Os alunos demoraram cerca de dez minutos para chegarem, o que impossibilitaria a exibição completa do vídeo. A professora Sônia também percebendo isso, se prontificou em falar com o professor do horário seguinte, sobre a possibilidade de nos ceder cerca de quinze minutos de sua aula, o que foi prontamente atendido.

Cerca de vinte e cinco alunos estiveram presentes na exibição da série, contando com três que chegaram já na segunda aula. Fizemos uma breve apresentação sobre a temática da aula e daremos continuidade na próxima visita, com a discussão do filme. Explicamos que a edição continha alguns cortes, que eram necessários para exibição completa da série no tempo de uma aula, mas que originalmente esta foi apresentada em diversos capítulos. Mas tal edição não comprometia o conteúdo e o seu entendimento.

A partir daí a exibição da série ocorreu tranquilamente até o final. Terminado o vídeo, nos despedimos dos alunos reiterando que a discussão relacionada com a aula anterior será trabalhada na próxima visita.

 

 

Anexos:

Nome:
Thiago de Castro Pereira
Monalisa Rodrigues
Pamela Isabel Ferraz Souto
Turma:
2º ano
Relato:
Em Anexo
Anexos: Documento do Word 2007 Relato 11.docx

Nome:

Fabio Gregorio, Paulo Silva e Thiago Vieira 

Turma:

2ºD EJA -Noturno

Relato:

Relato sobre segunda parte do experimento propagação do calor

 

Nesta ultima experiência demos continuidade ao tema Propagação do Calor, onde tínhamos proposto no plano de aula realizar experimento sobre convecção e Irradiação.

Seguimos com o plano de aula primeiramente abordando de forma teórica os conceitos sobre convecção (após rapidamente lembra-los da ultima experiência que foi sobre condução), percebemos um interesse positivo por partes dos alunos no tema, e conseguimos dialogar e tirar algumas duvidas bastante pertinentes, porém perdemos um pouco mais do tempo previsto para essa iniciação.

Tinha aproximadamente 15 (quinze) alunos, então formamos 3 (três) grupos, oeste numero reduzido de alunos (menos que no ultimo experimento) facilitou bastante a comunicação com eles e nossas orientações a cerca da organização em grupo e das instruções  como por exemplo o recorte do espiral de papel para a experiência sobre convecção.

Os alunos gostaram, pois se mostraram bastante surpresos com o espiral passando a girar após acendermos as lamparinas, eles exclamavam que era devido a fumaça, e então questionamos o porque que aquela “fumaça”( que na verdade era ar quente) subia, e rapidamente conseguiram fazer  conexão com a abordagem teórica que tínhamos feito inicialmente.

A partir daí citamos alguns exemplos como a geladeira, sempre na busca primeiramente de levantar questões por exemplo do porque que o Freezer da  geladeira é comumente instalado na parte superior e os alunos se mostraram bastante entusiasmados e bastante participativos, questionamos como isso ocorria na natureza a fim de contrabalancear com os exemplos tecnológicos que já havíamos discutidos.

Percebemos uma disposição e interesse por parte dos alunos que muito nos anima, mas infelizmente, por deixarmos nos levar por este nível de contagio perdemos a oportunidade de realizar o experimento sobre irradiação, e então prometemos na forma que for possível abordarmos este ultimo conceito na próxima aula (no inicio do próximo experimento, pois os mesmos não tiveram esta teoria, portanto vamos minimamente expor algumas ideias de forma qualitativa).

Este nosso contágio e consequentemente perda de controle a respeito do tempo gasto em cada etapa se apresenta como uma nova dificuldade na qual devemos nos observar mais a fim de atingirmos de forma mais satisfatória nossos objetivos nas próximas experiências.

 

Relato do experimento que assistimos do outro grupo

O grupo de estagiários levou os alunos para o pátio como já de costume, a validade deste ambiente são as bancadas e o espaço amplo para formação dos grupos que nesta ocasião foram 6 (seis).

Infelizmente por se tratar de um experimento que envolvia água (fria, morna e quente) alguns alunos se recusaram a realizar a atividade com água fria pois no dia estava bem frio, esta resistência muitas vezes vinha de forma “camuflada” onde alguns acabavam copiando as respostas do roteiro dos que fizeram em seus roteiros, mesmo assim os monitores se esforçaram no intuito de cativa-loa a realizar o experimento e obteve êxito entre a maioria dos alunos.

As dificuldades que iam surgindo ao longo da aula eram sanadas através de diálogos locais, onde os estagiários explicavam diretamente para o grupo em  questão assim como auxiliavam na realização  do experimento que foi realizado pela maioria até o final da aula.

Foi possível percebermos que a maioria conseguiu absorver de forma qualitativa os conceitos abordados.

Anexos: Documento do Word 2007 Relato segunda parte do experimento propagação do calor.docx