Nome:
Atividade:
Turma:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Carteiro - Thiago Augusto

Atividade:

Indução Eletromagnética

Turma:

Terceiro Ano

Plano de Aula:

Objetivos

Mostrar experimentalmente a Lei de Faraday, observando a força eletromotriz induzida pela movimentação de um ímã permanente próximo a uma bobina através do acionamento de LEDs ligados a essa bobina.

 

Pré-requisitos

Consideramos como pré-requisito o conhecimento do campo magnético dos ímãs, sua polaridade e a densidade de suas linhas de campo magnético.

 

Dinâmica

Antes da distribuição do aparato experimental serão recordados os aspectos magnéticos dos ímãs permanentes e suas linhas de campo magnético. A ideia de fluxo em uma superfície também é necessária para uma melhor compreensão do fenômeno.

Após as explicações teóricas preliminares, é dada uma breve orientação sobre o uso do equipamento e então são distribuídos os aparatos experimentais a cada grupo.

Serão formados 4 ou 5 grupos.

 

Avaliação

Será corrigido um roteiro de cada grupo. Os resultados e observações serão discutidos no final da aula após o final dos procedimentos experimentais.

Roteiro: Documento Word Ímãs Produzindo Luz.doc

Nome:

Mário Carteiro - Thiago Augusto

Atividade:

Observando o Ar

Turma:

Segundo Ano

Plano de Aula:

Objetivos

Será aplicado o experimento com bexiga e garrafa pet a fim de observar a relação entre pressão, volume e temperatura de um gás, mais especificamente do ar.

 

Pré-requisitos

É desejável, mas não imprescindível, que os alunos já tenham aprendido a respeito da equação de Clapeyron.

 

Dinâmica

Os alunos serão orientados a trabalhar com o material experimental que lhes será distribuído e o roteiro os conduzirá a uma modelagem macro e microscópica da porção de ar com a qual estarão trabalhando.

 

Avaliação

Será corrigido um roteiro de cada grupo. Os resultados e observações serão discutidos no final da aula após o final dos procedimentos experimentais.

Roteiro: Documento Word observando_o_ar.doc

Nome:

Daniela Benites e Marcos Bonaldi

Atividade:

Medindo Corrente e Tensão Consumida

Turma:

3º ano

Plano de Aula:

Plano de Aula:

Fazendo Medidas num Circuito em Simples

 

  • Objetivo:

Como funcionam os circuitos simples e de onde vem as formulas e explicações dadas nos livros. O uso do multímetro. O objetivo dessa aula é dar aos alunos algum entendimento quantitativo dos circuitos e como esse conhecimento pode ser reconhecido no dia a dia do aluno.

 

  • Pré-requisitos:

É necessário que os estudantes já tenham algum entendimento acerca dos tipos de circuitos.

  • Procedimentos:
  1. Problematização da situação através dos seguintes questionamentos: Como se mede corrente e a tensão? De que maneira isso é realizado? Como deve ser ligado o multímetro para que se realize uma dada medida?
  2. Divisão em grupos, entrega do roteiro e organização do material.
  3. Breve explicação sobre o uso do multímetro
  4. Realização dos experimentos já respondendo as questões.
  5. Conclusões acerca dos resultados obtidos pelos estudantes e encerramento da aula.

 

  • Possíveis Dificuldades

Não compreensão do fenômeno observado. Falha na relação do conhecimento adquirido com o cotidiano do aluno. Problemas com os materiais que podem quebrar. Eventuais acidentes que faremos o possível para evitar.

  • Respostas Esperadas

Se o objetivo for cumprido, os alunos terão um entendimento melhor sobre o funcionamento de um circuito simples e de como ocorrem os fenômenos físicos nos mesmos.

  • Fechamento

Conclusões acerca dos resultados obtidos pelos estudantes e encerramento da aula.

  • Avaliação.

Analisaremos as respostas obtidas para sabermos se obtivemos êxito nos objetivos propostos, mas caberá a professora definir notas e utilização da atividade.

Roteiro: Documento Word Medindo Corrente e Tensão.doc

Nome:

Alexander Brilhante Coelho, Welton Valente, Clístines Mariano

Atividade:

Circuito das bolinhas

Turma:

2°C - Noturno - EJA

Plano de Aula:

Como a professora não pode comparecer à escola no encontro anterior, nosso plano de aula segue sendo o que foi postado para a aula 6.

Roteiro:

Nome:

Thiago Jesus

Thiago Garcia

Wellgton Ferreira

Atividade:

Os alunos foram dispençados, pois no dia tinha jogo no estádio do Morumbi e por motivos de segurança as aulas foram canceladas.

Vamos tentar aplicar a atividade de duas semanas.

Turma:
Plano de Aula:
Roteiro:

Nome:

Mário Oliveira, Renato Oliveira, Ricardo Pires

Atividade:

Circuito das bolinhas (Conservação da Energia Mecânica)

Turma:

2. EJA

Plano de Aula:

EE Senador Adolfo Gordo

Professora Guará – turma 2º EJA B

Estagiários USP: Mário Oliveira e  Ricardo Pires

EXPERIÊNCIA: Circuito das bolinhas (Conservação da Energia Mecânica)

 

ROTEIRO – parte 2

 

Analisem as energias potenciais e cinéticas da bolinha 1, dizendo se é maior, menor ou igual, comparando-as nos pontos C e E, e nos pontos B e F. Comparem as velocidades da bolinha 1 nos pontos C e E. Expliquem.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Comparem as energias das bolinhas 1 e 2 nos pontos A, B, C, D, E e F, preenchendo as tabelas abaixo com “maior”, “menor” ou “igual”.

 

Para Energia Potencial:

 

A

B

C

D

E

F

Bolinha 1

 

 

 

 

 

 

Bolinha 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Energia Cinética:

 

A

B

C

D

E

F

Bolinha 1

 

 

 

 

 

 

Bolinha 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Energia Mecânica:

 

A

B

C

D

E

F

Bolinha 1

 

 

 

 

 

 

Bolinha 2

 

 

 

 

 

 

 

Desafio: Agora comparem as velocidades das duas bolinhas no ponto D e no ponto F. Então porque as duas bolinhas não chegam juntas? Expliquem.

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

Roteiro: Documento Word Conservação da Energia Mecânica - Parte 2.doc

Nome:

Mário Oliveira, Renato Oliveira e Ricardo Pires

Atividade:

Conservação da Energia Mecânica - circuito das bolinhas - parte 2

Turma:

2º E.J.A.

Plano de Aula:

Plano de Aula 7: Conservação da energia Mecânica – parte 2

Estagiários: Mário Oliveira, Renato Oliveira, Ricardo Pires

 

Objetivos

 

Discutir a realização do experimento Conservação da Energia Mecânica – circuito das bolinhas, parte 1, com os alunos.

Complementar o experimento com discussões.

 

Pré-Requisitos

- realização dos experimento parte 1

- utilizar as folhas com as anotações da aula anterior

 

Dinâmica da Aula

Discute-se com os alunos os resultados encontrados na aula anterior.

Pede-se aos alunos que preencham as tabelas agora com as informações que eles tem e as discussões entre eles.

 

Preencher a folha agora em espaços específicos para Energia Potencial e Energia Cinética.

 

Após a discussão entre eles, nós discutiremos com eles e verificar se as respostas que eles chegaram é coerente/correta ou não.

 

A ideia é que os alunos compreendam os conceitos de energia mecânica e a relação com a energia potencial e cinética.

Roteiro: Documento Word Plano_de_Aula_Conservacao_Energia_Mecanica_parte_2.doc