Noem:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Noem:

Bruna 

Turma:

5 C e E

Relato:

Nesta aula aplicamos um experimento sugerido pela professora Marimar, que era o escoamento da água nos 4 tipos de solos diferentes (calcario, areia grossa, areia fina, humus).

Tivemos que fazer dentro da sala de aula por causa do uso do cronometro e anotações e por ser em dupla, achamos que na sala de aula seria melhor.

O primeiro problema foi a água, que fica longe e então a professora Marimar ficou buscando agua no laboratorio pra gente poder fornecer para os alunos.

O uso do cronômetro foi excelente, todos conseguiram mecher e colher os dados direitinho.

Foi interessante notar que com a sequência de experimentos que fizemos com eles sobre solos, uma parte dos alunos conseguiram fazer a ligação e irem tirando conclusões pertinentes.

A primeira turma 5° E tem poucos alunos então a aplicação do experimento é bem mais controlado e mais fácil

A segunda turma 5°C é imensa, tem 45 alunos (crianças) muito difíceis de se ter controle. Eles falam muito, mas hoje em especial, ele s estavam super agitados, correndo, gritando..

Fiquei sabendo que essa sala esta tendo problemas de disciplina com todos os professores, teve até uma reunião com a sala pra eles tentarem se acalmar e serem mais obedientes.

A ajuda da professora Marimar nestas aulas foi essencial, ela ajudou muito tanto no comportamento da sala quanto no andar do experimento.

Em geral ocorreu tudo bem, sem nenhuma coisa específica a destacar

Anexos:

Noem:

Adriana, Caio, Edson e Mariana

Turma:

2º G

Relato:

     Fizemos nossa visita a o colégio, porém não ouve a atividade planejada na semana anterior em nossa oficina, devido a recuperação dos alunos em função de um provão que ocorreu no colégio. 

    Conversamos com o Professor Giba e ele nos passou suas impressões sobre nossas atividades de estágio no colégio. Falou que está gostando muito das experiências que estamos apresentando e sente que os alunos aceitam bem o que é proposto, falou sobre seu planejamento e dos assuntos que está tentando aplicar até o fim do semestre em relação ao alunos do 2G, pretente concluir os assuntos relacionado a luz. Os temas são extensos e pretende ir até onde for possível passando pela ótica geométrica que é o tema que vamos abordar no próximo experimento "Câmara Escura".

     Propôs a possibilidade de realizar-mos, no final do semestre, experimentos com apelo visual mais interessante, como Lasers, entre outras coisas, algo mais ludio já que neste periodo os alunos já estão bem stressados com a chegada do fim do ano letivo e muito correm para recuperar o tempo perdido.   

    Podemos relatar através de nossas próprias reflexões que a maior parte de nossa atividades foram bem sucedidas, procuramos dosar e adaptar nossos roteiros ao tempo que temos disponível e ao perfil dos alunos que no geral são tranquilos e realizam as atividades sem muita resistência.

     Acreditamos que isso, só, foi possível devido a habilidade de alguns integrantes do nosso grupo que já atuam na área como professor, não que isso fosse algo imprescindível, pois vimos relatos de colegas, na aula de práticas do ensino de física, que já trabalham ná área e que, esses relatos, não foram nada animadores. Pareciam desesperançados.

     Contamos, também, com o auxílio do próprio professor em momentos de maior agitação dos alunos e na assistencia aos grupos nos momentos da aplicação das atividades.

     Nas elaboração de nossos roteiros procuramos torná-los os mais claros possíveis para que os alunos não tenham dúvida do que é preciso fazer, percebemos logo de início que, esta, era uma das dificuldades que os alunos demonstravam.

     Sempre, que possível, procuramos sumular a atividade entre nós mesmos para que tenhamos uma ideia de como ficará na pratica. Quanto a administração do tempo procuramos adaptar em três momentos o primeiro é o de uma introdução breve dos principais elementos teóricos relacionados ao tema proposto com o objetivo de que os alunos possam usar esses elementos na elaboração e solução das atividades, dessa forma permitindo que todos os alunos participem, mesmo que, por algum motivo, não tenha visto esses assuntos em aulas anteriores ou até mesmo o professor que por alguma razão não pode transmitir, justamente, esses elementos que procuramos destacar nessa introdução. O principio geral é o de que possamos aplicar nosso estágio sem gerar concorrência com o professor assim ele pode ficar livre para utilizar o experimento, aprofundar os conhecimentos tratados em aulas ou do modo que achar mais apropriado.

      O segundo momento é o de assistência aos grupos, nos dividimos e distribuímos os materiais, nesse momento, o professor também participa, mesmo porque, alguns alunos se sentem mais a vontade em lhe pedir auxílio. Esse auxílio é de várias formas; como montar o experimentos, como começar, questionamentos sobre etapas e resultados, de como registrar as atividades, entre outras. 

      O terceiro tempo é um fechamento de modo a relacionar tudo que foi feito com o que foi mencionado na introdução inicial, O objetivo é que mesmo os que ainda tiverem alguma dúvida possam realizar as associações necessárias, usamos termos do tipo " como vocês puderam ver em nossa experiencia " "Conseguram perceber o que acontecia? " e assim por diante. Nada muito prolongado devido ao estado de agitação dos alunos nos momentos finais da aula. Muitos assim, como os elétrons, começão a escapar assim que soa o sinal de fim de aula.

Anexos:

Noem:

Dhienes Rocha Moura Quirino e Henrique Furia Silva

Turma:

3ºD, 3ºA

Relato:

São Paulo, 30 de setembro de 2013

No último dia 27 de setembro (sexta-feira), foi-se aplicado nas turmas citadas o experimento sobre ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas.

Ao chegar na primeira aula, o 3ºD, aplicamos o roteiro com os experimentos e os alunos desenvolveram autonomamente em seus grupos. As dúvidas apresentadas dava-se a características básicas, sobre a composição das ondas.

De semelhante modo, no 3ºA, a turma também estava familiarizada com a rotina e tendo o roteiro e experimento em mãos, eles desenvolveram o experimento sem dúvidas complexas, à exceção daquelas a nível de curiosidade.

Anexos:

Noem:

Eusébio Adão / Henrique Furia Silva

Turma:

3ºC e 3ºB

Relato:

No dia 27 de setembro às 7 horas da manhã iniciamos as experiencias no colégio Emygdio de Barros. Na aula do Professor Mario de Oliveira.

Entregamos o questionário contendo as informações das ondas eletromagnéticas e das ondas mecanicas, e os equipamentos para realizar as duas experiencias.

Isolamos o celular numa folha de papel e verificamos que o celular não recebia chamada. Em seguida começamos a falar no telefone feito com copos e cordão, e conseguimos ouvir o som da fala.

Os alunos tinham que relatar sobre as duas formas de ondas e realizar as duas experiencias. Observando os dos fenomenos e comentando sobre ambos.

Anexos:

Noem:

Patricia e Priscila

Turma:

1 ano I

Relato:

A escola estava em semana de recuperação, por isso não houve estágio.

Vamos realizar a atividade com os estudantes no dia 09/10.

Anexos:

Noem:

Rosangela

Turma:

1º H

Relato:

Na semana que antecedia o estágio, foi aplicado o provão para os alunos e, logo na semana seguinte a recuperação, portanto, não houve estágio.

 

Anexos:

Noem:

André Luiz

Turma:

1G

Relato:

Foi aplicado provao na semaa passada, e nesta semana os alunos estão em recuperação. portanto não houve estágo.

Anexos:

Noem:

Diego

Turma:

1 H

Relato:

Nesta semana, devido ao Provão, não houve estágio, portanto, sem relato para esta data.

Anexos: