Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

André Luiz e Fernando

Turma:

2 G

Atividade:

Noite e Dia

Plano de Aula:

Noite e Dia

Nesta aula iniciaremos o trabalho com os temas de astronomia. Para tanto utilizaremos uma experiência, que
permitirá aos alunos refletirem sobre o como o movimento de rotação da Terra produz o dia e a noite.

Objetivo: Proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir e observar como o movimento da Terra produz o dia e a noite.

Metodologia: Iniciaremos a aula com uma breve exposição em lousa da órita da Terra em torno do Sol. Nesta exposição
mostraremos que o movimento rotacional da Terra produz o dia e a noite, em perspectiva 2D.

Após esta explicação, entregaremos os materiais aos alunos e os orientaremos a montar a experiência seguindo o roteiro.

Os alunos marcarão na esfera que representa o planeta Terra, o local aproximado em sua superfície que representa São Paulo.

Depois girando a esfera, verão como esse movimento faz com que hora a luz do Sol incida sobre São Paulo, hora não incida.

Depois que tivermos nos certificado de que os alunos realmente estão seguros dete efeito, nós faremos uma breve discussão
sobre a necessidade, e funcionamento dos fusu horários, como uma forma de garantir a coerência entre a contagem "natural"
do tempo e a contagem "convencionada".

Roteiro:

Nome:

Patricia e Priscila

Turma:

1º I

Atividade:
Plano de Aula:

Nesta aula vamos realizar a atividade proposta para a visita anterior, que não aconteceu por conta da semana de recuperação da escoa.

Roteiro:

Nome:

Bruna Alves e Stevan Olegário

Turma:

5°C e E

Atividade:

Apresentação do projeto - Grafite com musgo

Plano de Aula:

Nesta aula faremos uma apresentação no power point para os alunos do que é o grafite com musgo, motrando vídeos e fotos e o método.

Vamos propor pra eles que eles façam essa atividade e que eles exponham para as outras turmas.

A idéia é mostrar o projeto e ter um feed back deles, se eles querem ou não expor e a forma com que querem fazer.

 

Roteiro:

Nome:

Eusébio Adão/Henrique Furia Silva/ Dhienes Rocha Moura Quirino

Turma:

3ºB e 3ºC

Atividade:

Objetivo : apresentar evolução dos modelos atômicos; observar o comportamento da natureza; Utilizar o simulador do átomo de hidrogênio; aprofundamento com outras ferramentas gráficas.

Plano de Aula:

Iniciamos a aula destacando o título do experimento e entregando o questionário sobre o mesmo. Em seguida entregamos os materiais para a realização do experimento e agrupamos os alunos em grupo de 5. Os alunos tinham que atirar as bolinhas embaixo de uma placa e identificar a trajetória antes e depois do choque realizados pelas bolinhas, e analisar o possível formato do corpo embaixo da placa. Os materiais utilizados foram: placa de isopor com um corpo material plano fixado e escondido embaixo, bolinhas bem pequenas de plástico, vidro ou metal, com no máximo de 1 cm de diâmetro, folha em branco, lápis e caneta e folha de isopor.

Roteiro: Documento Word 2013-10-07_3BC+3DA_Atomos_v2.doc

Nome:

Rosangela

Turma:

1º H

Atividade:

Documentário: História da Astronomia

História da Astronomia - documentário:Astronomia no Hemisfério Sul em Português - capítulo I

Plano de Aula:

O vídeo de curta metragem de título: Astronomia no Hemisfério Sul em Português - capítulo I, será apresentado nesta semana, pois, na semana anterior as atividades regulares estavam suspensas na escola para que pudessem ser aplicadas as provas e aulas de recuperação aos alunos.

 

 

 

Roteiro:

Nome:

Adriana, Caio, Edson e Mariana

Turma:

2I

Atividade:

Câmara Escura

Plano de Aula:

O experimento Câmara Escura será realizado nesta semana, pois, na semana anterior as atividades regulares estavam suspensas na escola para que pudessem ser aplicadas as provas e aulas de recuperação aos alunos.

 

Roteiro: