Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruna Alves e Stevan Olegário

Turma:

5 C e E

Atividade:

Escoamento da água nos 4 tipos de solo 

Plano de Aula:

Através de garrafas pet e os quatro tipos de solo (calcário,, areia fina, areia grossa e húmus) vamos pedir para os alunos cronometrarem o tempo que a água demora para passar através desses quatro tipos de solo.

Essa atividade foi solicitada pela professora Marimar.

Agora que eles já tiveram contato com diferentes tipos de solo, através das nossas experiências anteriores, vamos mostrar com essa experiência a forma como a água se comporta e suas diferenças em todos esses solos.

A atividade será feita dentro da sala de aula, porque vamos precisar das mesas.

Faremos duplas, pra manter o trabalho coletivo e a cooperação entre eles.

Nosso objetivo é que eles percebam a diferença do escoamento em cada tipo de solo, e aí faremos uma discussão na sala de aula, ligando as dua experiências anteriores para o fechamento do assunto "tipos de solo"

 

 

Roteiro: application/zip roteiro - escoamento de água em diversos tipos de solo.xps

Nome:

Adriana, Caio, Edson e Mariana

Turma:

2º I

Atividade:

Câmara Escura

Plano de Aula:

Objetivo

Estudo da propagação retilínea da luz e a câmara escura.

Pré-requisitos

Princípios da ótica geométrica.

Conteúdo

Introdução ao estudo da ópica geométrica

Procedimento

- Apresentação dos objetivos propostos

- Breve revisão conceitual dos princípios da óptica geométrica com foco na propagação retilínea da luz

- Organização da sala em grupos e distribuição do material

- Realização do experimento, problematização e análise da situação com base nas questões pertinentes ao roteiro.

- Preenchimento do roteiro.

- Conclusão

 

Resultado Esperado

Ao final da aula os alunos deverão relacionar corretamente a propagação retilínea da luz e a formação da imagem na câmara escura, bem como o tamanho da imagem e a posição do objeto.

Roteiro: Documento Word Camara_escura.doc

Nome:

Eusébio Adão/Henrique Furia Silva/Dhienes Rocha Moura Quirino

Turma:

3ºB e 3ºC

Atividade:

Objetivo: Verificar o bloqueio de onda eletromagnética que percorre no fenômeno de blindagem eletromagnética nos aparelhos celulares. Verificar o fenômeno de propagação de ondas mecânicas em um fio de linha. Comparar as caracteristicas do movimento de ondas eletromagnéticas.

Plano de Aula:

Dinâmica da aula 1) Apresentação da atividade e entrega de um questionario referenteao experimento. 2)Organização dos alunos: Os alunos devem formar grupo de 5 alunos. Utilizando dois celulares, enrolando um dos celulares com uma folha de papel aluminio. Utilizando o outro celular para efetuar uma ligação, para o celular que está enrolado com a folha de papel aluminio. Os alunos poderam notar que haverá um bloqueio na chamada. Isso ocorre porque o papel aluminio age como uma blindagem eletromagnética. Os alunos poderam notar também, o fenômeno de propagação de ondas eletromagnéticas, através de dois copos ligados por uma linha de 3m. Conclusão: Eles poderam comparar as caracteristicas dos dois fenômenos de onda.

Roteiro: Documento PDF 2013-09-27_3BC+3DA_Ondas_v2.pdf

Nome:

Cassiano, Claudemir, Eduardo

Turma:

2°F

Atividade:

Espectro Sonoro

Plano de Aula:

Espectro do Som

Objetivo:

            Apresentação visual das diferentes frequências do som, demonstrar a faixa audivel do som, suas propriedades. Montar um Xilofone, medir suas frequências. 

Pré-requisito:

            Os alunos devem estar familiarizados com o conceito de som, graves e agudos. Deve haver silencio na sala para não interferir nas medições

Conteúdo:

- Conceito de histograma e espectro

- Apresentação dos softwares utilizados

- Diferenciação das faixas de som audiveis 

- Medição e comparação de tons musicais de intrumentos

Procedimento:

- Organização da sala de aula;

- Apresentação dos topicos que serão tratados na aula

-Apresentação do conceito de histograma e espectro

- Distribuição dos questionários e materiais a serem utilizados pelos estudantes;

- Explicação (com as respectivas orientações) sobre o procedimento experimental;

- Execução do experimento;

- Anotação das observações e respostas das questões, por parte dos alunos;

- Discussão final (espaço para dúvidas e conclusões).

Roteiro: Documento PDF EspectroSonoro.pdf

Nome:

Patricia e Priscila

Turma:

1 col i

Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro: Documento PDF planejamento09.pdf

Nome:

Rosangela

Turma:

1º H

Atividade:

História da Astronomia

Plano de Aula:

Material

Vídeo de curta metragem sobre a história da Astronomia

Título do vídeo: Astronomia no Hemisfério Sul em Português - parte I

Objetivo: iniciação a Astronomia.

 

Procedimento:

- Apresentar o vídeo que conta inicialmente de forma geral a importância da Astronomia para os povos antigos.

- Serão apresentados 3 capítulos e durante o intervalo de cada um deles, acrescentarei mais informações falando um pouco mais sobre a filosofia e o poder exercido pela Igreja e,  seu precursor Copérnico.

Conclusão: Explorar o lado imaginario dos alunos, dispertar a curiosidade deles através do trabalho audio visual para um tema complexo e que influencia nossas vidas.

 

 

 

 

 

 

 

Roteiro: