Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Valdir e Flávio

Turma:

2º E

Atividade:

Maquina a vapor

Plano de Aula:

 

 

Para aula no dia 07/10/2013, apresentaremos a mesma aula foi planejada para o dia 23/09/2013, devido a semana de provas esta aula não foi dada nesta data.

Roteiro: Documento Word motor a vapor-maquina termica-1-Liberatti.doc

Nome:

Agnaldo, Ronaldo, Vitor

Turma:

Atividade:

Produzindo Luz

Plano de Aula:

Nesta semana, apresentaremos o experimento previsto para a aula anterior que não foi possível ser ministrado devido à semana de recuperação.

 

Objetivo

O objetivo desta atividade é passar aos alunos o conceito de geração de energia elétrica (a partir da Lei de Faraday), partindo do princípio da variação de fluxo de magnético em uma bobina. Também é objetivo criar uma reflezão de um “projeto” de geração de energia elétrica, dado que os imãs e bobinas envolvidas são infinitamente maiores que aqueles deste experimento. A idéia final é fazer com que eles correlacionem a energia de uma queda d’água como sendo a fonte de energia necessária para fazer movimentar os imãs de uma Usina.

 

Metodologia

O experimento consiste em posicionar uma bobina de cobre com um imã que se movimenta de modo a variar o fluxo magnético que passa pela bobina, gerando uma diferença de potencial que acende o LED. Basicamente, os pontos princiapis a serem observados e discutidos são:

  1. A velocidade com que o imã “passa” pela borda da bobina inlfuencia no brilho do LED ?
  2. Há diferença entre movimentar a bobina e movimentar o imã ?
  3. Qual seria a grande idéia que um engenheiro eletricista deveria ter na hora de dimensionar uma Usina Elétrica ?

Procedimento

Será apresentado uma texto curto porém com bastante informação sobre o funcionamento e componentes de uma Usina Elétrica. Esta parte servirá como introdução da aula e levará algo em torno de 15 minutos.

Na sequência, dividiremos a sala em três grupos e cada um de nós abordará esses grupos apresentando e acompanhando os alunos durante o procedimento, levando algo em torno de 15 minutos.

O período final ficará para fechamento, onde será questionado à sala sobre a questão d) do roteiro (como um engenheiro deve fazer para dimensionar uma Usina, etc...)

Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de atividadae.docx

Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Turma:

3E e 3F

Atividade:

Máquina a Vapor

Plano de Aula:

Como não pudemos aplicar a atividade no dia 24/09, uma vez que os alunos se encontravam em prova, realizaremos a mesma experiência semana que vem dia 08/10. Apenas algumas alterações foram feitas com relação aos arquivos enviados, na parte dos textos complementares.

Roteiro: Documento Word Plano de aula 9.doc

Nome:
Marcio Koji Umezawa e Rivaldo Xavier Jr.
Turma:
3º E e 3º F
Atividade:
Máquina de Heron
Plano de Aula:

Como não pudemos aplicar a última aula devido a semana de recuperação do Liberatti, então faremos uma nova tentativa. Segue novamente o roteiro de aula:

Informações gerais

Nesta atividade utilizaremos réplicas em vidro da máquina de Heron e outra que pode lembrar um cachimbo, ambas produzidas pelo laboratório didático e "hélices" de latas de alumínio para demonstrar o funcionamento de uma máquina térmica a vapor.

Objetivos

O objetivo conceitual é o da assimilação dos conceitos de pressão, torque, trabalho aplicados em uma máquina térmica. Aplicações práticas e o desenvolvimento histórico do tema também serão pretensões da atividade.

Metodologia

Inicialmente faremos uma explicação rápida sobre a atividade, explicando sobre o equipamento e cuidados em relação a segurança destes. Feito isso, cada sala será dividida em cinco grupos, com dada estagiário responsável por um grupo.

Em cada bancada teremos além da máquina de Heron, uma lamparina e a partir disso os alunos serão desafiados a preencher com água nossa máquina de Heron, sendo que os estagiários irão auxiliar os alunos de forma que eles descubram por conta própria o procedimento, adotando dessa vez uma postura mais livre na condução do experimento. Feito isso a máquina com água será aquecida com a chama da lamparina, o que a fará girar. Novamente os alunos terão a tarefa de modelar os conceitos envolvidos.

Numa segunda parte utilizaremos outro aparato de vidro parecido, mas que possui apenas uma saída de vapor. Este será aproximado às "hélices" fixadas num suporte de madeira, simulando uma turbina a vapor.

Avaliação

Serão entregues dois conjuntos de folhas: um com um pequeno texto teórico e atividades que deverão ser preenchidas ao longo da realização do experimento. Além disso os alunos receberão um texto contendo alguns aspectos históricos relativos ao desenvolvimento das máquinas a vapor. A folha de atividades deverá ser devolvida e iremos corrigir e aplicar notas que serão passadas ao professor para inclusão na nota dos alunos.

Expectativas

Trata-se de uma atividade com uma abordagem diferente da adotada até agora. Não deixa de ser um pouco estranho o tema abordado em relação ao período do curso, mas esperamos desenvolver habilidades de compreensão e análise de fenômenos, com a formulação de hipóteses por parte dos alunos. Apesar de se tratar de um tema amplo, e que infelizmente somente deverá ser tratado em nossa aula, esperamos que o tempo que estivermos na sala sirva de estímulo para aprofundamento e investigação em relação ao assunto abordado.

Texto a ser entregue

Roteiro: Documento Word Plano de aula 8.doc

Nome:

Camila Rufino e Ana Sobral

Turma:

3ºB

Atividade:

Montanha-russa

Plano de Aula:

 A aula é a mesma que foi planejada para ser aplicada em 29/09. Os alunos estavam em semana de recuperação e isso impossibilitou nossa ida à escola.

Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de aula.docx