Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Marcelo e Vitor

Turma:

2º B

Relato:

Experimento: transmitindo as vibrações

O experimento em questão visava a verificação da vibração natural de um sistema oscilante. Apesar da simplicidade do arranjo a observação do fenômeno de ressonância, nesse caso, requer um pouco de perspicácia e paciência. Após muita orientação os alunos conseguiram perceber a influencia do movimento do pendulo no sistema massa mola. Outro grande desafio foi conseguir o ajuste correto do comprimento do pendulo para entrar em ressonância com mola. Ficamos bastante tempo fazendo varias tentativas com um grupo ate conseguirmos o ajuste de ressonância e, então, a orientação dos  outros grupos foi bem mais simples.

Na discussão final com a turma, perguntamos a eles se poderiam citar algum exemplo de ressonância observável no dia-a-dia então, um aluno perguntou se o trampolim de uma piscina seria um exemplo de ressonância, segundo o seu relato ele utilizou essa analogia devido a similaridade entre o trampolim da piscina e o arranjo experimental da aula. Ficamos espantados com essa observação, pois jamais teríamos imaginado tal exemplo. Sendo que,  na própria discussão chegamos a conclusão que tal situação poderia tratar-se de um fenômeno de ressonância, pois o saltador ajusta os seus impulsos com a frequência de oscilação da prancha do trampolim.

Anexos:

Nome:

Marcelo e Vitor

Turma:

3º A

Relato:

Experimento: Espectroscópio

Nesta atividade  o objetivo foi construir um espectroscópio para analisar a luz emitida por diferentes fontes.

Eles se atrapalharam um pouco para montar o tubo e fazer as fendas, mas o maior desafio foi posicionar o aparelho adequadamente para visualizar o espectro da luz difratado no interior do tubo olhando pelo DVD.

Após a visualização do espectro foram feitas representações com lápis de cor no roteiro que ficaram muito boas.

Foram levantadas discussões ate mesmo do ponto de vista filosófico, como por exemplo, “que graça teria o mundo se tudo fosse preto e branco?” e também do ponto de vista físico como, por exemplo, a relação entre a luz emitida pelas estrelas e a composição química das mesmas.  Eles também ficaram muito contentes ao saberem que poderiam levar os espectroscópios para casa.

O professor solicitou  que eles levem o espectroscópio para escola na semana seguinte para prosseguirem com as discussões.

Anexos: