Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Carteiro - Thiago Augusto

Turma:

Terceiro Ano

Atividade:

Descobrindo o Invisível

Plano de Aula:

Objetivos

Iniciar uma aula expositiva a respeito da Física Moderna: quais os assuntos estudados por essa área da Física e porque estudá-los. Após a parte expositiva da aula, será aplicado o roteiro “Observando algo invisível”, que introduzirá a ideia da descoberta do núcleo atômico por Ernest Rutherford.

 

Pré-requisitos

Como introduziremos a Física Moderna em uma prévia explicação teórica, consideraremos que não há pré-requisitos necessários para a compreensão da atividade a ser aplicada. É desejável que os alunos lembrem-se do modelo atômico ensinados a eles em Química.

 

Dinâmica

Após a parte teórica da aula os alunos receberão os aparatos experimentais, roteiros e começarão a executar a atividade. Insistiremos na ideia de que eles não poderão observar nem previamente e nem durante o experimento a forma a ser descoberta do objeto oculto.

 

Avaliação

Será corrigido um roteiro de cada grupo. Os resultados e observações serão discutidos no final da aula após o final dos procedimentos experimentais.

Roteiro: Documento Word Roteiro 8 - Observando algo invisível.doc

Nome:

Mário Carteiro - Thiago Augusto

Turma:

Segundo Ano

Atividade:

Quase um violãozinho.

Plano de Aula:

Objetivos

Introduzir a ideia de cordas vibrantes juntamente com a teoria ondulatória e a ligação entre as ondas sonoras com as ondas mecânicas longitudinais.

 

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos, pois daremos uma breve explicação sobre a teoria ondulatória clássica.

 

Dinâmica

Iniciaremos a aula com uma explicação teórica sobre a teoria ondulatória clássica, cordas vibrantes e a propagação do som. Levaremos um violão para demonstrar uma das aplicações da teoria que apresentaremos. Logo após as explicações teóricas, serão distribuídos os aparatos experimentais e os roteiros a serem desenvolvidos pelos alunos.

 

Avaliação

Será corrigido um roteiro de cada grupo. Os resultados e observações serão discutidos no final da aula após o final dos procedimentos experimentais.

Roteiro: Documento Word Quase um vioãozinho.doc

Nome:

Renato, ricardo Pires e Mário Olivera

Turma:

2ºano Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Atividade:

Escala termométrica e o uso do termômetro

Plano de Aula:

Objetivo: entender as escalas termométricas, Celsius e Fahrenheit, usando termometros digital e de mercúrio.

Grupos de 6 alunos de 6 alunos

Nessa aula discutiremos com os alunos o uso de termômetros com escalas diferentes, esclas Celsius e Fahrenheit.Trabalhar a relação entre as escalas.

Pré-requisitos:

È necessário que os estudantes já tenham algum entendimento acerca dos conceitos de calor e temperatura, ainda que intuitivos.
Cuidado e atenção no manuseio de material inflamável.
Idéias sobre vento, geladeira, garrafa térmica, dentre outros.

Procedimentos:

  • Problematização da situação através dos seguinte questionamento:

Por que nos potes apresentaram valores diferentes?

  • Apresentação da Atividade

Explicação sobre os experimentos que realizaremos.

  • Divisão em grupos, entrega do roteiro e organização do material.
  • Realização dos experimentos

Acompanharemos os grupos na realização dos experimentos com orientações e tirando possíveis dúvidas. Concomitante a realização do experimento o relatório deve ser respondido.

 

Roteiro: Documento Word escala_termométrica_uso de termometro.doc

Nome:

Alexander Brilhante Coelho, Welton Valente, Clístines Mariano

Turma:

2°C - Noturno - EJA

Atividade:

Circuito das bolinhas

Plano de Aula:

Como não houve aula na escola no encontro anterior¨(aula 7) e como a professora não havia comparecido à à escola no encontro da aula 6, nosso plano de aula segue sendo o que foi postado para a aula 6.

Roteiro:

Nome:

Daniela Benites e Marcos Bonaldi

Turma:

3o EJA

Atividade:

Retomando conceitos e fazendo medidas em circuitos simples

Plano de Aula:

Objetivos

Retomar os conceitos apresentados nos experimentos anteriores, visando verificar se os alunos são capazes de :

  • Entender como é feita a montagem de um circuito em série.
  • Entender que em um circuito em série a corrente elétrica que circula é a mesma em todos os pontos.
  • Entender como é feita a montagem de um em paralelo.
  • Perceber que a intensidade da corrente é que percorre o ramo principal divide-se pelos restantes ramos de modo a que a soma das Intensidades de corrente em cada ramo seja igual à intensidade de Corrente no ramo principal.
  • Esquematizar a montagem dos circuitos em série e em paralelo.
  • Utilizar o multímetro.
  • Realizar as medidas  no circuito em série utilizando o multímetro.

 

Pré-requisitos 

Espera-se que os alunos já tenham fixado as definições de carga elétrica, corrente elétrica, resistência e tensão.

 

Procedimentos

  • Retomada de explicação acerca dos conceitos de carga, corrente, tensão e resistência;
  • Divisão da turma em grupos;
  • Execução das atividades do roteiro da aula anterior, realizando as medidas com multímetro no circuito em paralelo;

 

 

Roteiro: Documento Word Medindo Corrente e Tensão 2.doc

Nome:

Thiago Jesus

Thiago Garcia

Wellgton Ferreira

Turma:

A Professora não compareceu novamente na semana passada, vamos aplicar a mesma atividade

Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:

Nome:

Thiago Jesus

Thiago Garcia

Wellgton Ferreira

Turma:

A Professora não compareceu novamente na semana passada, vamos aplicar a mesma atividade

Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro: